10 GIFs para evitar as frustrações de uma reforma sem planejamento

fases-reforma-frustrada
Tempo de leitura: 3 minutos

Planejamento é essencial para fazer uma reforma de apartamento – ainda assim, imprevistos e atrasos acontecem; saiba como sair das enrascadas da obra!

Boa parte das pessoas é tomada pelo sentimento de desespero quando alguém menciona reforma de apartamento. E é verdade que o processo pode ser bastante traumático, caso não se tenha um projeto arquitetônico definido, bons profissionais e materiais de qualidade ou o mais importante: planejamento. Alguns dos grandes vilões que sempre acompanham a falta de planejamento ao reformar um imóvel são o orçamento estourado e a obra interminável.

Pensando em tornar esse momento menos doloroso e mais agradável, separamos os 10 principais pontos para prestar atenção ao reformar e as fases da obra. Assim, de repente você sai desse processo sem arrancar todos os cabelos da cabeça!

1) O tempo é seu amigo

***Planejamento é o maior aliado de quem precisa encarar uma reforma de apartamento***. Baseado no tempo que você tem para dar atenção a essa mudança do imóvel, vai ser possível decidir o que priorizar na obra e o que de fato é possível fazer. Deixar para calcular depois o tempo de entrega de cada etapa da reforma só vai trazer surpresas ruins!

2) Orçamento realista é a melhor saída

via GIPHY

Nada de jogar dinheiro pela janela! Dentro do planejamento da obra, verifique quanto cada item vai custar, inclusive a mão de obra. O ideal, se possível, é fechar pacotes pelo serviço inteiro, e não por diárias. Assim, você evita buracos no orçamento com possíveis atrasos na entrega.

3) Contratação de maus profissionais

via GIPHY

Quem nunca contratou um serviço e depois percebeu que aquela pessoa não fazia ideia do que estava fazendo? Para reforma de apartamento, referências nunca são demais! Procure trabalhar com profissionais indicados por amigos e pelo arquiteto ou designer de interiores que você contratou, para evitar surpresas ruins.

4) Indecisão só gera atrasos

Ao avaliar o projeto de reforma, procure ser assertivo. Se você não souber explicar o que quer, a obra vai ficar parada esperando essa decisão. Expresse seus gostos e deixe a reforma fluir!

5) Se você planejou, siga o plano!

Essa é a regra de ouro para tudo na vida, inclusive para reformas. Fez um plano de ação? Procure seguir o plano! Quando começamos a desviar demais do que foi combinado, custos extras tendem a surgir, o que prejudica o orçamento e o prazo de entrega da obra.

6) Seja amigo do síndico

Respeitar as regras do condomínio é uma atitude indispensável para o sucesso da sua reforma. Além de enviar ao síndico toda a documentação sobre a obra, com autorizações da prefeitura emitidas pelos profissionais envolvidos, procure fazer tudo dentro do horário permitido. Nada de começar o dia de quebra-quebra mais cedo do que poderia ou de carregar móveis e materiais pelo elevador ou corredores quando não for liberado.

7) Estourou o prazo da obra

Atrasos acontecem e muitas vezes não há mesmo como evitá-los. Por isso, é interessante prever no orçamento um valor destinado a cobrir os custos de possíveis atrasos. Pode ser que o material que a equipe precisa para trabalhar não chegou e você vai ter que arcar com os dias que eles ficaram parados mesmo assim. Prepare-se antes para não sofrer depois!

8) Decoração não é luxo, é bem-estar

Digamos que você vai ter que reformar o apartamento inteiro, do chão ao teto, e está assustado só de pensar que ainda vai gastar com a decoração. Um pensamento comum é: “Não posso deixar para depois?”. Boa parte das coisas pode ser feita aos poucos na decoração, mas é bacana aproveitar o período da obra para já pintar e aplicar papel de parede, além de instalar luminárias. Lembre-se que ter uma casa bonita é importante para seu bem-estar, por isso vale encarar como um investimento em qualidade de vida.

9) Não gostei do resultado, e agora?

Respire fundo e tente entender em que momento o conceito do projeto se perdeu. Muitas vezes, é possível consertar sem grandes danos. Mas se o problema foi causado por atitudes irresponsáveis de algum profissional envolvido, você pode acionar seus direitos com base no contrato de trabalho assinado.

10) O lar está sempre em transformação

Gostaria de ter feito algo diferente na reforma de apartamento? A boa notícia é que o lar está sempre mudando, pois os moradores também estão em constante transformação. É normal não gostar mais da sua parede azul daqui a dois anos – basta pintá-la de outra cor e ganhar novo fôlego!

Não quer ter mais dor de cabeça com a reforma? contrate os especialistas da loft

Para evitar todo o desgaste envolvido numa reforma feita por conta ou com profissionais despreparados a Loft criou um departamento de reformas que atende a todos àqueles que pensam em fazer mudanças na casa, seja para uma venda ou para dar ar novo ao seu lar, temos a solução ideal.

Funciona assim:

  • Você conhece o time de arquitetura responsável pelo projeto, que vai te fazer as perguntas necessárias sobre todo o processo.
  • O projeto será avaliado por você via ferramentas 3D, para que possa conferir o resultado mesmo antes da obra começar.
  • Aprovado o projeto, você receberá informações práticas sobre valores e tempo necessário para a conclusão da Obra.
  • A partir daí, a Loft se encarrega de efetuar a obra conforme o combinado e após a conclusão, você tem garantia de 1 ano.

Conheça tudo sobre a Reforma da Loft