5 dicas para ter um apartamento decorado com o seu estilo

Compartilhar a notícia

Quer deixar seu apartamento de cara nova e não sabe por onde começar? Confira o passo a passo para ter um apartamento decorado e de acordo com o seu estilo e com as tendências de decoração

28 de junho de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 6 min de leitura
apartamento-decorado-loft

Abrir a porta de entrada do seu apartamento e ser recebido por um lar aconchegante é um remédio para tirar o peso de um dia conturbado no trabalho. A decoração tem grande influência no bem-estar e é cada dia mais importante abraçar a ideia de ter um apartamento decorado que reflita sua personalidade, para que você realmente se sinta em casa. 

Uma grande tendência da decoração contemporânea é apostar na simplicidade. Isso leva a um apartamento decorado mais plural, no qual podem ser utilizados diversos tipos de móveis, cores de tinta, objetos e apetrechos para transmitir a mensagem que você quiser.

Isso parece apontar para um fim do excesso e para a busca da praticidade na decoração, com uso inteligente da tecnologia – um bom exemplo é uma cozinha de apartamento decorada pensando na funcionalidade, sem um exagero de utensílios à vista. Mas está tudo bem se você não se sentir tão básico assim. Há vários outros estilos de decoração que podem guiar a criação do seu apartamento decorado.

Como fazer decoração de apartamento?

Como boa parte das decisões que precisamos tomar, a decoração de apartamento começa com o olhar para dentro. Você deve se perguntar: qual é o meu estilo? Do que eu gosto e do que eu não gosto? 

Um bom exercício é checar seu guarda-roupa. Lá você pode encontrar a resposta se você é uma pessoa mais clássica, moderna ou que prefere materiais naturais, e isso pode levar a um apartamento moderno ou a uma decoração rústica, por exemplo. 

Aliado à importância de definir seu estilo, é preciso pesquisar bastante antes de colocar a mão na massa para deixar o apartamento decorado. Faça uma extensa pesquisa online em busca de referências daquele estilo de decoração e vá a lojas especializadas em decoração de apartamento para ver tudo de perto.

Na decoração minimalista, por exemplo, menos é mais. Espaços minimalistas são aqueles que possuem poucos e bons móveis. A funcionalidade e a praticidade ganham importância em todos os ambientes, da cozinha aos quartos. Então, talvez nesse caso seja melhor aproveitar coisas que você já tem do que sair comprando mais.

A decoração clássica, por outro lado, se revela através de ornamentos (em portas, tetos, cadeiras, sofás) e formas majoritariamente retangulares. Os objetos decorativos remetem ao passado, como estátuas e figuras de porcelana, e há a preocupação de demonstrar o luxo com madeiras valiosas. 

5 dicas de decoração para apartamento

Uma vez definido seu estilo de decoração para apartamento, já pode partir para o planejamento. Elaboramos um passo a passo para ajudar na tarefa de elevar seu imóvel à lista de apartamentos lindos e bem decorados sem estresse:

Anúncios

1) Tire todas as medidas

Todo projeto em decoração começa com um estudo da planta do espaço. Se tiver recebido a planta baixa do antigo proprietário ou do locador, ótimo! Caso contrário, você vai precisar de uma trena (há modelos com laser, para medição mais precisa) para tirar todas as medidas dos ambientes do apartamento.

Aproveite para medir também os móveis que já possui e que gostaria de levar para a casa nova. Assim, você já saberá o que cabe e o que talvez seja melhor se desfazer antes da mudança.

2) Defina uma tabela de cores

apartamento-decorado-cores-loft
 As cores que são tendência, como o verde claro, podem aparecer nas paredes ou em acessórios, como nas almofadas

Basicamente, há três tipos de cores: as cores quentes, as cores frias e as cores neutras. Na moda, é comum ver cores complementares juntas, como roxo e amarelo. Na decoração, a tabela de cores deve ser mais certeira. 

Diferentemente do universo fashion, no qual podemos experimentar uma tendência nova a cada dia, o design de interiores tende a ser mais duradouro. Por isso, as escolhas que fizer agora ficarão no seu apartamento por alguns bons meses.

Todos os anos, as principais marcas de tintas anunciam suas cores do ano. Em 2019, os tons terrosos estiveram em alta, o que ainda deve continuar no próximo ano. Composições ton sur ton (tom sobre tom) também são destaque – você pode ter uma parede lilás ornando com um sofá rosa vintage, por exemplo.

O verde claro veio para ficar e, por se tratar de uma cor suave difícil de enjoar, não irá exigir uma manutenção tão rápida.

Além da pintura, as paredes também podem ser renovadas com papel de parede. Há diversas opções no mercado, inclusive autoadesivos, para quem quer tentar aplicar por conta própria. Mas lembre-se de que a estampa do papel de parede deve combinar com as outras texturas do ambiente, de preferência na mesma família de cores.

3) Apartamento decorado com plantas

Trazer a natureza para dentro de casa é especialmente importante para quem mora em grandes cidades. Um apartamento decorado com plantas pode se tornar um oásis no meio do caos urbano, ou seja, tudo o que você precisa para se desligar do mundo lá fora.

O estilo urban jungle leva a floresta para dentro do apartamento e é uma tendência no mundo inteiro. A sala de apartamento decorada com plantas, por exemplo, enche os olhos e deixa o clima sempre fresco e aconchegante para relaxar e receber convidados.

Além de versátil, a decoração com plantas é uma opção para quem quer gastar pouco. Em São Paulo, há diversas lojas especializadas em espécies diferentes de plantas e você também pode visitar a Ceasa da sua cidade para conseguir os melhores preços. 

4) Iluminação na decoração do apartamento

Mais do que escolher lustres bonitos para as áreas sociais, um bom projeto luminotécnico prevê a eficiência energética das luminárias, além de garantir conforto visual máximo dentro de casa. Por isso, invista em iluminação indireta e em tons quentes para a sala de apartamento.

Tanto na sala de estar quanto no home theater é possível criar diferentes cenários de iluminação por meio do uso do dimmer, um acessório que permite regular a intensidade das lâmpadas. Também vale apostar no dimmer para deixar o quarto bem decorado e aconchegante. O uso de abajures é interessante tanto na sala quanto no quarto, especialmente para montar cantinhos de leitura.

5) Contrate um profissional

Não quer ter que fazer a decoração de apartamento toda sozinho? Há muitas vantagens em contratar um arquiteto ou designer de interiores para ajudar a deixar o apartamento decorado com o seu estilo. O profissional fica encarregado de tirar as medidas, fazer a planta do apartamento, montar um projeto de decoração e, caso seja desejo do cliente, realizar todas as compras de materiais e de objetos decorativos. 

Contratando um arquiteto você consegue fazer um projeto mais personalizado e detalhado.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.