Como acabar com cupim em apartamento?

Compartilhar a notícia

Saiba quais são os tipos de cupins no Brasil, os sinais que entregam uma infestação e como acabar com cupim em apartamento.

20 de maio de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 06 de setembro de 2022 5 min de leitura
cupim-apto

Notou a aparição de bolinhas cor de madeira em casa? Seus livros começaram a perder pedaços de páginas? Aleluias estão voando perto das lâmpadas? Atenção: você pode estar convivendo com cupins!

O que é e como identificar um cupim?

Os cupins (e há quase 3 mil espécies de cupins!) são pequenos insetos da subordem científica Isoptera e existem planeta afora. À primeira vista se parecem um pouco com formigas, em termos de porte e movimentação, mas a alimentação é outra: são pragas que se alimentam de madeira e celulose.   

Eles podem aparecer com ou sem asa. Quando voam, durante a primavera, são chamados de aleluias ou siriris e estão em fase de reprodução, buscando novos pares e espaços para colonizar. 

Há 3 tipos de cupim no Brasil: 

  • Cupins subterrâneos: vivem debaixo da terra e fazem enormes colônias, os cupinzeiros; 
  • Cupins de madeira seca: constroem suas colônias nas madeiras e são os mais comuns no país (e nos apartamentos);
  • Cupins coleópteros: também chamados de brocas ou carunchos, são, na verdade, besouros pequenos que comem grãos e cereais e abrigam suas larvas dentro da madeira
acabar-com-cupim
E como é um cupim? Na imagem acima, um close do inseto, famoso por se alimentar de madeira e outros materiais de celulose

Como saber se tem cupim no apartamento? 

É possível identificar a presença de cupins em casa com certa facilidade, visto que eles afetam estruturas e móveis de madeira de forma característica. 

Anúncios

1. Examine partes de madeiras

Caso desconfie de uma infestação de cupins, dê batidas em partes de madeiras (pisos, batentes, janelas, etc.) e também nos móveis de madeira. Se soarem ocas, estiverem cedendo ou a tinta estiver danificada, é possível que você tenha cupins. 

2. Tente ouvir os cupins

Outra forma é apurar os ouvidos e escutar o barulhinho dos cupins, que fazem barulho ao “trabalhar” e baterem uns nos outros dentro das madeiras ou, em casos mais graves, dentro das paredes.

3. Avalie se há fezes de cupim

Uma terceira forma de identificação dos cupins é procurando pelas suas fezes, que vão aparecer como pequenas bolinhas próximas à madeira que eles estão comendo. As fezes também serão da cor da madeira ingerida. 

cupim-em-apartamento
As pequenas fezes dos cupins são a forma mais certeira de achar uma infestação

4. Procure túneis de terra

Por fim, você pode ficar de olho nos chamados túneis de terras, que eles podem fazer nas paredes para se proteger de predadores.

Como se livrar de cupins em apartamento

Quando uma infestação de cupim é identificada, muita gente recorre à Internet em busca de receitas caseiras para lidar com a praga e fazer a descupinização. Mas, infelizmente, elas não são recomendadas e nem eficazes.

Os inseticidas mais fortes (e certeiros) para acabar com cupim em apartamento ou casa têm venda proibida para pessoas físicas, enquanto os tais remédios caseiros para matar cupim (borrifar vinagre, óleo de cravo, etc.) não são eficientes para enfrentar infestações e, no limite, podem fazer mal aos habitantes da casa.

cupim-de-apto
Cupins alados em sua fase reprodutiva, quando são chamados de “aleluias” no Brasil: para livrar-se dos insetos, é preciso investir em dedetização de cupim

O jeito de se livrar de cupins é procurar ajuda especializada. A boa notícia é que, se você busca como acabar com cupim em apartamento, geralmente tem tempo para pensar: a ação dos bichinhos é lenta e você pode avaliar as possibilidades e os preços dos prestadores de serviço com (relativa) calma.

Aliás, se você mora em apartamento e quer acabar com cupins, precisa ainda mais da opinião do especialista. É ele quem pode avaliar se será necessário aplicar o inseticida em todo o prédio para realmente livrar-se dos cupins, pois é possível que eles estejam em uma parte estrutural do edifício.

Como proteger a madeira contra cupim

Em primeiro lugar, caso você encontre cupins em uma peça de madeira em casa, não se desespere: nem sempre o grau de infestação vai impedir tratamento ou recuperação.

Segundo, há algumas madeiras que são resistentes à ação de cupins, como peroba, peroba-rosa, maçaranduba, jacarandá, pau-ferro e mogno. Se cupins são uma preocupação grande, você pode dar preferência a madeiras como estas – lembrando que o mogno e o jacarandá-da-Bahia hoje têm corte proibido, então só se for peça de antiquário.

Envernizar móveis e outros itens de madeira pode ajudar, assim como deixar o imóvel limpo (lembre-se de sacudir também os livros periodicamente, pois os cupins também podem comê-los!) e não deixar itens de madeira e caixas de papel se acumularem pela casa. Se ainda não tiver escolhido seu mobiliário de madeira e quiser algo mais certeiro, considere opções com madeira tratada, que já vêm munidas de substâncias químicas anti cupim. Assim, você nem precisa pensar em como acabar com cupim em apartamento: o problema dificilmente vai surgir.

Continue acompanhando o blog da Loft para mais dicas sobre como morar bem, e caso se interesse, dê um pulo no site da Loft para conferir nosso portfólio de apartamentos à venda.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.