Veja como acompanhar a proposta de financiamento imobiliário no Itaú

Compartilhar a notícia

28 de maio de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 18 de setembro de 2023 7 min de leitura
acompanhar-financiamento-imobiliario-itau

Veja como acompanhar a proposta de financiamento imobiliário no Itaú

O Itaú é um dos principais bancos privados que concedem crédito imobiliário, e tem oferecido taxas de juros das mais atrativas do mercado. Se você busca comprar um apartamento novo com a ajuda desse banco, neste artigo vamos explicar tudo sobre como fazer e acompanhar uma proposta de financiamento imobiliário no Itaú. Você vai conhecer ainda quais são os requisitos do banco e as linhas de crédito oferecidas por ele. 

O que é preciso para enviar uma proposta de financiamento imobiliário para o Itaú?

Para enviar uma proposta de financiamento imobiliário para o Itaú, basta que você entre no site do banco e faça uma simulação de financiamento imobiliário. Na simulação, você precisa inserir as seguintes informações:

  • Qual é o valor do imóvel desejado?
  • Quanto você pretende pagar de entrada?
  • Qual é a sua data de nascimento?
  • Em quanto tempo você quer pagar pelo financiamento?
  • Qual é a seguradora de sua preferência (o banco dá duas opções, sendo que uma delas é uma seguradora do próprio Itaú)?

Ao final da simulação, você vai ver qual será o valor da primeira e da última parcela, de acordo com a linha de financiamento da sua preferência. Vai também ver a taxa de juros para cada uma das linhas disponíveis. Por fim, o banco informa também o Custo Efetivo Total (CET) da operação. Esse percentual vai além apenas dos juros e inclui taxas administrativas, seguros obrigatórios, tributos e outras despesas. 

Depois de tudo isso, você tem a opção solicitar uma análise de crédito do Itaú. O banco vai olhar para as informações que você forneceu e pedir mais detalhes, incluindo informações pessoais, seu endereço e mais detalhes sobre o financiamento. Vai também pedir que você providencie mais informações sobre a sua renda mensal. 

É através da análise de crédito que o banco avalia se você tem condições ou não de pagar pelas parcelas do financiamento pedido. Por isso é tão importante comprovar a sua renda mensal e manter um bom histórico de pagamentos. Isto é: não atrasar o pagamento de contas, nem de parcelas de cartões e operações de crédito. 

Se você não tiver ganhos mensais consistentes, se tiver com o nome sujo em cadastros de proteção ao crédito (como os do SPC e da Serasa) ou um score de crédito muito baixo, o Itaú pode não aceitar financiar com você. 

Quanto tempo demora para o Itaú responder uma proposta de financiamento?

Segundo o próprio Itaú, o tempo de análise de propostas de financiamento é de até uma hora para imóveis que valem até R$ 1 milhão. A proposta também precisa ser feita online para ser respondida dentro deste prazo. Para imóveis mais caros que R$ 1 milhão, a análise de crédito leva até um dia útil

Anúncios

Como acompanhar sua proposta de financiamento imobiliário no Itaú?

Acompanhar uma proposta de financiamento enviada para o Itaú é fácil: você só precisa entrar nesta página e fornecer o seu CPF e o número que o Itaú enviou por email quando respondeu o seu pedido de análise de crédito. Nessa área do site, você pode verificar o status do seu financiamento e toda a lista de documentos necessários para a sua operação de crédito. 

Confira qual é a documentação pedida pelo Itaú

Como saber se sua proposta de financiamento foi aprovada pelo Itaú?

É preciso esperar por uma resposta do Itaú (por email) para ter certeza de que sua proposta de crédito foi aceita e o banco está disposto a negociar com você. Ela será enviada entre uma hora e um dia depois de você solicitar uma análise de crédito pela internet. 

Quais são as outras etapas do financiamento imobiliário no Itaú?

A análise de crédito não é o único trâmite necessário para garantir que o crédito vai cair na conta do vendedor. Confira abaixo todas as etapas pelas quais você vai passar ao financiar com o Itaú: 

  1. Simulação do financiamento e envio da proposta ao banco 
  2. Análise de crédito do banco (que leva entre uma hora e um dia, dependendo do valor do imóvel)
  3. Envio e análise da documentação completa, para a aprovação definitiva do financiamento. O banco contrata ainda a avaliação do imóvel
  4. Emissão do contrato de financiamento e assinatura das partes
  5. Registro do contrato de financiamento no Cartório de Registro de Imóveis (com o imposto ITBI devidamente pago)
  6. Liberação do dinheiro em até três dias úteis

Quais são as linhas de financiamento oferecidas pelo Itaú?

O Itaú dispõe hoje de duas linhas de crédito para financiamentos habitacionais: uma de taxa fixa com correção monetária feita pela Taxa Referencial (TR) e uma que varia conforme o rendimento da poupança. Conheça melhor cada modalidade abaixo:

  • Crédito Imobiliário com taxa pré-fixada: a taxa é 6,9% ao ano do início ao fim do contrato, e o saldo devedor é atualizado pela TR, que estava zerada pelo menos até maio de 2021
  • Juros da poupança: a taxa é de 5,92% (em valores de maio de 2021), mas pode mudar. Ela é composta de uma parte fixa de 3,99% ao ano e mais a variação do índice da poupança. Existe um teto para a taxa de juros: não pode passar 10,16% ao ano, mesmo que a poupança suba muito. A TR é o índice de correção

Segundo o Itaú, é possível financiar até 90% do valor do imóvel e pagar as prestações em até 30 anos, se ele for residencial. 

Depois de aprovado o crédito, algo ainda pode dar errado no financiamento? Vídeo explica 

Conheça a parceria entre Itaú e Loft Cred

A Loft Cred é uma assessoria de crédito que trabalha com os principais bancos do país, intermediando a relação entre os clientes que querem comprar imóveis e as instituições bancárias que oferecem crédito. Isso torna todos os trâmites de um financiamento mais ágeis e mais compreensíveis para os compradores. 

O Itaú é um dos principais bancos parceiros da Loft Cred. Isso quer dizer que, entrando em contato com a nossa assessoria, podemos ajudar você a obter crédito junto ao Itaú com mais facilidade. Cuidamos de toda a burocracia da operação: dos documentos e formulários que precisam ser enviados até eventuais pendências detectadas pelo banco. 

Também providenciamos a assinatura do seu contrato sem que você saia de casa, além da emissão da guia de impostos obrigatórios e o registro da operação de financiamento no Cartório de Registro de Imóveis competente.

Por outro lado, antes de fechar negócio com o Itaú, podemos checar se existem propostas de outros bancos que sejam mais vantajosas para o seu perfil. Nossos especialistas também analisam as duas linhas de crédito do próprio Itaú, indicando qual é a que cabe melhor no seu bolso. 

Com orientação personalizada, você financia seu próximo imóvel com mais tranquilidade e com a certeza de um bom negócio. A melhor parte é que o serviço da Loft Cred não tem nenhum custo adicional para os clientes.

Conheça a Loft Cred

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.