Mudou e o bichinho está assustado?Aprenda a fazer a adaptação dos animais ao novo lar

adaptacao-dos-animais
Tempo de leitura: 4 minutos

Se está planejando uma mudança de apartamento, vale entender como tornar a experiência menos traumática para o seu pet; aprenda mais sobre adaptação de animais ao ambiente!

Quando Rita Lee cantou “um belo dia resolvi mudar ”, foi em relação a uma mudança pessoal na forma de encarar a vida. Mas mudanças, de forma ampla, são capazes de causar revoluções e chacoalhar a rotina, e a mudança de apartamento não fica atrás.

Seja motivada pela busca por um apartamento menor ou maior, para morar mais perto do trabalho ou para ter mais área de lazer no condomínio, a mudança sempre representa um recomeço. Quem tem pets, no entanto, precisa ter uma atenção redobrada com a troca de ambientes.

Neste artigo, vamos dar dicas de como minimizar o impacto da mudança de apartamento para seu pet e de como realizar a adaptação dos animais à casa nova.

Dicas e exemplos de adaptação dos animais ao ambiente

Primeiro, é importante entender que mudar de casa é um dos maiores acontecimentos na vida de um pet. Portanto, os tutores devem ter muita paciência durante o período de adaptação, que envolve deixar que os animais reconheçam o novo espaço como seu e reaprendam a rotina da família, como era feita no apartamento anterior.

LEIA TAMBÉM: Os desafios da vida de recém-casados ao comprar uma nova casa

Há alguns truques que podem ser empregados para facilitar a adaptação dos animais ao novo lar. A seguir, confira uma lista com exemplos de adaptação para evitar o estresse dos pets na mudança:

1) Leve o pet no colo ao entrar no novo lar

A segurança de estar nos braços do dono ao entrar em um ambiente desconhecido certamente vai ajudar o pet a aceitar melhor a mudança. Depois que colocá-lo no chão, estimule-o a farejar o espaço e chame-o para explorar os cômodos.

Além disso, mostre a ele onde está sua cama, área para xixi e o cantinho da água e da comida. Se possível, deixe que o animal de estimação durma mais perto do seu quarto durante os primeiros dias e fique atento à necessidade de lembrá-lo sobre os treinos de xixi no lugar certo – é normal que o pet cometa alguns deslizes no início.

2) Mantenha o mesmo padrão do antigo lar

Todo mundo tem maior apego com alguns objetos, certo? O mesmo acontece com os animais de estimação. Para tornar a mudança o menos traumática possível, é importante incluir todos os brinquedos e objetos do pet na lista da casa nova.

Isso faz com que o animal entenda que a mudança é definitiva, não apenas um passeio ou viagem. Brinquedos, cama e cobertores, mesmo que já estejam velhos, são peças-chave para manter a mesma rotina do apartamento antigo, facilitando a adaptação dos animais.

A youtuber Halina Medina, do canal Tudo Sobre Cachorros, conta como foi a mudança de apartamento com pets

3) Deixe o pet em outro lugar no dia da mudança

É fundamental tentar evitar que seu pet, seja gato ou cachorro, participe do momento da mudança, como montagem de caixas e desmontagem de móveis. O movimento de pessoas e coisas gera estresse e ansiedade nos animais de estimação. 

“A movimentação intensa de pessoas e carregamento de móveis certamente causariam estresse e até possíveis traumas no pet”, explicou Samantha Melo, adestradora da Cão Cidadão, em entrevista à Casa Vogue.

4) Aumente a quantidade de passeios diários

Como mencionamos, é possível que os primeiros dias sejam confusos em relação à rotina do novo lar, como o local do xixi para o pet. Por isso, vale investir em mais passeios por dia. Se você costuma sair apenas uma vez, experimente aumentar para duas. Essa medida ajuda a controlar a bagunça do xixi dentro de casa e ainda desestressa o pet.

LEIA TAMBÉM: Mudando para um apartamento menor? Veja dicas para desfrutar ao máximo

adaptacao-dos-animais-apartamento
É importante que o animal de estimação tenha companhia nos primeiros dias no novo apartamento

5) Não deixe seu pet sozinho no início

Se você tem a possibilidade de fazer home office, aproveite para trabalhar de casa nos primeiros dias após a mudança. Ter o tutor ao lado durante o dia todo é o melhor remédio para a adaptação dos animais ao novo lar. Assim, é possível realizar todas as etapas que sugerimos acima e, de quebra, organizar o apartamento com calma e do seu jeito.

Com planejamento, a mudança deixa de ser um trauma e se torna um momento instigante para toda a família, inclusive para o pet. Ao preparar a ida para um novo apartamento, já inclua as necessidades do seu bichinho de estimação como uma das etapas da mudança.

Busca um novo lar? A Loft pode ajudar

Agora que já sabe o que é necessário para fazer a adaptação dos animais em apartamento, fica mais fácil encontrar o imóvel ideal para a sua família. A Loft oferece apartamentos nos melhores bairros de São Paulo, como Higienópolis e Pinheiros, para quem deseja estar perto de parques com áreas dedicadas aos cães. Também há opções de imóveis no Rio de Janeiro.

Um dos diferenciais dos imóveis da Loft é a opção de reforma em apartamento. Funciona assim: durante a negociação do imóvel de propriedade da Loft, é apresentado o plano de reforma ao comprador, que pode personalizá-lo para que o apartamento fique no seu estilo. Caso seja um apartamento do Loft Market, o cliente também pode optar por fazer uma reforma com nosso time de arquitetos e decoradores.
Confira nossos apartamentos à venda e acompanhe as principais informações sobre mercado imobiliário no blog!