Dúvida ao comprar um imóvel: qual andar de apartamento é mais valorizado?

andar-mais-valorizado-apartamento
Tempo de leitura: 3 minutos

Luminosidade, ventilação e privacidade são alguns benefícios de morar em um andar mais alto; confira que fatores agregam valor ao imóvel

Neste artigo, você vai encontrar:

  • Quais itens interferem no valor do apartamento?
  • Andar mais valorizado X reforma no apartamento
  • Como a Loft pode ajudá-lo a encontrar o melhor custo-benefício

Ao procurar uma nova moradia, é comum fazer uma lista de preferências, que vão desde o valor do imóvel e do condomínio até a distribuição da planta, o pé direito e a vista. Existe um fator que nem todo mundo sabe que influencia o preço de um apartamento: o andar em que está localizado no prédio.

Preparamos este artigo para explicar qual andar de apartamento é mais valorizado e os motivos dessa valorização. Vamos mostrar que pontos podem tornar um imóvel caro ou barato em determinados andares, para esclarecer as diferenças de valor.

Quais itens interferem no valor do apartamento?

De antemão, vamos deixar claro que o andar do apartamento é, sim, uma característica que influencia no valor de compra e venda. Isso acontece porque há benefícios atrelados a isso, como uma bela vista, por exemplo. A seguir, vamos detalhar quais são os itens que interferem no valor do apartamento, para que você se prepare melhor na hora da compra ou venda de imóvel.

1) Número de andares do edifício

A altura do edifício depende das regras de zoneamento da cidade ou bairro, além do projeto da construtora e do tipo de imóvel que já existe na região. De modo geral, quanto mais alto um apartamento, mais valorizado ele é, mas isso também vai estar interligado à metragem, à planta e à quantidade de imóveis por andar. Portanto, nem sempre um apartamento no 20º andar será mais valorizado do que um no 10º andar de outro condomínio.

2) Vista

Ter uma vista livre de obstáculos é sempre um grande bônus para um apartamento e costuma aumentar seu valor de venda. Se no horizonte tiver uma área verde, então, melhor ainda. Em andares mais altos, a vista pode ser privilegiada, sendo possível avistar até outros bairros e regiões da cidade.

3) Privacidade

Se os prédios em volta não são tão altos quanto o seu, a chance de ter ainda mais privacidade é grande. Ao comprar um apartamento nos últimos andares, você garante que poderá deixar as cortinas abertas o quanto quiser, sem se sentir incomodado com possíveis espiadas dos vizinhos.

4) Barulho

Os ruídos diminuem à medida que nos distanciamos no nível da rua, onde o trânsito e o fluxo de pessoas gera muito barulho. Morar em um andar alto significa dar adeus à necessidade de janelas antirruído.

5) Ventilação e luminosidade

Sem o empecilho de outros grandes edifícios em volta, o ar e a luz conseguem chegar mais facilmente ao seu apartamento. Além disso, caso o imóvel seja uma cobertura, você possivelmente vai poder ter uma área totalmente exposta ao sol, para curtir o dia em casa.

Andar mais valorizado X reforma no apartamento

Como mencionamos, geralmente apartamentos em andares mais altos, com melhor vista e privacidade são mais valorizados. No entanto, existem características que podem influenciar os valores de apartamentos diferentes no mesmo edifício – inclusive dos que estão localizados no mesmo andar. A planta do imóvel é o principal fator que pode aumentar ou diminuir o valor de venda de um apartamento. 

Imagine o seguinte cenário: um edifício com dois apartamentos por andar, um deles ainda conserva a planta original e o outro sofreu alterações. O original tem três dormitórios, sendo uma suíte, enquanto o vizinho de andar foi reformado e agora tem apenas uma suíte, tendo absorvido um dos quartos para ser o closet e o terceiro foi agregado à sala.

Se o condomínio está localizado em um bairro mais procurado por famílias com filhos, por exemplo, é provável que o imóvel reformado seja menos valorizado, mesmo tendo a mesma vista e altura do vizinho. Caso esteja em uma área de moradores mais jovens, o apartamento de um quarto e muita área social deve fazer mais sucesso.

Como vimos, a planta e a localização do edifício são fatores que podem influenciar o valor do imóvel, além do andar. Mas via de regra, apartamentos em andares mais altos são os mais valorizados no mercado. 

Se mude para o andar de sua preferência com a ajuda da Loft

Seja seu primeiro apartamento próprio ou não, escolher um imóvel é um processo que requer atenção e cuidado. Afinal, é importante que as suas necessidades sejam atendidas – em relação ao andar, à vista e à privacidade, por exemplo. 
A Loft tem apartamentos à venda nos bairros mais procurados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com opções para todos os perfis e orçamentos. E você conta com a ajuda de um corretor parceiro e do nosso time jurídico para finalizar a transação sem complicações. Visite o site da Loft e agende uma visita presencial ou online!