Saiba como receber até 60% do valor do seu imóvel antes mesmo de vendê-lo

antecipar-valor-venda-credito-loft
Tempo de leitura: 5 minutos

Ao longo deste artigo, vamos conhecer como funciona o crédito com garantia de imóvel, quais são suas vantagens, as principais dúvidas sobre ele e como contraí-lo com a assessoria gratuita do Loft Cred.

Vender um imóvel é uma prática recorrente entre quem precisa se capitalizar para comprar a próxima casa ou apartamento. Muita gente não sabe que há uma alternativa a isso que ajuda a evitar maus negócios causados pela pressa em achar um comprador para o imóvel. Trata-se do crédito com garantia de imóvel (CGI) ou home equity, modalidade de empréstimo que permite ao proprietário receber de pronto até 60% do valor do imóvel relacionado na operação. 

O que é o crédito com garantia de imóvel?

O crédito com garantia de imóvel, ou home equity, é uma forma de empréstimo em que o imóvel é listado como garantia de pagamento ao banco, aumentando a segurança do credor em relação ao possível risco de inadimplência. 

Feito o empréstimo, o imóvel passa a ser propriedade do banco credor por meio da alienação fiduciária, mas sua posse contínua com quem contraiu o empréstimo. Ou seja, é possível morar no imóvel, alugá-lo etc. 

Essa segurança permite às instituições financeiras oferecer condições mais facilitadas de crédito. Atualmente, o crédito com garantia de imóvel  apresenta as melhores taxas do mercado se comparado com outras formas de empréstimo pessoal. 

Confira vídeo do Serasa Ensina sobre Empréstimo com Garantia de Imóvel

Diferentemente de um financiamento (imobiliário, por exemplo), o home equity libera recursos para o tomador aplicar da forma como entender. Inclusive comprando um imóvel, como no exemplo que citamos. A quantia aprovada para o tomador nesse tipo de operação de crédito pode corresponder a até 60% do valor do imóvel. 

Com parte do dinheiro liberado, é possível empreender também uma pequena reforma do imóvel a ser vendido, de modo a valorizá-lo. “Quando um imóvel não está em boas condições, as suas chances de venda são muito menores. A reforma é uma opção de melhoria na apresentação e também na valorização de um imóvel”, destaca Marcus Vinicius Santos, do time de canais da Loft. 

Como a Loft pode ajudar a obter crédito?

A assessoria gratuita do Loft Cred ajuda você a obter crédito com garantia de imóvel por taxas de juros a partir de 10,7%  ao ano + IPCA (valores referentes a 09/2020, sujeito a mudança). A quantia aprovada representa até 60% do valor do imóvel . 

O Loft Cred funciona de forma gratuita, e não é preciso ser um cliente prévio da Loft. Um time de especialistas entra em contato com instituições financeira parceiras e discute as taxas e condições para a operação de crédito. A Loft negocia as mais vantajosas possíveis de acordo com seu perfil. 

O serviço também se encarrega de toda burocracia e da entrega de documentação aos credores, orientando o receptor do crédito até o dinheiro cair na conta.

Saiba como obter um empréstimo com garantia de Imóvel com a Loft

Por que o CGI tem as menores taxas do mercado?

Com uma garantia no contrato, credores tendem a oferecer melhores condições para um empréstimo. Isso porque, em caso de inadimplência, fica mais fácil obter o dinheiro para quitar a dívida. Os bancos podem leiloar o imóvel do tomador para essa finalidade. 

No entanto, esse movimento é extremamente raro, garante Marcus Vinicius Santos, do time de canais da Loft. Em geral, os bancos preferem negociar com tomadores em caso de atraso nas parcelas. 

Na prática, a taxa de juros do crédito com garantia do imóvel gira em torno de 11% ao ano, percentual muito inferior a outras modalidades de empréstimo no Brasil. De acordo com dados do Banco Central, a taxa anual de juros do cheque especial atingiu em abril (último mês revisado) 120%. Os juros para empréstimo pessoal não consignado estavam em 86,4% ao ano. Para o cartão de crédito parcelado, a taxa média era de 148,8% ao ano.

Conheça os benefícios de contrair o crédito com garantia de imóvel com a Loft

O Loft Cred negocia por você de forma gratuita com os principais bancos e fintechs do país para encontrar as melhores condições para seu empréstimo com garantia de imóvel. 

Se precisar de um valor de empréstimo correspondente a até 25% do valor do seu imóvel, com o Loft Cred você só paga a primeira parcela a partir do sétimo mês. Esse arranjo é bastante vantajoso para quem quer trocar um imóvel por outro: você ganha seis meses para negociar seu apartamento com calma e achar um comprador disposto a pagar a quantia desejada.

Em relação ao prazo de pagamento, ele pode se estender por até 12 anos. As taxas de juros, como já mostramos, partem de 0,85% + IPCA ao mês (aproximadamente 1,2%) ou 10,7% + IPCA ao ano (aproximadamente 16%).

As etapas até a contratação do empréstimo são as seguintes: 

  1. Cadastro online de dados
  2. Recebimento da proposta e conversa com o Loft Cred
  3. Envio de documentação
  4. Análise de crédito
  5. Assinatura e registro na matrícula do imóvel
  6. Liberação do crédito

O processo total, do envio dos documentos até a assinatura e registro, passando pela análise de crédito, deve demorar em média 25 dias. É importante ressaltar que o Loft Cred não é o “comprador” do imóvel e nem a origem do crédito liberado: nossa equipe de especialistas faz a intermediação com as instituições financeiras e garante as melhores condições de crédito. 

Para solicitar uma proposta de crédito, acesse aqui a página do Loft Cred. 

Perguntas frequentes 

Posso vender meu imóvel imóvel enquanto ele é usado como garantia para o empréstimo?

Sim, é possível vendê-lo. Com o valor recebido com a operação, o empréstimo é quitado e a alienação fiduciária é desfeita. Lembre-se que essa modalidade permite capitalização equivalente a até 60% do valor do imóvel. 

Empréstimo com garantia de imóvel e hipoteca são a mesma coisa?

Tecnicamente não são, embora muita gente faça confusão. A hipoteca é uma forma de garantia para operações de crédito na qual a propriedade de um imóvel não fica com o credor – apenas é registrada a hipoteca, com a possibilidade de o imóvel ser tomado na Justiça em caso de dívida. A hipoteca é bastante rara e obsoleta no Brasil. 

O empréstimo com garantia de imóvel usa a figura da alienação fiduciária, na qual a propriedade do imóvel passa ao banco mas o tomador do empréstimo continua usufruindo ele normalmente. Em caso de inadimplência, a posse do bem poderá ser transferida também ao banco. 

Qual é a idade máxima para contrair o empréstimo?

Quem tem mais de 77 anos deve contrair o empréstimo junto com um parente mais novo, recomendam os especialistas em crédito do Loft Cred.

É possível usar um imóvel como garantia se ele ainda está sendo financiado?

É possível sim. No entanto, bancos aceitam emprestar dinheiro quando o valor ainda a ser quitado (o saldo devedor) não passa de 30% do valor do imóvel. 

Por que a taxa é mais alta que a do financiamento imobiliário?

O empréstimo com garantia de imóvel não é um financiamento. O financiamento é uma compra de bem ou serviço feita com recursos de um credor. O tomador vai pagando por ela aos poucos, em parcelas. No caso do financiamento imobiliário, há condições especiais sendo praticadas porque o destino da operação é a compra de um imóvel. 

Nessa modalidade , o dinheiro pode ser usado da forma que o tomador quiser. É possível adiantar a compra de um novo apartamento, investir em um negócio próprio ou mesmo apenas pagar uma viagem. 

O imóvel fica em garantia com a Loft? 

Não. O imóvel fica em garantia com a instituição financeira parceira. A Loft não participa juridicamente da operação, apenas negocia com o credor, facilita o processo burocrático e assessora quem está interessado em obter o empréstimo. 

O que é Custo Efetivo Total?

O Custo Efetivo Total (CET) inclui, além das taxas de juros, índices de correção fixados pelos bancos para a operação de crédito (como o IPCA), seguros obrigatórios, gastos com a avaliação do imóvel e IOF. É preciso considerar todas essas despesas para calcular parcelas do seu empréstimo – não só a taxa de juros. 

Simule as parcelas do seu empréstimo com o Loft Cred