Como aproveitar ao máximo um apartamento de 2 quartos

cropped-apartamento-de-2-quartos-projeto-loft-1.png
Tempo de leitura: 7 minutos

Um apartamento de 2 quartos oferece versatilidade para os moradores, que podem criar ali um home office, uma biblioteca ou quarto de visitas, entre outras possibilidades. Saiba mais!

Graças à flexibilidade que sua planta oferece, o apartamento de 2 quartos é o tipo mais comum em São Paulo e soma 60% da oferta atual de imóveis residenciais à venda na cidade. 

E assim como existem muitos tipos diferentes de pessoas, há muitos perfis que combinam com esse layout, de famílias pequenas a casais que dormem em quartos separados (é uma tendência crescente: uma pesquisa da National Sleep Foundation, dos EUA, constatou que um em cada 4 casais dorme em camas ou cômodos diferentes).

Naturalmente, há tipos mais populares que outros. “Geralmente são jovens casais ou até mesmo pessoas mais velhas que não têm mais filhos morando em casa. Também podem ser pessoas que moram sozinhas mas gostariam de ter um home office ou um quarto de hóspedes”, aponta Aline Balazina, arquiteta da Loft. 

Este artigo foca no terceiro grupo citado, que tem um espaço extra em casa e quer fazer bom uso dele sem perder sua versatilidade intrínseca.

A planta de apartamento de 2 quartos

Uma das características mais relevantes de um imóvel é sua distribuição de cômodos, que ganham importância no dia a dia. Por exemplo: depois que a rotina começa, é fácil notar a diferença entre quartos com boa ou má exposição solar ou que estejam próximos de barulhos externos (como exaustores e elevadores) ou internos (como ao compartilhar uma parede com a televisão).

Essas informações podem ser analisadas na planta de apartamento de 2 quartos, que traz um desenho com os principais elementos do imóvel vistos de cima. Ao avaliá-la, é possível ter ideia do tamanhos de ambientes e se atendem às suas necessidades.

Se os dormitórios já estiverem um ao lado do outro na planta, por exemplo, pode ser possível derrubar uma única parede para ampliá-lo ou transformá-lo em walk-in closet – tudo com cuidado e apoio profissional, claro. 

“Pilares e vigas não podem ser alterados em hipótese alguma, pois afetam diretamente a estabilidade do edifício, e as prumadas também devem ser evitadas porque abastecem todo o prédio”, avisa Aline. “O ideal é, antes de iniciar o projeto, pedir uma cópia da planta estrutural [diferente da planta baixa] e de instalações do edifício para saber a locação desses equipamentos e evitar futuras dores de cabeça.”

Com isso em mente, confira abaixo exemplos de planta de apartamento de 2 quartos para se inspirar. Caso você queira mais informações sobre os elementos apresentados, confira nosso artigo dedicado ao assunto aqui.

apartamento-de-2-quartos-planta-loft
Este apartamento de 2 quartos tem 84 metros quadrados e fica na Rua João Cachoeira: note que os dormitórios compartilham uma parede e um deles é uma suíte
apartamento-de-2-quartos-planta-3-quartos-loft
Neste apartamento à venda de 112 metros quadrados, situado na Alameda Franca, os 2 quartos se abrem para um espaço de circulação que antecede a área de estar, separada por uma porta

No entanto, nenhuma planta substitui uma visita em presença ao local. O ideal é inclusive fazer mais de uma, em horários e dias diferentes, para realmente entender o cotidiano daquele prédio e bairro.

Como conciliar agendas pode ser um processo vagaroso, a Loft recentemente introduziu o agendamento online para visitas em imóveis de seu portfólio. Saiba mais!

3 ideias para o quarto extra

Uma vez em seu apartamento de 2 quartos, passando por aquele cômodo de sobra todos os dias, você pode se pegar pensando em como utilizá-lo da melhor maneira. Aqui há três ideias para quarto: fazer um home office, um quarto de visita ou uma biblioteca em apartamento.

O que é home office e como criar um em casa 

O termo está em alta, mas o que é home office? Como as palavras em inglês indicam, trata-se de um escritório em casa. Não é uma ideia inovadora, mas é cada vez mais comum, visto que muitos trabalham com computadores e levam seus afazeres para o lar. Alguns tipos de trabalho nem mesmo possúem um espaço físico definido, cabendo aos colaboradores fazer seu trabalho remoto de suas próprias casa ou de cafés.

Dedicar um espaço exclusivo para o trabalho pode aumentar a criatividade e a produtividade, mas exige atenção na hora de selecionar os melhores itens. Afinal, não é por acaso que muitos escritórios têm uma decoração parecida: é porque funciona.

Na hora de criar um home office no quarto extra, esteja especialmente atento à mesa (que deve ter a altura certa para que você olhe a tela do computador sem machucar o pescoço) e à cadeira (que deve oferecer altura e suporte lombar adequados). 

Boa iluminação também faz diferença: prefira instalar-se perto da janela para acessar a luz natural e procure por luminárias articuladas, que permitem a transferência do foco da lâmpada. Confira aqui um post completo repleto de boas práticas sobre para criar um escritório em casa!

apartamento-de-2-quartos-home-office-loft
Um home office não precisa de muito para funcionar: o foco deve ser boa iluminação e um bom apoio para o corpo

monte um quarto de visitas

Para quem recebe (ou quer receber) amigos e familiares em casa com mais conforto, um quarto de visita é uma aposta certeira em um apartamento de 2 quartos. O item mais importante nesse ambiente, claro, é uma cama ou um sofá-cama. Para deixar tudo mais fácil sem perder a estética agradável ou gastar muito, prefira tons e objetos neutros, como aqueles utilizados na decoração industrial.

Como melhorar o quarto de hóspedes 

A apresentadora de TV americana Martha Stewart, um dos principais nomes de lifestyle e decoração do mundo, criou um checklist bastante útil para quem quer elevar o conforto do quarto de hóspedes:

  • Crie um “kit” de boas-vindas: deixe toalhas separadas e ofereça pequenos luxos, como água, chocolates, flores e algumas opções de leitura
  • Ainda sobre as toalhas: prefira modelos coloridos para facilitar a identificação
  • Inspire-se em hoteis: evite deixar muitos objetos seus e fotos de família espalhados pelo quarto de visita
  • Para tornar o quarto aconchegante, instale um espelho de corpo inteiro e uma luminária na cabeceira da cama
  • Separe um espaço no armário e/ou gaveteiro (não se esqueça dos cabides)
  • Garanta o conforto na cama: tenha dois travesseiros por pessoa e deixe cobertas extras disponíveis
  • Anote instruções importantes, como a senha do Wi-Fi e o funcionamento do ar-condicionado, e deixe o papel à vista
Martha Stewart apresenta o básico para ter uma cama confortável

Biblioteca em apartamento

Para quem adora ler, uma biblioteca em apartamento pode ser um sonho. Em tempos hiperconectados, é um bom ambiente para realmente focar no que se está fazendo. A boa notícia é que não é preciso investir muito para criar esse espaço, que tem poucos fatores essenciais

  • Local para deixar os livros
  • Assento (sofá, poltrona, etc.) confortável para costas, pescoço e pés
  • Iluminação adequada (preferencialmente com uma luminária articulada)

Em termos de estilo, a biblioteca em apartamento pode e deve refletir o gosto do morador. Cores escuras, como verde e marrom, tornam o quarto menor e mais aconchegante, enquanto cores claras ampliam a sensação de espaço. 

Lembre-se de aproveitar sua coleção de livros como parte do décor, deixando suas lombadas à vista e/ou misturando-os com outros itens, como plantas, fotos e objetos decorativos. Organizá-las de acordo com a cor, por exemplo, cria um efeito bastante agradável.

Uma última dica? Antes de transferir sua coleção, não se esqueça do clima: garanta que o ambiente está livre de umidade, que pode deformar ou destruir as páginas, e que o sol não bata diretamente nos livros por muito tempo, para não desbotá-los.

O vídeo acima traz opções variadas em termos de estilo e tamanho para inspirar bibliotecas em apartamento

8 perfis para inspirar sua decoração para quarto

Pensar em decoração para quarto pode ser muito divertido, mas também um tanto desnorteante. São tantas ideias e fatores para levar em consideração que você pode se sentir um pouco sobrecarregado – e aí entra a importância das referências.

As melhores redes sociais para encontrá-las são o Pinterest, que funciona como um Google Imagens que já passou por uma curadoria de outros usuários, e o Instagram, em que profissionais do design e do décor postam seus projetos e inspirações. 

Abaixo, há 8 perfis de designers de interiores criativos do Brasil e do mundo para inspirar sua próxima reforma no apartamento de 2 quartos. E um bônus: a conta @historiasdecasa, que reúne diversos projetos afetivos de arquitetura e decoração no país.

  1. Maurício Arruda (@mauricioarruda)
  2. Sig Bergamin (@sigbergamin)
  3. Melina Romano (@melinaromanointeriores)
  4. Carl Ö Cedræus (@pardonleinterior)
  5. Justina Blakeney (@justinablakeney)
  6. Emily Henderson (@em_henderson)
  7. Corey Damen Jenkins (@coreydamenjenkins)
  8. Alyssa Kapito (@alyssakapitointeriors)
apartamento-de-2-quartos-emily-henderson-loft
Acima, quarto decorado criado por Emily Henderson, uma superstar do design de interiores

Em busca de um apartamento de 2 quartos? Conheça a Loft

A Loft adquire, reforma e vende apartamentos de alto padrão em bairros nobres de São Paulo – sempre com o objetivo de simplificar o processo tanto quanto for possível, permitindo que ele se torne interessante e prazeroso para todas as partes.

Além de renovar completamente a infraestrutura dos imóveis, o time de arquitetura da Loft também estuda a fundo as tendências de habitação contemporâneas e as demandas de seus clientes, que pedem cada vez mais opções de apartamento de 2 quartos (e preferencialmente duas suítes).

Confira abaixo algumas opções de apartamentos de 2 quartos à venda e explore nosso portfólio!

apartamento-de-2-quartos-joaquim-eugenio-de-lima-loft
Na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, nos Jardins, fica este apartamento de 2 quartos (2 suítes) e 103 metros quadrados  
apartamento-de-2-quartos-jesuino-arruda-loft
Na Rua Jesuíno Arruda, no Itaim Bibi, fica este apartamento de 2 quartos (ambos suítes) e 104 metros quadrados
apartamento-de-2-quartos-rua-urimonduba-loft
Outra opção de apartamento de 2 quartos no Itaim Bibi, na Rua Urimonduba, tem 145 metros quadrados e uma suíte