Apartamento de 3 quartos ou mais: o que fazer quando sobra espaço?

Compartilhar a notícia

Quem tem um apartamento de 3 quartos ou mais pode uma hora querer explorar a metragem de outra maneira. Confira 4 ideias!

24 de junho de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 15 de julho de 2022 12 min de leitura

Não importa o tamanho de um apartamento de 3 quartos (ou mais!), é grande a vontade de transformá-lo em algo único para você e sua família.

Em tempos de mudanças no conceito de morar, é possível repensar o uso de cada cômodo para torná-lo mais útil e contemporâneo. Afinal, não é porque uma planta define um ambiente como “dormitório” que ele está fadado a ser um para sempre.

Quem busca um apartamento de 3 dormitórios ou mais?

Quem está no mercado em busca de um apartamento de 3 dormitórios geralmente tem dois filhos ou planos para tanto num futuro próximo, e quer garantir que todo mundo tenha autonomia e uma boa experiência em casa.

Segundo a pesquisa mais recente da Secovi-SP, feita sobre março de 2019, dos 20.376 mil apartamentos disponíveis na cidade de São Paulo, 3.354 mil eram de 3 dormitórios. Imóveis com 4 ou mais dormitórios somavam 1.118. Ou seja, tem bastante opção por aí!

Há também famílias com um filho e um espaço multiuso, quem queira compartilhar um imóvel desse tipo com outros roommates, ou mesmo quem tenha se visto repentinamente proprietário.

E se hoje o habitar está cada vez mais fluido e integrado, com salas e cozinhas que se juntam e trabalho e descanso num mesmo sofá, este é um bom momento para repensar as possibilidades dessa planta.

Tem espaço sobrando? 4 ideias para quarto

Se você tem um apartamento de 3 quartos ou mais e um deles está ocioso, há muitos jeitos de transformá-lo em algo que adicione valor à rotina.

Segundo Juliana Boer, arquiteta da Loft com mais de vinte anos de experiência, um quarto com função multiuso geralmente se torna um escritório ou quarto de visita. E, para garantir, a maioria das pessoas coloca ali um sofá-cama.

Ela conta que, no Jardins (Jardim América, Jardim Europa e Jardim Paulista) – bairro paulistano onde a Loft atua desde o começo (e que ajudou a re-precificar!) –, é comum para ela transformar 3 dormitórios em duas suítes. Há também quem adapte o terceiro quarto em um walk-in closet ou elimine-o para aumentar a sala de estar.

Seja você um leitor ávido, um trabalhador autônomo ou alguém que recebe visitas constantemente, avaliamos abaixo 4 ideias para quarto que podem te ajudar.

Anúncios

Opção 1: Faça um escritório no apartamento de 3 quartos

Muita gente leva trabalho para casa ou trabalha de lá mesmo, e o jeito de organizar seu canto de trabalho pode impactar sua produtividade e criatividade.

Criar um escritório no apartamento não significa que você precise importar para dentro um cubículo, luz fluorescente ou uma máquina de café ruim, pelo contrário. Com um pouco de planejamento, é possível criar um ambiente que dialogue com a decoração do resto do lar sem problemas – e sem atrapalhar seu rendimento.

Comece pelo que é fundamental: mesa e cadeira. Uma cadeira ergonômica e ajustável faz toda a diferença e o mesmo se dá com a mesa, que precisa estar numa altura confortável para seus olhos e pescoço. Evite comprar pela internet: é melhor realmente experimentá-las na loja para ter certeza que funcionam.

Outro ponto importante é a iluminação. Especialistas indicam luminárias articuladas, que permitem que você as ajuste conforme precisar ao longo do dia. Procure aproveitar também o máximo possível de luz natural e posicione seus móveis de acordo.

Em seguida, é hora de tornar aquele escritório no apartamento útil para você. Maximize o uso de espaço com gavetas, prateleiras e nichos. Se preferir não atrapalhar seu flow para buscar um copo d’água ou café, crie um espacinho (pode até ser uma bandeja!) com aqueles itens à mão.

Se puder, crie também um ambiente de descanso com uma poltrona gostosa. É verdade que você pode simplesmente ir para a sala de estar, mas encapsular seu trabalho em uma única área pode conduzi-lo melhor.

Uma dica final? Deixe que seu corpo diga o que precisa e preste atenção no que dói. Talvez seja uma mesa mais alta, uma cadeira com braços, um novo mouse ou uma luz mais forte. Escute e faça as alterações.

Opcão 2: Home-office no quarto

apartamento-3-quartos
luz é um dos segredos para um home-office confortável na sua casa

Caso você queira dedicar só uma parcela de um dos dormitórios, também é possível criar um bom home office no quarto. Acima de tudo, ele deve ser condizente para o trabalho, sem que sono e foco se misturem.

Uma maneira bastante útil de manter esses espaços separados literal e mentalmente é colocar algum tipo de divisória entre eles, como uma cortina, um biombo ou uma estante. Se for possível investir em móveis planejados, dá até para pedir uma porta.

Como muita gente trabalha com computadores, é essencial investir em uma boa mesa (que fique em uma altura razoável para digitar) e uma cadeira que dê suporte à lombar. Quando possível, deixe esse espaço próximo da janela para ter acesso à iluminação natural.

Por fim, evite levar o laptop para a cama e continuar mandando seus e-mails. Isso vai confundir as divisões mentais em um quarto com escritório: o que deveria ser um lugar de descanso pode acabar transmitindo ansiedade.

Apartamento-3-quartos-biombo-loft
Usar um biombo é uma ideia para separar quarto e ambiente de trabalho

Opcão 3: Quarto de hóspedes no apartamento de 3 quartos

Uma boa ideia para criar o quarto de hóspedes perfeito é se inspirar em quem faz isso para ganhar a vida, como os anfitriões de Airbnb. A própria empresa oferece conteúdo em vídeo, como o exemplo abaixo, em que Bobby Berk (sim, do seriado Queer Eye!) avalia um belo loft para alugar:

Entre as amenidades citadas pela anfitriã e por Bobby estão:

  • Chocolates e outros snacks de boas-vindas
  • Shampoo, condicionar e sabonete para o rosto
  • Pelo menos 2 travesseiros por hóspede
Apartamento-3-quartos-quarto-hospedes-loft
Toalhas e produtos de banho em cima da cama: sinal de
boas-vindas para o hóspede

Além disso, anfitriões do mundo inteiro compartilharam seus segredos para ter cinco estrelas na avaliação com o jornal The Washington Post. Aqui vão as melhores dicas:

  • Ofereça toalhas de um mesmo conjunto (isso facilita a identificação e substituição)
  • Deixe pelo menos uma coberta extra e um ventilador no quarto
  • Deixe à vista um papel com informações básicas, como endereço da casa e senha do WiFi
  • Coloque luminárias próximas das camas
  • Faça uma lista com recomendações de supermercados, restaurantes, cafés e outras atividades nas redondezas
  • Mantenha o décor simples e de bom gosto: aposte em uma paleta de cores consistente, coloque um espelho e não deixe muita coisa nas superfícies
  • Quando possível, deixe livros e revistas interessantes no quarto

Opção 4: Biblioteca em apartamento de 3 quartos

As bibliotecas do mundo têm várias características em comum por um motivo: isso funciona. Silêncio, falta de distrações e uma boa iluminação fazem com que nossa mente se concentre e aproveite mais a leitura.

Para quem lê bastante ou quer adquirir esse hábito, criar uma biblioteca em apartamento pode ser a escolha perfeita para ter um oásis de tranquilidade e inspiração dentro de casa – e não é difícil.

O primeiro passo é escolher o quarto: desde que não seja excessivamente úmido (o que estraga o papel), está tudo certo. Depois disso, é hora de pensar em como expor seus livros: será do chão ao teto em prateleiras abertas, em que as próprias obras integram o décor, ou em um mobiliário com portas, o que diminui a poeira?

Em seguida, você precisa pensar no seu corpo. Como criar um espaço de leitura que te traga foco e conforto a qualquer hora do dia? Aposte em almofadas e assentos confortáveis e, quando possível, em mais de um tipo. Assim, você consegue aproveitar a biblioteca mesmo com humores diferentes.

Apartamento-3-quartos-sala-para-leitura-loft
Uma poltrona confortável e uma luminária articulada fazem a diferença em uma biblioteca em apartamento

Ler em uma chaise longue ou um sofá é melhor quando se está cansado, enquanto uma poltrona bem confortável com descanso para os pés – e quem sabe uma mesinha com um copo de vinho ao lado – é perfeita para relaxar.

Outro ponto importante e já citado é a iluminação. A melhor posição para uma luminária é acima e um pouco para trás da sua cabeça, o que resulta em uma luz levemente indireta. É preciso evitar o glare, aquele brilho que aparece na página onde a luz bate e volta para seus olhos.

Ele é mais frequente em telas eletrônicas e revistas, que têm páginas mais brilhantes, e cansa a visão. Para melhores resultados, considere uma luminária articulada (de chão, mesa ou parede) que permite fazer ajustes. Quando possível, considere lâmpadas inteligentes e dimmers, que permitem que você regule a intensidade da luz.

A decoração em si vai de acordo com seu próprio gosto. Espaços pequenos geralmente se beneficiam de cores mais claras, mas usar também tons sólidos (como verde, marrom e até preto) é uma aposta comum para quem quer torná-los aconchegantes.

Lembre-se de que possível utilizar os próprios livros: ao organizá-los por cor, por exemplo, você tem um arco-íris constantemente ao alcance dos olhos.

Decoração para quarto: onde se inspirar

A decoração é algo muito particular. Você prefere paletas neutras ou explosões de cores? Móveis planejados ou mix & match de garimpo? Linhas retas ou linhas curvas? Rústico ou brilhante? Adicione a isso o ambiente mais íntimo de uma casa e pronto: pensar em decoração para quarto é algo que pode se estender até o fim dos dias.

Por isso, a melhor maneira de começar é entendendo qual é seu tipo de décor. Qual traz uma sensação de aconchego? O que você gostaria de ver e sentir à sua volta quando acordar pela manhã? Quais tons te animam ou tranquilizam?

O designer industrial Paulo Biacchi dá 10 dicas de decoração para quartos pequenos e diversos gostos
A designer de interiores Karla Amadori traz inspirações para ideias de quarto decorado e explica porquê as composições funcionam
O Studio McGee, da dupla americana Syd e Shea McGee, mostra a transformação completa de um quarto em dois dias


O canadense House & Home visita projetos residenciais de diferentes portes e budgets. No vídeo acima, um pequeno quarto é transformado para um casal.

Exemplos de planta de apartamento com 3 quartos

Na hora de avaliar um imóvel, um dos primeiros passos é ler sua planta baixa para entender como os cômodos estão dispostos. Quem precisa entender melhor como fazer isso pode conferir nosso post sobre elementos de uma planta baixa.

Uma planta de apartamento com 3 quartos ou mais segue a mesma lógica que qualquer outra. Ela traz uma visão de cima do espaço segmentado e permite que se tenha ideias de transformações estruturais.

Vale lembrar que, para ter certeza de que a obra é segura/possível, é preciso conversar com profissionais e avaliar a estrutura do prédio – e que nada substitui uma visita em pessoa.

Abaixo, disponibilizamos plantas humanizadas. Inspire-se!

Onde encontrar apartamento de 3 quartos na Loft

A Loft é uma plataforma digital que chegou para transformar o mercado imobiliário brasileiro. Nós adquirimos, reformamos e vendemos apartamento nos bairros mais nobres de São Paulo de maneira rápida e ágil – sempre potencializando o espaço de cada um antes de te entregar as chaves.

Nosso portfólio online permite que você filtre as oportunidades por número de dormitórios e suítes, além de por preço de venda, metragem, número de vagas na garagem e localização.

Em seguida, você tem acesso à páginas individuais de cada unidade, que incluem descrição, planta baixa e dossiê em PDF com todos os acabamentos e informações. Assim, fica mais fácil encontrar o apartamento de 3 quartos ideal.

É possível pedir uma planta de apartamento com 3 quartos na Loft?

Sim! Juliana Boer, a arquiteta da Loft, começa lembrando que derrubar paredes é algo que exige estudo e planejamento profissional para não afetar a estrutura do prédio – e que erguer uma é bem mais simples que o inverso.

Por isso, a Loft deixa essa possibilidade prevista em seus layouts e oferece-a também em apartamentos para comprar de 2 quartos que já estão prontos. “Se na hora de compra o cliente quiser transformar dois quartos em três, ele tem essa oportunidade.”

“Nós planejamos mudanças conforme o desejo da família que vai morar ali porque temos a preocupação de facilitar a vida das pessoas. A arquitetura dá conta disso com um simples traço”, finaliza. Vem conhecer!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.