apto-compacto

Quais são as vantagens de morar em um apartamento compacto?

5 MINUTOS DE LEITURA

Apesar da metragem reduzida, os apartamentos super compactos são cheios de possibilidades de uso; saiba mais sobre este tipo de imóvel!

O mercado imobiliário vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. A corrida é para acompanhar a mudança nos perfis dos moradores e para se adequar às necessidades de diferentes públicos. Mas em uma coisa a maior parte das construtoras concorda: apartamento compacto é uma tendência que deve durar bastante.

Seja um apartamento de 30 metros quadrados ou um apartamento de 20 metros quadrados, é certo que haverá um público para o empreendimento. A procura se explica com os dados da pesquisa IBGE de 2018, que mostrou que mais de 10 milhões de domicílios brasileiros têm apenas um morador.

Preparamos este artigo para explicar quais são as vantagens de morar em um apartamento compacto e que perfis normalmente buscam esses imóveis. Veja ainda como a metragem não é um empecilho para o conforto e que há muitas maneiras de fazer um bom aproveitamento do espaço.

As vantagens de morar em um apartamento pequeno

O número de apartamentos com apenas um dormitório vem crescendo a cada ano em São Paulo, e a tendência se espalha por outras grandes cidades do país. De acordo com o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), em 2010 foram lançadas 4.269 unidades desse tipo na cidade, com um salto para 15.808 lançamentos em 2019.

Há alguns perfis de moradores mais comuns para apartamento compacto: jovens que estão comprando o primeiro apartamento, investidores, pais com filhos universitários que moram em outra cidade e pessoas na terceira idade que desejam se mudar para um lugar menor depois que os filhos saem de casa.

apartamento-compacto-moderno
O apartamento compacto é capaz de atender a vários perfis de moradores

Entre as vantagens de morar em apartamento pequeno estão o valor do imóvel, maior facilidade de limpeza e organização da casa e condomínio mais acessível. Empreendimentos mais novos também costumam oferecer serviços de suporte à rotina, como lavanderia, academia e até espaços de depósito, para que os moradores possam guardar objetos que não caberiam no apartamento.

Como organizar apartamento pequeno

Mas com menos de 30 metros quadrados de área, existe um segredo de como organizar apartamento pequeno? Geralmente, a melhor saída é contar com a ajuda de um profissional. Um arquiteto ou designer de interiores vai poder traçar todas as possibilidades da planta do imóvel, para desenhar a melhor combinação de marcenaria planejada.

Na cozinha compacta de apartamento, por exemplo, é importante aproveitar todo o potencial de paredes e teto, com armários e prateleiras feitos sob medida. Claro, sempre tendo em mente os objetos e eletrodomésticos que são indispensáveis para o dia a dia do morador e evitando guardar supérfluos.

apartamento-compacto-arejado
Marcenaria planejada na cozinha é essencial para aproveitar todo o espaço

A Loft criou um departamento de reformas para atender a todos que pensam em fazer mudanças no apartamento, inclusive para pensar na distribuição de armários e mobiliário. O cliente participa de todas as etapas do projeto, que é feito com ferramentas 3D para que ele possa ver o resultado antes mesmo da reforma começar. Saiba mais sobre a reforma da Loft aqui!

Como mobiliar um apartamento pequeno

Como mencionamos, a melhor forma de mobiliar um apartamento pequeno é projetando os móveis, para que encaixem perfeitamente no espaço disponível. Móveis multifuncionais são bem-vindos nos apartamentos super compactos, a exemplo de uma bancada de home office que emenda com o rack da TV ou de pufes que são baús.

apartamento-compacto-sala
É possível criar divisões dos ambientes, ainda que sejam completamente integrados

O quarto pequeno também pode receber marcenaria planejada, inclusive mesas de cabeceira. Há modelos de cama-baú no mercado, cuja base pode servir para guardar malas, edredons e outros itens maiores de pouco uso.

Dicas de como colocar plantas em apartamento pequeno

Se tem dúvidas sobre como colocar plantas em apartamento pequeno, saiba que há muitas soluções possíveis para garantir o verde qualquer que seja a metragem disponível. O jardim vertical é uma ótima opção para apartamento compacto e pode ser feito com a instalação de uma treliça de madeira ou de prateleiras estreitas.

ape-pequeno
Plantas pendentes podem ser instaladas no teto da sala, da varanda ou do quarto sem ocupar nenhum espaço

Vasos pendentes são outra alternativa, com plantas como samambaia, jiboia e peperômia. Também vale apostar em espécies de plantas aéreas, como as bromélias tillandsias. Elas não precisam ser cultivadas na terra, vivem em estruturas aramadas, por exemplo, e podem ser penduradas na parede ou no teto.

Encontre o apartamento compacto ideal com a Loft

Seja seu primeiro apartamento ou não, escolher um imóvel é um processo que requer atenção e cuidado. Afinal, é importante que as suas necessidades sejam atendidas – e o apartamento ideal para você existe, sim.
O time de especialistas e de corretores parceiros da Loft estão prontos para ajudá-lo em todas as etapas do seu novo lar. A plataforma da Loft tem apartamentos a partir de 16 m² e diversas plantas, nos melhores bairros de São Paulo e do Rio de Janeiro. Confira nossos imóveis à venda e acompanhe as notícias do mercado imobiliário no blog!

Outros assuntos que podem lhe interessar