O melhor IDH de São Paulo ou porque ter um apartamento em Moema

cropped-apartamento-em-moema-igreja-loft-1.png
Tempo de leitura: 9 minutos

Com IDH semelhante ao de países europeus, ter um apartamento em Moema é morar em uma das regiões mais procuradas de São Paulo, próximo à natureza e vizinho dos principais museus e polos culturais da cidade

Que tal morar no bairro com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de São Paulo e um dos maiores do Brasil? Localizado na zona sul da capital paulista, Moema tem qualidade de vida comparável com a de países europeus como Dinamarca, Suécia e Noruega.

Não é difícil imaginar que um apartamento em Moema é disputado justamente por fatores como esse: rica qualidade de vida e ótima localização.Quem passa hoje em dia por Moema não imagina que o bairro já teve chácaras habitadas por imigrantes ingleses ou que bondes elétricos passavam por lá.

O bairro da Zona Sul de São Paulo foi registrado oficialmente com esse nome em 15 de outubro de 1987, quando o político Jânio Quadros levou em consideração um abaixo-assinado para que a região se tornasse autônoma de Indianópolis. O roteiro a seguir reúne dicas de restaurantes, ruas charmosas como a Normandia, igrejas históricas e um movimentado shopping center.

A região que pertencia a Indianópolis tem uma história que impressiona. Em 1886, foi construída uma pequena ferrovia no local e, em 1906, bondes elétricos da Light and Power Company já circulavam por lá. Nos anos 30, fábricas foram erguidas por imigrantes, sobretudo alemães.

A Avenida Ibirapuera, antiga Avenida Araci, foi a primeira do bairro, construída em 1915. O prefeito Faria Lima, nos anos 60, foi o responsável por retirar os bondes e por arborizar o local. Hoje a via é repleta de prédios comerciais, concessionárias e grandes lojas.”

Moema SP: alto índice de IDH

O IDH da região é de 0,972, em uma escala de zero a 1, diz a Veja SP. O valor considerado de “desenvolvimento humano muito elevado” e foi publicado no Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de São Paulo, lançado em 2016 pela Secretaria Municipal do Trabalho. A pesquisa foi feita por técnicos da secretaria, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e das fundações Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e João Pinheiro.

O índice de desenvolvimento humano de Moema é maior que o da Noruega (0,965), país que está no topo do ranking mundial de qualidade de vida da Organização das Nações Unidas (ONU). O IDH é calculado a partir da medição de aspectos como alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e riqueza em todas as regiões do planeta.

Veja: quer conhecer os apartamentos da Loft em Moema?

Saiba mais sobre o bairro de Moema

Moema faz fronteira com alguns dos mais luxuosos bairros paulistanos, como o Planalto Paulista, a Vila Olímpia, Vila Nova Conceição e Brooklin. O bairro é dividido em duas sub-regiões: a “Moema Pássaros”, localizada entre a Avenida Santo Amaro e Ibirapuera, e a “Moema Índios”, localizada entre a Avenida Ibirapuera e Moreira Guimarães. Os nomes dizem respeito aos logradouros do bairro, que possuem nomes de aves e nativos em cada uma das duas regiões.

O canal da Loft no Youtube está cheio de conteúdos exclusivos. Um deles é a série especial sobre Bairros de São Paulo, e o episódio de Moema contou com a A influenciadora Jojoca nos contando um pouco mais sobre o dia a dia do bairro. Confira e aproveite para seguir o canal.

A influenciadora Jojoca fez esse vídeo exclusivo para o canal da Loft

Os nomes poéticos das sub-regiões combinam com o charme e a tranquilidade da região, uma das mais elegantes e luxuosas da cidade. Moema é também o bairro mais arborizado de São Paulo, suas ruas planas, repletas de ciclofaixas e ciclovias, fazem dele um dos 5 melhores da cidade para andar de bicicleta.

apartamento-em-moema-parque-ibirapuera-loft
vista aérea do metrô Moema no arborizado bairro homônimo

O bairro de Moema tem 9 km² de área e cerca de 84 mil habitantes, de acordo com uma pesquisa demográfica da Prefeitura de São Paulo. Comparado com a região de Jardim Paulista, que integra a lista de bairros nobres de SP, Moema tem uma densidade demográfica menor, de 9,263 habitantes por quilômetro quadrado contra 14.540. Esse dado é interessante para quem busca mais tranquilidade.

Como é morar em Moema?

Morar em Moema é ter segurança e tudo o que você precisa a poucos metros de distância. Bem estruturado, o bairro oferece muitas opções de serviços, como supermercados, farmácias, padarias, centros de beleza e shopping – ou seja, a praticidade que se precisa no dia a dia. 

“Moema serve bem a todo mundo. Quem mora sozinho, quem tem filhos, quem tem mais idade. É interessante principalmente para famílias, já que tem como se divertir, tem boas escolas e parques. Cresci fazendo tudo o que precisava aqui. Estudava a três quarteirões da minha casa, encontrava amigos no parque, em bares e em restaurantes. Isso faz com que você não precise se locomover se não quiser”, conta a coordenadora de marketing Luana Kondrat, moradora de Moema há 16 anos.

Com uma infraestrutura completa, morar em Moema significa estar próximo aos principais polos corporativos da cidade e se sentir perto da natureza para recarregar as baterias após um dia de trabalho. “Gosto daqui porque é um bairro bem organizado, bonito, seguro e com muitos serviços. Meu lugar preferido é mesmo o Parque Ibirapuera, que fica muito próximo. É um bom lugar para fazer exercícios, encontrar amigos e relaxar”, completa Luana.

Muita natureza em Moema: Parque das Bicicletas e Parque Ibirapuera

O Parque das Bicicletas é parte do complexo que formado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa e o Clube Escola Ibirapuera. Ele conta com mais de 20 mil m² e é ótimo para quem gosta de praticar esportes e passear ao ar livre.

Em Moema está localizada uma parte do parque mais famoso de São Paulo e um dos mais fotografados do mundo. Idealizado por arquitetos como Oscar Niemeyer e Ulhôa Cavalcanti, o Parque do Ibirapuera recebe todos os tipos de visitantes: de esportistas que buscam um local para treinar e famílias que querem passear até praticantes de Swordplay, lutadores que simulam batalhas medievais.

apartamento-em-moema-parque-ibirapuera-loft
Vista aérea da região do Ibirapuera

Atividades físicas são fundamentais para quem quer ter uma vida longa e saudável, e nada melhor do que ter opções para a prática de esportes a céu aberto do ladinho de casa. O Ibirapuera possui excelente infraestrutura para corredores e ciclistas e diversas opções de quadras poliesportivas e equipamentos de ginástica.

A região do Ibirapuera é considerada uma das áreas mais nobres de São Paulo e foi eleita a melhor da cidade na categoria esporte pela Veja SP. Graças à boa localização e beleza arquitetônica, o parque recebe uma variedade de eventos e festivais durante todo o ano.

Cultura e lazer em Moema: um bairro perfeito para a família

Para quem é apaixonado pela vida cultural de São Paulo, Moema é o bairro dos sonhos. Os amantes de música encontram bons shows no Bourbon Street, local dedicado ao jazz, e no Ao Vivo Music, que contempla artistas do pop rock ao soul.

O bairro conta ainda com dois clubes esportivos tradicionais: o Esporte Clube Sírio, fundado em 1917, que é reconhecido por excelência nos esportes e tem mais de 5 mil sócios; e o Clube Atlético Monte Líbano, com data de fundação em 1934. E na região do Parque Ibirapuera estão localizados alguns dos maiores e mais renomados museus da cidade.

Loft: viva em um apartamento reformado em Moema

Museu de Arte Moderna (MAM)

O Museu de Arte Moderna, fundado em 1948, conta com um acervo de mais de 5 mil obras produzidas a partir da década de 60 e possui uma das bibliotecas mais completas especializada em artes, com cerca de 60 mil volumes. A coleção tem obras dos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira.

A cada dois anos, o MAM realiza o Panorama da Arte Brasileira, exposição que é resultado de um mapeamento da produção contemporânea em todas as regiões do Brasil. O museu mantém ainda uma grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. 

Localizado no Parque Ibirapuera, o edifício onde está o MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi, arquiteta responsável pelo projeto do MASP. O museu se integra ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx, e pode ser visitado de terça a domingo.

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo está atualmente instalado em edifício projetado por Oscar Niemeyer e seu rico acervo conta com cerca de 10 mil obras, entre elas peças de Pablo Picasso, Amedeo Modigliani, Juan Miró, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, e Lygia Clark.

O MAC foi criado em 1963 quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo MAM de São Paulo, formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo. Nos últimos anos, o museu ampliou sua coleção de arte moderna e contemporânea, com obras de Cildo Meireles, Henry Moore, Leda Catunda, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade e muitos outros artistas brasileiros e estrangeiros. 

Museu Afro Brasil

Com um acervo de mais de 6 mil obras e uma biblioteca com 12 mil títulos, o Museu Afro Brasil apresenta as contribuições dos afrodescendentes para a formação da identidade nacional. Localizado dentro do Parque Ibirapuera, o museu está em um edifício de 11 mil metros quadrados e expõe pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

Inaugurado em 2004, o Museu Afro Brasil explora diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte e a escravidão. O objetivo das exposições é registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Bienal de São Paulo 

A cada dois anos, o Ibirapuera recebe a Bienal Internacional de Arte de São Paulo no Pavilhão da Bienal, localizado dentro do parque. Fundada em 1962 por Ciccillo Matarazzo,  ela é a maior exposição do hemisfério sul e considerada um dos três maiores circuitos artísticos internacional, ao lado da Bienal de Veneza e Documenta. 

Visitas orientadas às exposições, formação de professores, cursos presenciais e à distância, palestras e seminários são algumas das atividades desenvolvidas pela Fundação Bienal, além da exposição a cada dois anos. A Bienal tem entrada gratuita durante seus três meses de duração. A próxima edição abre as portas em setembro de 2020.

São Paulo Fashion Week

Semestralmente, o Parque do Ibirapuera recebe o maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week. Criado em 1995, o evento já teve 48 edições e é hoje a quinta maior semana de moda do mundo.

Os desfiles das principais marcas de moda brasileiras e também de novos estilistas acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras, localizado entre o Auditório Ibirapuera e o Museu Afro Brasil. Costumam desfilar marcas como Ellus, Osklen, Ronaldo Fraga, à La Garçonne, Colcci e Água de Coco, já tradicionais no mercado.

Bares e restaurantes para curtir Moema

Para quem aprecia boa gastronomia e ambientes aconchegantes, Moema está repleta de opções de renome. No bairro estão localizados a sede paulistana do Bar do Alemão, famoso bar centenário da cidade de Itu famoso pelo filé à parmegiana; o Bar do Juarez, um dos melhores Happy Hours da cidade; o Sí Señor, TEX-MET especializado em culinária mexicana; o restaurante alemão Windhuk; o rodízio japonês Djapa; e a pizzaria Dona Firmina.

Nos fins de semana, você pode andar pelas arborizadas ruas do bairro e parar para tomar um bom café da manhã no Blés D’or ou degustar o famoso buffet do Pain et Chocolat. E para encerrar o sábado ou almoçar no domingo, as cantinas italianas e trattorias são ótimas opções, como a Don Pepe Di Napoli.  

Shopping Ibirapuera e muitas opções de comércio

Quem mora em Moema tem a opção de fazer muitas compras a pé. O comércio de rua do bairro é forte e você pode encontrar itens mais frescos, falando em alimentos, e exclusivos, no caso de roupas e acessórios. A presença de boutiques é um dos fatores que torna a região ainda mais agradável e acolhedora. Lojas como a Bo.Bô convivem com marcas mais populares, a exemplo da Hering. Há ainda alguns, como o da Jogê e da Lacoste.

De acordo com a Veja SP, há ainda a Feira da Arte de Moema, localizada na Praça da Nossa Senhora Aparecida, que reúne artesãos em diversos stands. Bijuterias e comidinhas de diferentes origens, como africana, são alguns dos itens vendidos. 

Para os que precisam de mais praticidade, o bairro conta com o Shopping Ibirapuera, centro de compras onde é possível resolver quase todas as pendências do dia a dia. Próximo ao Parque do Ibirapuera, um dos cartões postais da cidade, e ao aeroporto de Congonhas, que tem o maior tráfego do país, o Shopping Ibirapuera tem fácil acesso e grande variedade de lojas, com mais de 400 opções de compras e serviços e seis pisos de estacionamento.

De acordo com pesquisa realizada pelo próprio estabelecimento, o público do Shopping Ibirapuera corresponde às características da população de Moema, sendo 91% das classes A e B. Além do centro de compras, o bairro conta ainda com o Espaço Ibirapuera, centro de eventos e convenções com 3500 m² de área localizado também na Avenida Ibirapuera, pouco à frente do shopping. 

O espaço foi construído para suprir uma demanda na cidade por locais que comportem congressos e feiras de negócios de pequeno e médio porte, em um ponto de fácil acesso. Foram investidos R$ 8 milhões na construção do empreendimento, que está localizado a uma distância pequena do Aeroporto de Congonhas e ao lado do Hotel Bourbon, considerado o segundo maior hotel em números de apartamentos do país. 

Encontre um apartamento à venda em bairros nobres de SP

Já pensou em comprar um apartamento em Moema? Além de ser vizinho dos principais espaços culturais e museus paulistanos, Moema conta com uma das unidades da renomada Livraria da Vila, o hospital Santa Paula, referência em atendimento humanizado, além de ser vizinha do Aeroporto de Congonhas.

moema-rua-tuim-loft
Apartameto da Loft na Rua Tuim, 536
moema-rua-canarios-loft
Apartamento da loft na Rua Canário, 890

Bem-estar é o que a Loft faz questão de levar para todos os clientes. A boa localização somada à excelente qualidade de vida faz de Moema um dos bairros nobres de SP, muito valorizado por famílias que prezam por segurança e tranquilidade. O portfólio da Loft oferece apartamentos reformados de 33 m² a 323 m² em bairros nobres de São Paulo, como Moema, com infraestrutura totalmente renovada (elétrica, hidráulica, piso e acabamentos). 

Os imóveis têm garantia de um ano e manual de construção, apresentando as modificações realizadas na reforma de apartamento. Conheça todos os nossos apartamentos à venda em Moema e tire suas dúvidas sobre mercado imobiliário no nosso blog.