O que é um apartamento de luxo e quais as características?

Compartilhar a notícia

Tecnologia de ponta, ótima localização, ambientes planejados e salas de estar de luxo são algumas das vantagens de morar em um apartamento Classe A

18 de julho de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 23 de agosto de 2023 7 min de leitura

Conforto, elegância, planejamento e qualidade de vida são os quatro pilares da construção de um apartamento de luxo. Imóveis de Classe A são desenvolvidos pelos melhores especialistas do mercado imobiliário, que unem o que existe de mais avançado na tecnologia de casas, arquitetura, design e engenharia.

Além de aprimorar o conceito de qualidade de vida, o mercado imobiliário de luxo se mantém aquecido. O setor imobiliário paulistano tem se recuperado nos últimos meses com destaque para a compra e venda de imóveis de luxo. 

Mas, o que define um imóvel de alto padrão? Há algumas características exclusivas desse tipo de construção que estão presentes em todas as etapas do projeto de construção. Salas de estar de luxo, planta planejada e tecnologia de ponta são algumas delas.

O que é um Apartamento de Luxo?

A definição do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas define como Classe A, famílias com renda mensal superior a R$11.262 mensais, cerca de 11 salários mínimos. São elas que consomem os mais variados tipos de produto do mercado de alto padrão e têm acesso ao que há de mais novo e exclusivo a venda. 

Em relação ao mercado imobiliário, isso não é diferente. Apartamentos de luxo são reconhecidos pelo bom gosto e sofisticação em todos os detalhes, desde o primeiro desenho da planta até a implantação dos últimos detalhes do acabamento.

Novidades tecnológicas para casa

apartamento-de-luxo-alameda-casa-branca-loft
Sala de estar ampla e iluminada, com vista privilegiada para a cidade.

O avanço tecnológico vem ocupando cada vez mais espaço no nosso cotidiano. O conceito de Casa do Futuro define quais e como as novas tecnologias entrarão nas nossas casas. Elas vêm em formato de equipamentos modernos, que dinamizam e facilitam os afazeres domésticos, nos dando mais tempo para aproveitar o lar, ou ampliar as opções de lazer nas horas livres. 

Conectividade é uma das palavras-chave quando falamos em casas do futuro. Hoje é possível controlar praticamente todos os equipamentos da casa através de comandos de voz ou celular. Tudo pode estar conectado: geladeiras, televisão, equipamento de som, iluminação e até o fogão ou sofá.

Sustentabilidade também é um ponto forte quando falamos de tecnologia para casas. É possível pensar em materiais de construção de baixo impacto ambiental e equipamentos otimizados que reduzem o consumo de energia.

Anúncios

Localização privilegiada

apartamento-de-luxo-alameda-campinas-loft
Extremamente ampla e iluminada sala de estar com decoração exclusiva e ótima vista para a cidade.

A localização é uma dos principais pontos que definem se um imóvel pode ou não ser de luxo. Os fatores que definem uma boa localização levam em conta se o imóvel é construído em um local de fácil acesso ou próximo ao centros urbanos e empresariais; áreas de lazer e cultura no entorno, como parques, shoppings, centros culturais, museus, clubes etc.; entorno com ruas arborizadas e com boa manutenção.

Há, claro, aqueles que preferem construir recantos mais distantes dos grandes centros, com o intuito de se aproximar mais da natureza ou de áreas com menos movimento e neste caso, a região onde os imóveis estão instalados geralmente diz muito sobre a valorização ou não do imóvel.

Na cidade de São Paulo, essas características de qualidade citadas anteriormente fazem com que tais construções tenhas os m² mais caros da região. Podendo chegar a custar R$16,478 em bairros como Vila Nova Conceição. Esses imóveis costumam estar localizados em bairros nobres ou com altas taxas de IDH.

Acabamento de alta qualidade

Apartamentos de luxo em São Paulo ou em qualquer outra cidade são construídos e finalizados com os melhores materiais de construção, agregando beleza, qualidade e durabilidade ao imóvel. É comum encontrar acabamentos que utilizem mármore, madeiras nobres, como Catuaba, Argelim, Ipê, Cedrinho, Cambará, Cumaru, Garapeira e Guariuba, granito, ônix, porcelanatos e aço cromado. 

Além disso, a preocupação com a privacidade é outro ponto forte desses imóveis. Para dar conforto aos moradores, é comum encontrarmos apartamentos revestidos com isolamento acústico.

Ao comprar um apartamento do portfólio da Loft, entregamos uma garantia do imóvel que contém todas as informações e características dos materiais utilizados nas nossas reformas. Todo imóvel vendido em nosso site passa por um rigoroso processo de avaliação e reforma que seguem todas as características de construção de imóveis de alto padrão.

Decoração elegante e inteligente

apartamento-de-luxo-alameda-franca-loft
Sala de estar com decoração industrial.

A decoração de apartamentos de luxo são feitas por designers e arquitetos renomados e conhecidos no mercado imobiliário. Ela é desenvolvida a fim de otimizar os espaços com elegância e inteligência, deixando os ambientes aconchegantes e práticos.

Assim como o mundo da moda, há tendências de decoração em alta que são levadas em consideração na hora de decorar esses imóveis. Entre elas estão a decoração clássica, decoração contemporânea e a decoração industrial, sobre as quais já falamos aqui no blog.

Área de lazer completa com infraestrutura e serviços

apartamento-de-luxo-alameda-franca-139-loft
Outro exemplo de decoração industrial aplicada na cozinha.

Condomínios com áreas de lazer que oferecem os mais variados tipos de infraestrutura e serviço também são comuns em imóveis de luxo. É possível encontrar condomínios que oferecem serviços de spa, piscinas variadas, academia, lojas e até serviços de concierge e manobristas.

Segurança rigorosa

É comum a apartamentos de alto padrão possuir diversas camadas de segurança. Câmeras espalhadas em pelas áreas de uso comum, seguranças, identificação eletrônica e sistemas de alarme sofisticados e eficientes, tudo em prol do conforto de seus moradores.

Como são feitas as plantas de apartamentos de luxo

apartamento-de-luxo-alameda-joaquim-eugenio-de-lima-loft
Ambientes divididos em mais de um espaço. Nesse apartamento, a sala de estar também conta com espaço para TV e sala de jantar.

Espaços otimizados e com planejamento inteligente, que permite melhor proveito do ambiente, dos móveis e modificações futuras, são pontos fundamentais em plantas de apartamentos de luxo

Uma planta inteligente, além de completa e bem desenhada, pode transformar a relação do morador com os espaços da casa, sendo capaz de dar conforto, bem-estar, tranquilidade e, ao mesmo tempo, atender à todas as necessidades do dia a dia. Ela inclui parte dos acabamentos, como materiais utilizados e propósito e projeto de iluminação (lustres, spots, arandelas etc.).

Em relação ao acesso e áreas de uso comum, as plantas garantem a sensação de exclusividade e privacidade do morador, e pode incluir desde elevadores particulares a garagens privativas.

A sala de estar de luxo: o cômodo de apresentação o apartamento

apartamento-de-luxo-alameda-itu-loft
Espaços amplos, confortáveis e com variados tipos de sofás são comuns em imóveis de alto padrão.

A sala de estar é o cômodo mais valorizado em apartamentos de luxo, pois é também o cartão de visita das casas. É o ambiente principal e costuma ser, também, o mais frequentado do apartamento.

apartamento-de-luxo-rua-tabapua-loft
Outro exemplo de sala de estar com espaços divididos e aconchegantes.
apartamento-de-luxo-alameda-itu-745-loft
Quarto para casal iluminação natural e artificial planejada.

A Loft te ajuda a encontrar um apartamento de luxo em SP

A Loft te ajuda a encontrar o apartamento dos seus sonhos e garante qualidade e durabilidade na sua aquisição. Confira nossos apartamentos à venda em São Paulo no nosso site!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.