Apartamento por assinatura? Entenda essa nova tendência

Compartilhar a notícia

06 de janeiro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de junho de 2022 7 min de leitura
apartamento-por-assinatura

Uma nova tendência vem dando as caras no mercado imobiliário no Brasil: a assinatura de imóveis, uma ideia adotada por diferentes empresas e startups. Mas como funciona essa história de alugar um apartamento por assinatura

Nesse artigo, nós vamos te mostrar como funciona a modalidade de aluguel por assinatura, seu custo e o que a torna diferente de um aluguel comum – mostrando ainda algumas questões para manter atenção.

Moradia por assinatura: o que é essa história?

Considerando que o aluguel é um processo muitas vezes burocrático e lento, a moradia por assinatura é um conceito que busca simplificar esse caminho: diferentes empresas oferecem a locação de imóveis já em boas condições e equipados, com contas incluídas, oferta de serviços e sem necessidade de fiador nem de comprovação de renda. Dá para escolher tudo pela internet, inclusive o tempo de permanência.

A ideia de moradia por assinatura não é exclusividade do Brasil. Diferentes países europeus já contavam com serviços do tipo, que oferecem todas as comodidades que você não costuma encontrar em um aluguel tradicional. Um toque diferencial que algumas startups têm é, ao oferecer locações em prédios próprios, incluir serviços extras, como lavanderias, academias, uso de áreas comuns e coworking.

Dá para entender os motivos pelos quais muita gente, especialmente jovens, busca alugar uma casa por assinatura. Um levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe) sobre moradia apontou recentemente que 63% dos entrevistados admitem morar de aluguel com contrato flexível em vez de comprar um imóvel, e 82% dos jovens entre 16 e 24 anos não querem ter o compromisso de financiar a casa própria.

Com a pandemia e o aumento da demanda por mais conforto em casa, a assinatura ganha força entre muita gente que já era propensa a buscar simplicidade no caminho. “O que torna a multifamily property atraente é a facilidade, além da mobilidade e flexibilidade do modelo”, disse ao Estadão o professor Gesner Oliveira, da Fundação Getúlio Vargas. “Estamos deixando de ver a casa como ativo financeiro e entrando na era da Netflix da moradia.”

Aluguel por assinatura: como funciona na prática

Um aluguel por assinatura, na prática, lembra uma estadia de hotel ou serviço de hospedagem – mas com foco em garantir uma moradia com todas as comodidades que você espera encontrar em casa. Em resumo? Se sentindo em casa. É algo que essas empresas especializadas planejam ao ter como público-alvo o jovem adulto.

Diferente das imobiliárias tradicionais, você não precisa comprovar renda nem fornecer aquela documentação mais detalhada. Dá para selecionar tudo diretamente pela internet – fazendo um tour virtual, vendo preços, datas, comodidades e tudo mais. Tudo pago com cartão de crédito. Sem contrato registrado com tempo mínimo de permanência, apenas a prestação do serviço.

Algumas empresas oferecem em seus catálogos de aluguel por assinatura tanto opções mais simples quanto outras mais caras – até mesmo mansões! E, dentro do que você esperaria encontrar, tem móveis, eletrodomésticos, talheres, TV, jogo de cama, entre outros.

No geral, os custos extras que a gente costuma pagar no aluguel, como as contas de sempre e o condomínio, já vão embutidos no preço. Faxinas, reparos e assistência também ficam à disposição, segundo diferentes companhias.

Ah, e quando o assunto é preço, vai geralmente depender da sua estadia mesmo – alguns serviços de aluguel por assinatura, os valores de um aluguel “normal”, mensal, de apartamento vão de R$ 900 a R$ 5.000, segundo uma startup do setor.

Anúncios

Cuidados para se ter ao buscar um apartamento por assinatura

A modalidade de moradia que um apartamento por assinatura oferece é um produto bem interessante pela praticidade que ela oferece. Afinal, além de todas as possibilidades que ela já oferece de estrutura, você pode ainda pedir a renovação da assinatura ou se mudar para outra unidade, dependendo das suas necessidades.

No entanto, é importante estar atento e ter cuidado com algumas coisas que podem acabar surpreendendo os desavisados, principalmente no que se refere a preços:

  • O serviço de aluguel por assinatura é um produto que, por oferecer bastante flexibilidade e comodidade, pode acabar saindo bem mais caro. Isso pode pesar se você tiver planos de ficar alugando por períodos mais longos;
  • Atenção sempre ao tamanho dos imóveis! Muitos apês ou estúdios em áreas nobres que têm preços aparentemente vantajosos são, na verdade, espaços muito pequenos que podem se mostrar claustrofóbicos e pouco práticos;
  • Vale ver se os serviços extras que você está de olho em alguma plataforma de assinatura têm custos extras ou não, e o quanto eles encarecem a estadia;
  • Atenção aos planos! Um aluguel tradicional, mediado por imobiliárias como à moda antiga, pode te permitir até condições como alugar com opção de compra. Se você está de olho em ter o apê próprio e parar de pagar aluguel dentro de não muito tempo, a assinatura limita essas possibilidades.

A chave, segundo especialistas da área, é planejar, calcular e ver o que realmente te importa para o aluguel que você está buscando!

Prefere investir no seu futuro? Pense em financiar seu próprio apê

Em momentos da vida em que ainda não temos tantas certezas sobre o futuro que estamos buscando, ou que ainda não temos condições de tocar planos mais ambiciosos, o aluguel permite que não precisemos fazer grandes planejamentos de longo prazo. Por outro lado, quem tem imóvel próprio garante nunca mais ter que pagar aluguéis caros, evita ficar se mudando ou negociando valores e pode tocar planos de vida maiores. Haja vantagens!

Financiar um apê próprio pode ser justamente o caminho que você estava buscando: sem pagar valores muito altos, você arca pouco a pouco com o financiamento e já garante pra agora mesmo um lugar para morar a vida toda. E se você precisa da comodidade de alguém que te ajude a conseguir navegar pelo caminho, procure uma consultoria especializada em financiamento imobiliário!

Por exemplo, escolhendo um apê do catálogo da Loft, você tem a assistência integral da nossa consultoria de financiamento imobiliário – super especializada e dedicada integralmente a você. Olha só o que a gente te proporciona: 

  1. Acesso a suporte gratuito, mesmo não sendo um cliente prévio da Loft;
  2. Garantia de oferta das melhores taxas disponíveis no mercado de acordo com seu perfil – você deixa de precisar procurar bancos individualmente para avaliar as melhores condições do mercado;
  3. Auxílio na resolução de possíveis entraves da operação de crédito e explicações sobre cada etapa do processo;
  4. Agilização do financiamento imobiliário, com segurança e suporte em cada passo por nossa equipe;
  5. Documentação garantida de uma só vez, deixando toda a burocracia do processo de financiamento na mão de especialistas, sem nem precisar sair de casa.

Garanta seu apê sem dores de cabeça: compre e financie com a Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.