apartamento-sustentavel

6 dicas para praticar a sustentabilidade no seu apartamento

5 MINUTOS DE LEITURA

Ter um apartamento sustentável é mais simples do que parece e não envolve um grande investimento de dinheiro; saiba como neste artigo!

O dia a dia agitado, muitos prédios e a grande circulação de carros e pessoas costumam passar uma imagem pesada das grandes cidades. Apesar desses pontos existirem em uma metrópole, você pode criar o seu próprio ritmo de vida mesmo em uma cidade como São Paulo e ir além quando o assunto é consumo consciente em casa.

A conexão com o meio ambiente é algo muito particular, tem quem ame plantas e queira ter uma urban jungle no apartamento, tem quem prefira praticar exercícios ao ar livre todos os dias, tem quem decide montar uma casa inteligente e sustentável com soluções de automação residencial. Todas as opções são válidas e, a seguir, vamos te mostrar algumas maneiras de ter hábitos sustentáveis dentro de casa.

Dicas para tornar o seu lar mais eco-friendly

A importância de trazer questões ecológicas para dentro da nossa rotina é latente. Todos os dias, um novo impacto do aquecimento global e das escolhas de consumo da humanidade colocam a natureza à prova. Estar atento a soluções sustentáveis para tornar seu apartamento um local de consumo consciente é cada vez mais uma obrigação de cidadania.

Com isso em mente, separamos seis dicas para transformar seu lar em um apartamento sustentável. E o melhor: tem muita coisa que dá para mudar no seu apê sem gastar dinheiro ou recorrer a reformas!

1) Economize recursos naturais

Um apartamento sustentável deve fazer melhor uso dos recursos naturais e economizar com soluções fáceis e baratas, a exemplo da iluminação com lâmpadas de LED.

2) Use a tecnologia a seu favor

A automação residencial permite trazer a tecnologia para dentro de casa em grande estilo e é uma aliada do consumo consciente. É possível instalar sensores de movimento, que irão ligar as lâmpadas apenas quando detectarem a presença de alguém. 

Controles por voz para ligar e desligar lâmpadas, além de torneiras e descargas com tecnologia de economia de água são ótimos para apartamentos. Quem mora em uma casa ou tem uma casa de campo, por exemplo, pode investir também em painéis solares para gerar energia limpa.

3) Separe o lixo para reciclagem

Muitos condomínios já praticam a separação de lixo, com recipientes separados para os recicláveis, o lixo orgânico e, às vezes, para vidro, pilhas e óleo de cozinha. Caso o seu prédio ainda não tenha aderido à prática, vale levar a sugestão ao síndico e à assembleia de condomínio. Já publicamos um artigo sobre como separar o lixo aqui no blog para te ajudar!

Você também pode fazer a separação de forma independente e descartar o lixo em locais dedicados a isso, como os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), ou pedir à prefeitura da sua cidade para ser incluído na rota de coleta seletiva. Em São Paulo, a Prefeitura é parceira de empresas e cooperativas para a coleta, e existe ainda o projeto Recicla Sampa.

4) Atente-se às compras não necessárias

O desafio de comprar só o que precisa é grande, afinal, você é bombardeado por anúncios em todos os lugares. Mas você pode começar a diminuir o consumo em casa pelos itens de supermercado. Observe os hábitos da sua família e calcule as quantidades ideais de alimentos e outros produtos, para evitar o desperdício. Outra dica é utilizar ecobags quando for às compras, reduzindo o uso de sacolas plásticas.

comida-organica
Diminuir o consumo de plástico utilizando ecobags é uma ótima prática sustentável

5) Utilize mais escadas, menos elevador

Ao ler esse título, você pode ter pensado: “Ah, mas eu moro no sexto andar!”. É verdade que fica mais difícil se você mora em um andar mais alto, mas não precisa ser uma regra diária. Comece utilizando as escadas para descer e, quem sabe, para subir aos fins de semana ou nos dias em que não está carregando muitas coisas. Fará bem à saúde e ao consumo de energia elétrica do condomínio.

6) Tenha plantas em casa

As plantas são velhas conhecidas do bem-estar. Elas auxiliam na diminuição do estresse e da temperatura da casa, além de purificarem o ar através da fotossíntese. Sem contar que são ótimos artigos de decoração, concorda? Investir em plantas para apartamento pode te conectar à natureza, entendendo seus ciclos e o quanto somos parte do mesmo todo. 

Aproveite ainda para ter uma horta em apartamento! Isso te ajuda a consumir menos, já que você não vai desperdiçar todo aquele resto do maço de manjericão do mercado, e ainda pode estimular outra prática sustentável no futuro: ter uma composteira em casa.

Que tal morar perto do trabalho?

O deslocamento entre a casa e o trabalho é um grande agente de poluição, além de fonte de estresse pelas horas gastas no trânsito. É por isso que cada vez mais pessoas estão buscando morar perto do trabalho. Fazer o trajeto a pé, curtindo as ruas do bairro, alivia a tensão da rotina e permite economia de tempo e de dinheiro.


Se você busca um apê em São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte, dá para contar com a ajuda da Loft em todo o processo, desde a busca, passando pelas visitas, burocracia de documentação e até financiamento imobiliário. Nossos times jurídico e de vendas, além dos corretores parceiros, estão em sintonia para tornar o seu apartamento dos sonhos uma realidade. Encontra já o seu novo apê

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter