Apartamento térreo: vantagens e desvantagens de morar nesse andar

apartamento-terreo
Tempo de leitura: 4 minutos

Apartamentos localizados no andar mais baixo dos edifícios sofrem com o mito de que são desvantajosos; área externa e melhor acessibilidade são boas razões para comprar um apartamento térreo.

Nesse artigo você encontra:

  • Definições comuns à apartamentos térreos
  • Vantagens de morar em um apartamento no primeiro andar
  • Desvantagens de morar em um apartamento no primeiro andar

Quando conversamos com amigos e familiares sobre questões relacionadas à moradia, alguns mitos sempre vêm à tona. Um deles é o de que morar em apartamento térreo ou no primeiro andar é algo desvantajoso. Por isso, neste artigo, vamos explicar as características de um apartamento térreo e quais são as vantagens de morar em um.

É importante pontuar que qualquer imóvel vai ter pontos favoráveis e desfavoráveis, seja ele um apartamento térreo, no meio do edifício ou uma cobertura. Comprar um apartamento é uma decisão que precisa atender as prioridades de quem vai morar. Ou seja, o que é bom para um comprador pode não ser o ideal para outro.

Avaliar os custos e os benefícios de cada imóvel é parte essencial da compra. Dar este salto exige análise de prioridades. Para quem busca independência e está começando com investimentos e patrimônio, é importante estar atento às diferentes oportunidades do mercado imobiliário. Um bom negócio pode significar uma mudança de patamar de vida.

apartamento-terreo-jardim
Os jardins podem garantir privacidade e um bela vista para apartamento térreo

Apartamento térreo: como definir um

O apartamento térreo, muitas vezes chamado de apartamento tipo casa, é aquele imóvel que fica no mesmo nível da entrada do prédio. Quando há mais de uma unidade, elas são separadas do hall social do edifício, embora estejam no mesmo andar.

O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Distrito Federal (Creci-DF) explica que apartamento térreo também é conhecido por “Giardino ou Garden”. Segundo a entidade, este tipo de imóvel é muito procurado por compradores que desejam mudar de uma casa para um apartamento.

“Estes tipos ficam no térreo do prédio e por isso podem possuir quintal ou jardim. Em alguns casos podem possuir churrasqueira, forno de pizza e até piscina”, afirma o Creci-DF.

LEIA TAMBÉM: Saiba definir o tamanho do apartamento ideal para você

Quem disse que apartamento no primeiro andar é ruim?

Dizer que um imóvel no térreo ou um apartamento no primeiro andar é ruim é um mito antigo. Como qualquer unidade no edifício, é claro que esses dois tipos também têm suas desvantagens. Mas há inúmeras vantagens também, como destacamos a seguir:

– Melhor acessibilidade: por estarem localizados logo na entrada do edifício, o acesso ao apartamento é mais fácil, inclusive na hora da mudança. Se o elevador parou de funcionar ou se o prédio não tem um, você certamente vai agradecer por não precisar subir tantos lances de escada.

– Preço: quanto mais para baixo do edifício, caso a unidade não tenha uma grande área externa, maior a tendência de você conseguir fechar negócio por um valor mais baixo.

Vizinhos: quem mora no primeiro ou no último andares não tem vizinhos embaixo ou em cima. Isso significa que nenhum vizinho vai reclamar caso você precise arrastar alguns móveis em casa.

– Área externa: é no térreo que você vai conseguir ter uma boa área externa para o seu apartamento. Espaço para fazer o que a sua imaginação mandar: uma churrasqueira, uma estufa de plantas, um prolongamento da sala ou um ambiente para fazer refeições ao ar livre.

Crianças: apartamento térreo pode ser muito interessante para quem tem crianças em casa. Como não a unidade não é alta, a preocupação com as janelas é menor.

LEIA TAMBÉM: Se pretende comprar Imóvel direto com o proprietário, leia antes esse artigo

A Loft tem apartamentos do térreo à cobertura nos melhores bairros de São Paulo, como Higienópolis e Pinheiros, para quem deseja estar perto de parques com áreas de lazer para toda a família. Também há opções de imóveis no Rio de Janeiro.

Morar no primeiro andar é bom, mas tem desvantagens

Como tudo na vida tem seus prós e contras, morar no primeiro andar é bom, mas pode ter desvantagens. Veja:

– Vista: por estar no andar mais baixo, você não vai ter acesso a uma vista panorâmica, como pode ocorrer com outras unidades. No entanto, caso seu edifício tenha alguma área verde, você vai ter uma bela vista.

– Barulho: por estar próximo à entrada do prédio, quem mora no apartamento térreo ou no primeiro andar pode ouvir ruídos da entrada e da saída de moradores. Isso pode ser evitado escolhendo unidades que não estejam localizadas perto de salões de festas e playgrounds.

– Iluminação: caso o edifício esteja muito próximo a outros, o apartamento térreo, também chamado de primeiro andar, pode ter menos iluminação do que outras unidades. 

– Privacidade: na hora de escolher um apartamento térreo, preste atenção se as janelas estão em frente a alguma rota de passagem dos moradores do edifício para garantir mais privacidade.
Os imóveis da Loft têm opção de reforma, para que possam ser feitos ajustes na planta e para dar mais conforto e privacidade aos moradores. Confira nossos apartamentos à venda e acompanhe as principais informações sobre mercado imobiliário no blog!