Apartamento térreo: vantagens e desvantagens de morar nesse andar

Compartilhar a notícia

Apartamentos localizados no andar mais baixo dos edifícios sofrem com o mito de que são desvantajosos; área externa e melhor acessibilidade são boas razões para comprar um apartamento térreo.

12 de setembro de 2020

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de agosto de 2023 5 min de leitura
apartamento-terreo

Quando conversamos com amigos e familiares sobre questões relacionadas à moradia, alguns mitos sempre vêm à tona. Um deles é o de que morar em apartamento térreo ou no primeiro andar é algo desvantajoso. Por isso, neste artigo, vamos explicar as características de um apartamento térreo e quais são as vantagens de morar em um.

É importante pontuar que qualquer imóvel vai ter pontos favoráveis e desfavoráveis, seja ele um apartamento térreo, no meio do edifício ou uma cobertura. Comprar um apartamento é uma decisão que precisa atender as prioridades de quem vai morar. Ou seja, o que é bom para um comprador pode não ser o ideal para outro.

Avaliar os custos e os benefícios de cada imóvel é parte essencial da compra. Dar este salto exige análise de prioridades. Para quem busca independência e está começando com investimentos e patrimônio, é importante estar atento às diferentes oportunidades do mercado imobiliário. Um bom negócio pode significar uma mudança de patamar de vida.

O que é Apartamento térreo?

O apartamento térreo, muitas vezes chamado de apartamento tipo casa, é aquele imóvel que fica no mesmo nível da entrada do prédio. Quando há mais de uma unidade, elas são separadas do hall social do edifício, embora estejam no mesmo andar.

O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Distrito Federal (Creci-DF) explica que apartamento térreo também é conhecido por “Giardino ou Garden”. Segundo a entidade, este tipo de imóvel é muito procurado por compradores que desejam mudar de uma casa para um apartamento.

“Estes tipos ficam no térreo do prédio e por isso podem possuir quintal ou jardim. Em alguns casos podem possuir churrasqueira, forno de pizza e até piscina”, afirma o Creci-DF.

Quem disse que apartamento no primeiro andar é ruim?

apartamento-terreo-jardim
Os jardins podem garantir privacidade e um bela vista para apartamento térreo

Dizer que um imóvel no térreo ou um apartamento no primeiro andar é ruim é um mito antigo. Como qualquer unidade no edifício, é claro que esses dois tipos também têm suas desvantagens. Mas há inúmeras vantagens também, como destacamos a seguir:

Anúncios

Melhor acessibilidade

Por estarem localizados logo na entrada do edifício, o acesso ao apartamento é mais fácil, inclusive na hora da mudança. Se o elevador parou de funcionar ou se o prédio não tem um, você certamente vai agradecer por não precisar subir tantos lances de escada.

Preço

Quanto mais para baixo do edifício, caso a unidade não tenha uma grande área externa, maior a tendência de você conseguir fechar negócio por um valor mais baixo.

Vizinhos

Quem mora no primeiro ou no último andares não tem vizinhos embaixo ou em cima. Isso significa que nenhum vizinho vai reclamar caso você precise arrastar alguns móveis em casa.

Área externa

É no térreo que você vai conseguir ter uma boa área externa para o seu apartamento. Espaço para fazer o que a sua imaginação mandar: uma churrasqueira, uma estufa de plantas, um prolongamento da sala ou um ambiente para fazer refeições ao ar livre.

Crianças

Apartamento térreo pode ser muito interessante para quem tem crianças em casa. Como não a unidade não é alta, a preocupação com as janelas é menor.

Desvantagens do Apartamento Térreo

Como tudo na vida tem seus prós e contras, morar no primeiro andar é bom, mas pode ter desvantagens. Veja:

Vista

Por estar no andar mais baixo, você não vai ter acesso a uma vista panorâmica, como pode ocorrer com outras unidades. No entanto, caso seu edifício tenha alguma área verde, você vai ter uma bela vista.

Barulho

Por estar próximo à entrada do prédio, quem mora no apartamento térreo ou no primeiro andar pode ouvir ruídos da entrada e da saída de moradores. Isso pode ser evitado escolhendo unidades que não estejam localizadas perto de salões de festas e playgrounds.

Iluminação

Caso o edifício esteja muito próximo a outros, o apartamento térreo, também chamado de primeiro andar, pode ter menos iluminação do que outras unidades. 

Privacidade

Na hora de escolher um apartamento térreo, preste atenção se as janelas estão em frente a alguma rota de passagem dos moradores do edifício para garantir mais privacidade.

Apartamentos Térreo com a Loft

Os imóveis da Loft têm opção de reforma, para que possam ser feitos ajustes na planta e para dar mais conforto e privacidade aos moradores. Confira nossos apartamentos à venda e acompanhe as principais informações sobre mercado imobiliário no blog!

A Loft tem apartamentos do térreo à cobertura nos melhores bairros de São Paulo, como Higienópolis e Pinheiros, para quem deseja estar perto de parques com áreas de lazer para toda a família. Também há opções de imóveis no Rio de Janeiro.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.