Dicas de como fazer uma área de serviço decorada e funcional

6 MINUTOS DE LEITURA

A área de serviço não precisa ser apenas dedicada à limpeza e organização; veja dicas de como criar um ambiente de estar neste espaço

É possível que você não tenha imaginado que este dia ia chegar, mas a área de serviço vem ganhando força como um ambiente de estar nas casas e apartamentos. Uma curiosidade que serve de exemplo para o novo momento da área de serviço foi a sua utilização durante o isolamento social causado pela pandemia de covid-19.

Muitas pessoas recorreram à área de serviço para tomar banhos de sol nos intervalos do trabalho em esquema home office. Faça o teste: quantos amigos seus postaram imagens nas redes sociais instalados na área de serviço para um momento de bem-estar? 

Se a resposta foi pelo menos uma pessoa, isso já prova que esse ambiente não precisa ser usado apenas para armazenar produtos de limpeza. Por esta razão, vamos explicar como fazer uma área de serviço de acordo com as funções que você gostaria que o espaço tivesse e com a planta do seu imóvel.

Quais as funções e como ter uma área de serviço planejada?

Uma área de serviço simples e organizada é capaz de fazer milagres na rotina da casa. Isso porque é na área de serviço que são guardados produtos e acessórios de limpeza, além de abrigar a lavadora de roupas e, comumente, ao menos um varal de teto para secar as peças, caso não haja uma secadora. A área de serviço planejada geralmente recebe marcenaria, com um armário de área de serviço preparado até para vassouras e rodos.

Algumas outras funções têm aparecido nas últimas décadas para mudar a forma de como fazer uma área de serviço. O ambiente pode ser anexado à cozinha e abrigar uma bancada de apoio ou uma mesa. Também pode ser transformado em um espaço de lazer e contemplação, com um jardim vertical ou uma horta para apartamento, se houver boa incidência de sol. 

area-de-servico
O jardim vertical é uma maneira simples de transformar a área de serviço

Leia mais: Por que é mais fácil comprar apartamento com a Loft?

Encontre o modelo de área de serviço ideal

É claro que existem as limitações da planta do imóvel, mas é possível contornar muitos entraves aparentes se você usar a criatividade – e, se possível, contar com a ajuda de um arquiteto. Separamos os modelos de área de serviço mais comuns para que você possa identificar a sua e colocar algumas soluções em prática:

1) Área de serviço simples: este modelo é o mais comum e pode-se dizer que é onde todos os outros começam. Uma área de serviço simples possui um tanque para roupas e uma saída de água para a lavadora, além de um espaço livre para montagem de varal ou armários. Para aproveitar todos os espaços, o melhor é instalar uma marcenaria planejada e uma bancada de apoio.

2) Área de serviço pequena: aquela que conta apenas com o espaço para um tanque e para a lavadora de roupas. Pode ser otimizada com o uso de prateleiras e armários aéreos.

3) Área de serviço com cozinha: também conhecida como área de serviço integrada, ela é uma continuação da cozinha e pode ser aberta ou separada apenas por uma divisória de vidro. O ideal é que seja organizada com armários planejados, para não deixar nenhuma bagunça aparente, já que pode ser vista de outros cômodos da casa.

4) Área de serviço externa simples: este tipo é comum em casas ou apartamentos que possuem uma área descoberta. Com uma boa reforma, podem abrir espaço para mais ambientes, como uma área de churrasqueira.

5) Área de serviço moderna: apartamentos novos ou reformados já costumam preferir esse modelo de área de serviço, pois nele todos os itens ficam embutidos. A lavadora pode ser instalada por trás de um painel de marcenaria, para que não fique aparente quando não estiver em uso.

Faça a decoração da área de serviço de forma prática

Ter uma área de serviço organizada pode ainda ser sinônimo de um espaço cheio de estilo. A decoração da área de serviço é capaz de transformar uma lavanderia simples em um ambiente de estar, com plantas e até um cantinho para tomar um banho de sol.

Para otimizar o espaço e otimizar o planejamento de como decorar a área de serviço, alguns móveis podem ajudar: 

– Armários multiuso para guardar produtos de limpeza, vassouras e rodos;

– Caixas organizadoras, que servem para armazenar prendedores de roupa, escovas e esponjas de limpeza, utilidades para jardinagem e até ferramentas, como parafusos e pregos;

– Bancada de serviço: útil para separar e dobrar roupas;

– Prateleiras: para quem tem pouco espaço disponível, verticalizar é a melhor saída, e as prateleiras podem servir para guardar objetos e produtos ou para criar um jardim vertical.

Outras ideias para área de serviço incluem uma cadeira ou poltrona para área externa, caso você possua um espaço maior e ensolarado. Um carrinho para acomodar acessórios de jardinagem também deixa o ambiente mais aconchegante, além de vasos de planta no chão e nas prateleiras. Assim, a área de serviço pode se tornar um apoio para descansar enquanto cozinha ou, até mesmo, fazer as vezes de varanda gourmet (caso o apartamento não possua).

Em busca do seu novo apê? 

A Loft pode te ajudar a encontrar a melhor oportunidade de negócio para cada momento da sua vida, inclusive no início da vida a dois. No site você encontra apartamentos à venda em algumas das maiores cidades do Brasil para iniciar um novo momento com sua família. Confira nossos apês e agende uma visita presencial ou virtual!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter