Descubra o que é aromaterapia e aplique a técnica no seu lar

aromaterapia
Tempo de leitura: 4 minutos

Por meio de aromas e óleos essenciais, é possível transformar sua casa em um espaço relaxante para reenergizar o corpo e a mente com a aromaterapia

Já sabe o que é aromaterapia? Como o próprio nome sugere, trata-se de uma terapia com aromas. A prática é conhecida por seus inúmeros benefícios à qualidade de vida, como combate ao estresse e à ansiedade, aumento da sensação de bem-estar e regeneração física e mental.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre o que é aromaterapia, além de dar dicas de como aplicar a técnica no seu lar. Entenda ainda o que são os óleos essenciais e a importância de sempre utilizar produtos de qualidade para atingir o resultado desejado. 

Aromaterapia: o que é?

Cada vez mais tem se falado sobre aromaterapia, o que é que ela traz de bom e por que utilizá-la no seu dia a dia. Para começar a explicar o que é aromaterapia, é importante dizer que se trata de uma técnica terapêutica do ramo da fitoterapia. Essa especialidade utiliza as propriedades de óleos essenciais para regeneração física e mental e aumento da sensação de bem-estar.

“As culturas mais antigas valorizavam os benefícios terapêuticos dos óleos de plantas aromáticas. A antiga literatura védica da Índia e os textos históricos da medicina chinesa documentam a importância dos óleos aromáticos para a saúde e para a espiritualidade. Registros procedentes do Oriente mostram que destilarias primitivas já eram empregadas há 5 mil anos, embora provavelmente produzissem loções em vez de óleos essenciais”, diz o site BioEssência.

Os óleos essenciais são provenientes de plantas medicinais. Essas substâncias são naturais, diferente das essências, que são produzidas em laboratórios apenas para imitar o mesmo aroma de óleos essenciais.

LEIA TAMBÉM: Contratar um decorador ou montar você mesmo a nova casa?

Cada óleo tem uma função, por isso é importante saber o que você quer tratar antes de comprar o mais adequado. Há aqueles que melhoram a insônia, outros que ajudam com a ansiedade e os que promovem limpezas no organismo. Geralmente, basta usar apenas uma gota do óleo por vez, já que são muito concentrados.

O preço dos produtos varia, há opções de 20 reais e outras que custam mais de cem reais. A diferença de valor tem a ver com a quantidade de plantas ou flores necessárias para a extração do óleo.

Entenda mais sobre aromaterapia com as dicas de Nátaly Neri


O que é aromaterapia residencial e como utilizá-la?

De acordo com a Casa Vogue, a aromaterapia surgiu na França em 1928. Nos últimos anos, se tornou cada vez mais popular no ambiente doméstico. “Os óleos essenciais são moléculas aromáticas de plantas, que têm ativos químicos que proporcionam a sensação de bem-estar”, afirmou Márcia Rissato, terapeuta floral e aromaterapeuta, em entrevista à Casa Vogue.

Como mencionamos anteriormente, os óleos essenciais são extraídos de plantas e podem ser utilizados para “estimular os nervos do nariz e enviar sinais ao cérebro para alcançar um objetivo — seja ele animar, relaxar ou combater a dor — pela inalação ou absorção da pele”, diz o portal Metrópoles.

Para aplicar a técnica da aromaterapia em casa, é possível escolher entre diversas opções, como:

1) Vaporizador/difusor;

2) Aromatizador de ambientes;

3) Banhos de imersão;

4) Borrifar objetos com spray, como travesseiros e almofadas;

5) Inalação.

É importante lembrar que os óleos essenciais não devem ser utilizados em grandes quantidades. Geralmente, você deve diluir uma ou duas gotas do óleo em água e depois aplicar em vaporizadores, sprays e aromatizadores de ambientes. Caso vá utilizar o óleo em um objeto pessoal, como um colar específico para este fim, uma gota do óleo escolhido é o suficiente.

aromaterapia-oleos-essenciais
Basta diluir uma gota do óleo essencial em água e colocar a solução em um difusor para praticar a aromaterapia em casa

LEIA TAMBÉM: Acerte nas cores para sala e traga mais energia para seu apartamento

A seguir, confira uma seleção de 12 plantas e ervas, feita pelo jornal Gaúcha Zero Hora, cujos óleos essenciais podem ser usados para aromaterapia em casa:

1) Alecrim: indicado para estafa e cansaço mental. Ótimo para a concentração e o foco. Não deve ser usado por hipertensos e epilépticos devido a suas qualidades estimulantes.

2) Capim-limão: combate a insônia e a ansiedade, e alivia a fadiga mental e o estresse.

3) Cedro-atlas: tônico para o sistema nervoso, respiratório e glandular. Produz um relaxamento profundo e acalma a ansiedade. Muito utilizado para estimular a meditação. Contraindicado durante a gravidez e para pessoas epiléticas.

4) Citronela: desodorizador e purificador, repelente de insetos e antisséptico. Deve ser evitado na gravidez.

5) Bergamota: indicado para perda de apetite, ansiedade, depressão e estresse. Evite contato com a pele por conta da fototoxicidade.

6) Eucalipto: antisséptico, expectorante e estimulante do sistema respiratório, também é purificador do ar.

7) Gerânio: indicado para TPM, menopausa e depressão.

8) Hortelã-pimenta: descongestionante, analgésico, tônico e estimulante, traz clareza aos pensamentos. Contraindicado durante a gravidez e a amamentação.

9) Lavanda: analgésico, calmante, relaxante. Ótimo para TPM, menopausa, dores de cabeça e enxaqueca.

10) Melaleuca: estimulante do sistema imunológico e indicado também para dores musculares.

11) Sândalo: acalma a ansiedade e o estresse. Inspira a mente e a meditação. Muito utilizado na prática de ioga.

12) Verbena: em pequenas doses conta com propriedades calmante. Indicado para o nervosismo e a insônia.

+ Morar em São Paulo: baixe o guia com os melhores bairros da cidade

Procurando um novo lar? A Loft pode ajudar!

Procurando um novo apartamento para morar? A Loft vende apartamentos nos melhores bairros de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os apartamentos são entregues decorados de forma neutra, o que amplia o potencial para criar seu refúgio verde em meio à cidade e até decorá-lo seguindo as orientações do Feng Shui para garantir uma atmosfera zen.

É possível entrar em contato com a equipe de atendimento da Loft (o e-mail é tenhointeresse@loft.com.br) para traçar um roteiro de visitas que inclua imóveis com esse potencial – inclusive visitas virtuais. Conheça nossos apartamentos à venda e acompanhe as novidades sobre o mercado imobiliário no blog da Loft!