Assinatura de e-mail: entenda por que vale investir nesta ferramenta

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Parte da estratégia de comunicação do corretor, a assinatura do e-mail é um cartão de visitas digital que vai ajudá-lo a fechar negócios

A importância de seguir as boas práticas de comunicação por e-mail na tratativa do corretor com seu cliente foi abordada pelo blog anteriormente e você pode ver aqui. Nesse artigo vamos focar em um dica valiosa, a otimização da sua assinatura de e-mail.

Um número de telefone errado na assinatura de e-mail, por exemplo, pode causar a perda de um negócio. Escolher a melhor forma de se comunicar com o cliente é o primeiro passo para otimizar as vendas do corretor. Aqui, nós vamos focar na troca de mensagens por email. 

Este tipo de comunicação é menos dinâmico, mas tem a vantagem de respeitar o tempo do cliente e manter uma relação mais profissional, principalmente quando comparado com outros meios, como Whatsapp. O e-mail também é uma ótima ferramenta para envios de informações importantes e que devem ser guardadas por mais tempo pelo cliente, como documentos. Além disso também é uma maneira adequada de se comunicar com clientes mais introspectivos ou que preferem estabelecer uma relação estritamente profissional com seus corretores. 

Uma das dicas é: mande e-mails curtos com os assuntos ou pontos mais importantes destacados. O e-mail também pode ser uma ótima ferramenta para manter sua presença na memória de antigos clientes, que podem indicar seu trabalho para conhecidos. Mandar e-mails esporádicos com novidades para suas listas de clientes é uma ótima opção.

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A top broker Maria Tieppo Scala, da Leardi Jardim América, afirma que “o corretor tem que ser um especialista no assunto”. “Isso prende um cliente, saber exatamente tudo sobre o bairro, sobre os imóveis”, aponta.

Maria Tieppo Scala, no entanto, chama atenção para um detalhe. “Nunca falar de assuntos polêmicos, tipo futebol e religião.”

Por que criar assinatura de e-mail?

Pense na assinatura como se fosse o cartão de apresentação do corretor em formato digital. É lá que vão estar informações essenciais sobre você. Criar assinatura de e-mail personalizada é grátis e não precisa de atualizações frequentes. A não ser, é claro, que informações como número de telefone, endereço profissional e cargo, por exemplo, mudem.

Adicionar a assinatura de e-mail a cada mensagem que você enviar significa ter certeza que os clientes terão como fazer contato com você. E isso é o primeiro passo para um negócio dar certo.

Passo a passo de como fazer assinatura de e-mail

Neste tópico, vamos dar dois exemplos de como fazer assinatura de e-mail. Se a sua conta está hospedada no Gmail, faça o seguinte: abra sua conta e vá até o canto superior direito da tela. Lá, clique em “Configurações” e depois em “Configurações” novamente. Desça a tela até quase o fim e encontre a seção “Assinatura”. Neste espaço, adicione o texto da sua assinatura à caixa.

Você pode formatar a mensagem adicionando uma imagem ou alterando o estilo do texto. Quando terminar, vá até a parte inferior da página e clique em “Salvar alterações”. Se precisar de mais detalhes, veja este artigo.

Caso sua conta esteja hospedada no Outlook, o passo a passo é o seguinte: abra uma nova mensagem de email e vá até o menu “Mensagem”. No item “Assinatura”, clique em “Assinaturas”. Na opção “Selecione a assinatura a ser editada”, escolha “Novo” e, na caixa de diálogo digite um nome para a assinatura. 

Superada esta etapa, vá até “Editar assinatura” e redija a assinatura. O Outlook permite que você altere fontes, cores de fonte e tamanhos, além de alinhamento de texto. Se quiser mais opções para a assinatura de e-mail, clique aqui.

Erros mais cometidos na assinatura de e-mail profissional

Os erros mais cometidos em assinatura de e-mail profissional são deslizes ortográficos e de informação. Muitas vezes, na correria do dia a dia, a falta de atenção acaba pregando peças. A primeira dica, então, é a seguinte: releia pausadamente, pelo menos três vezes, as informações que você está colocando na assinatura do e-mail.

Errar o número do seu telefone ou seu endereço profissional, por exemplo, aumenta muito as chances de perda do negócio. Se o cliente estiver sem tempo (ou paciência) para encontrar o número certo, ele vai acabar procurando outro corretor para ajudá-lo.

Escorregar no português é proibido. Patinar na língua também pode significar uma porta se fechando para você. Afinal, escrever corretamente é uma das sete maneiras de aumentar o poder de persuasão e venda

A assinatura do e-mail precisa ter clareza de informações. Não existe um modelo perfeito, mas é sempre indicado colocar seu nome e um sobrenome, o telefone corporativo, número de celular, o e-mail, o endereço profissional e o cargo. Caso você tenha WhatsApp, o que é altamente recomendável, indique ao lado do número de celular que você pode ser contatado pelo aplicativo. Adicionar Skype e LinkedIn são opcionais.

Alguns corretores gostam de incluir fotos do próprio rosto à assinatura de e-mail. Se você tem uma foto em boa qualidade, com um fundo no estilo 3×4, por exemplo, pode valer a pena inseri-la, vai ajudar o cliente a reconhecê-lo. Caso sua foto esteja desfocada ou outras pessoas apareçam com você, é melhor não usá-la.

Cuidado para não transformar a assinatura do e-mail em um currículo. Adicione informações importantes e que você tem certeza que farão diferença para seu negócio deslanchar.

Por último, mas não menos importante, não escreva frases de cunho religioso ou saudações a clubes de futebol. O email é uma ferramenta profissional, e a forma como os corretores se comunicam com os clientes deve ser feita de maneira estratégica. Investir na assinatura de e-mail é investir em você.

Lembre-se da dica mais importante: na hora de escolher a maneira de se comunicar com seu cliente, fique atento ao perfil de cada um deles.

Não existe uma regra geral que vale para todos os tipos de clientes. Ficar atento às necessidades particulares, conhecer o perfil médio dos compradores e conhecer os meios disponíveis para manter contato são as melhores formas de aperfeiçoar seu trabalho como corretor.

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