6 dicas de atendimento online para corretores de imóveis

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Em tempos de isolamento social, o bom atendimento online faz toda a diferença. Aproveite e afine suas habilidades, que continuarão sempre úteis!

Que os brasileiros adoram a internet, você já sabe, certo? Afinal, como corretor, precisa ficar ligado no celular o dia inteiro, fazendo ligações e videoconferências para mostrar apartamentos da Loft para clientes e respondendo às muitas mensagens de WhatsApp. 

Essa convivência a distância se intensificou substancialmente durante o período de isolamento social causado pela pandemia de coronavírus, o que torna o bom atendimento online uma habilidade profissional ainda mais importante.

A boa notícia é que esse conhecimento continuará sendo útil quando as pessoas voltarem às ruas, visto que o atendimento online veio para ficar, assim como outras tecnologias do mercado imobiliário.

E pode ter um ótimo custo-benefício para os corretores, mesmo nos períodos menos agitados da sazonalidade no mercado imobiliário. Por ser prático e portátil, o atendimento online permite atender clientes praticamente ao mesmo tempo e de forma ágil, solucionando dúvidas, fortalecendo relacionamentos e evitando perder tempo no trânsito a não ser que seja absolutamente necessário. 

Um bom atendimento online, portanto, é capaz de otimizar a experiência do cliente do começo ao fim, aumentando as chances de fidelizá-lo e assim ganhar novos clientes por recomendação. Quer colocar tudo isso em prática? Só ler as dicas abaixo!

6 dicas de atendimento online para corretores

Tenha diversos canais de atendimento online

Não aposte todas as suas fichas em redes sociais, seja no WhatsApp ou nas mensagens de Instagram. Aproveite todas as oportunidades que a internet oferece, como e-mails e uma seção de dúvidas frequentes sobre o mercado e a corretagem. 

Não se engesse, personalize!

Mensagens prontas, enviadas em massa e sem nenhum tipo de ajuste, são fáceis de identificar. E não costumam ser bem recebidas, visto que dão um ar de frieza à interação. 

Por isso, você pode ter um “banco” de mensagens prontas, mas lembre-se de deixar espaços para personalizá-las, de preferência além de apenas ao trocar os nomes. Quando você já conhece seu interlocutor, pode incluir perguntas ou informações específicas para ele (por exemplo: “Lembro que da última vez você estava com um problema no carro, conseguiu consertá-lo?”).

Seja ágil nas respostas (mas sem esquecer de revisar)

Agilidade é a alma do negócio: via de regra, coloque-se no máximo 24h para responder uma demanda. Mais do que isso e os clientes começam a se sentir esquecidos. 

Há, no entanto, alguns cuidados que não devem ser atropelados pela pressa, como seguir bom senso de horário (nada de mandar algo às 3h da manhã) e alinhar o tempo de resposta com seu interlocutor. 

Além disso, sempre revise o conteúdo antes de enviá-lo para corrigir eventuais erros de digitação. Imagine o outro lado: o cliente está considerando você para ajudá-lo a comprar um imóvel de 800 mil reais, uma enorme responsabilidade. Vem um grande erro de português em um e-mail e ele agora fica em dúvida: e se passar um erro desses no contrato? Melhor evitar!

Utilize a linguagem adequada

O corretor de imóveis navega uma linha tênue entre formalidade e informalidade, aproximação e distanciamento, e você sabe disso melhor que ninguém. No entanto, mesmo depois que o cliente se abre e compartilha seus sonhos, trata-se de uma relação profissional. Como atender clientes online envolve manter isso em mente, adaptando uma linguagem respeitosa de acordo com seu estilo.

Vai ter um site? Garanta que ele é responsivo e intuitivo

No linguajar da programação, um site responsivo é aquele que se adapta bem aos dispositivos móveis, como o celular. Você já deve ter se deparado com páginas pouco responsivas, em que as letras que ficam pequenas ou o layout não responde ao clique. É estressante, certo? Assim, quase sempre se perde um cliente.

Outro ponto é garantir que as pessoas consigam navegar intuitivamente pelo site e entrar em contato com você. Deixe claras as opções de atendimento online, seja através de formulários de interesse, chatbots (mais sobre isso abaixo) ou conversas de WhatsApp a um clique de distância. Peça para seus amigos e familiares testarem o site e aproveite o feedback!

Considera ferramentas como chatbots e CRMs

Se seu negócio tiver um volume razoável de visitantes, vale considerar a implementação de um atendimento online automatizado, como chatbots, para ajudá-lo na primeira etapa da prospecção. 

Eles podem ser facilmente incluídos em sites (geralmente em um cantinho da tela, com a pergunta “Posso ajudar?”) e suas respostas são personalizáveis. Além disso, como é praxe na internet, costumam ter um período gratuito de testes.

Outra ferramenta a se considerar são softwares de CRM (Customer Relationship Manager), sistemas de gerenciamento e gestão de clientes que organizam todas as informações e criam métricas para que você encontre os gargalos, como quantos visitantes abandonam sua página ou qual o tempo médio entre mensagem do cliente e sua resposta. 

Leia também: Você conhece o atual perfil do consumidor do mercado imobiliário?

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