O assunto foi Precificação de Imóveis no Loft Talks de agosto

cropped-loft-talks-precificacao-gravacao-1.png
Tempo de leitura: 4 minutos

No dia 27 de Agosto, às 19h, mostramos boas práticas sobre avaliação de imóveis e precificação para lidar com esse que é um dos maiores gargalos no mercado hoje, quais sãos as atitudes mais efetivas e como se preparar para a guinada rumo a otimização do processo de precificação nos próximos anos.

Num mercado onde a especulação é uma prática comum, informações precisas, análises transparentes e histórico de transações de um imóvel são armas importantes para tornar o processo de precificação cada vez menos subjetivo. O objetivo é bastante claro: evitar frustrações por parte de corretores profissionais, compradores e vendedores e, por consequência, concluir mais negociações em menos tempo.

É para debater essas e outras questões que a Loft trouxe o Talk “Tudo sobre precificação de imóveis para aumentar suas vendas”, o programa será focado nos corretores de imóveis, com apresentação do fundador da Loft, João Vianna, convidando os experientes corretores de imóveis Vinicius Valiante da Imobiliária Lopes Prime e Marcelo Bacili, autônomo. O evento foi transmitido ao vivo no dia 27 de agosto, às 19h.

loft-talks-precificacao-gravacao-telao
Clique aqui e veja a gravação completa do Loft Talks

Nos Bairros de atuação da Loft, encontramos diferenças de 42% entre o valor pedido e o valor de negócio efetivamente fechado, e essa insatisfação com os valores pedidos afeta todas as pontas de uma negociação.

Aproveitando a comemoração do Dia do Corretor e também do mês de aniversário da Loft, para fazer um overview sobre avaliação de imóveis e precificação no mercado imobiliário hoje e mostramos com exclusividade quais os próximos passos da Loft para facilitar o trabalho dos corretores de imóveis na hora de auxiliar os clientes em suas negociações.

Debatemos cases de negociações que terminaram em acordo ainda que os valores fechados tivessem sido diferentes muito diferentes dos pedidos, por conta das mesmas questões relacionadas à precificação. Tudo visando trazer informações e aprendizados para o corretor de imóveis.

Falamos sobre como a nossa tecnologia tem mudado os paradigmas do mercado atual, e discutimos boas práticas de negociação de imóveis com a presença de corretores especializados. Além de apresentarmos dados exclusivos que coletamos neste primeiro ano de operação e um pouco da tecnologia que está por trás de como a Loft precifica um apartamento.

Para finalizar, respondemos algumas perguntas de corretores que acompanharam a gravação ao vivo, como nem todas puderam ser aproveitadas no ar, resolvemos utilizar o espaço do nosso blog para tirar as dúvidas. Algumas das dúvidas que surgiram estão respondidas à seguir.

sessão de perguntas e respostas

No caso de um cliente ter um apartamento pra trocar com a Loft, muda a precificação?
A precificação não muda. Seguimos o mesmo padrão usado para as nossas aquisições. As variações de valor que podem ocorrer são referentes à negociação e portanto podem mudar caso a caso.

Onde / como a Loft compra as matrículas e como podemos confiar nessa informação?
Antes de iniciarmos um trabalho nos bairros, a Loft compra todas as matrículas de imóveis através do cartório para ter acesso a todas transações dos imóveis.

Como vocês consideram diferenças de estado de conservação dos diferentes imóveis – estruturalmente iguais, mas em prédios melhores ou piores e diferentes estado de conservação?
Temos critérios internos que diferenciam os tipos de intervenções, coletados durante a visita, que vão desde reparos básicos até a remodelagem completa do imóvel.

Vocês levam em consideração que muitos negócios são escriturados abaixo do valor negociado por questões tributárias? Como é feito esse filtro pelo David?
Sabemos que infelizmente existem alguns casos no mercado, e que, de alguns anos para cá, essa prática tem se tornado cada vez mais difícil e portanto os valores mais recentes são mais confiáveis. As transações que diferenciam de maneira expressiva da média de transação do edifício são desconsideradas na hora da precificação do David.

Qual a periodicidade de atualização de precificação do David?
Na média o David é atualizado semanalmente, para termos sempre o jeito mais preciso na hora da precificação.

O Valor Venal de Referência , ajuda na hora de definir o preço do imóvel?
Não. Embora seja uma base de cálculo utilizada para a cobrança de impostos, não deve ser fator definitivo para o comparativo em termos de preço de venda.

Sobre os apresentadores do Loft talks #2

Formado em Economia, João Vianna iniciou sua jornada no mercado imobiliário em 2011. Cinco anos depois, fundou em São Paulo seu primeiro negócio fundamentado no modelo de “compra, reforma e venda” de apartamentos usados. Foi em 2018 que se associou a outros investidores para escalar esse modelo de negócios e fundar a Loft.

Com diferentes experiências no mercado imobiliário, entendemos que para esse debate seria interessante trazermos vozes representantes tanto do segmento de corretores de imóveis autônomos quanto de filiados à imobiliárias, e os escolhidos para esse debate Marcelo Bacili e Vinicius Valiante, vão trazer um pouco do seu dia a dia e dos seus métodos de negociação para o debate.

Saia na frente e aprenda mais como o conhecimento sobre avaliação de imóveis e precificação na compra e venda vai te levar além e facilitar as suas próximas negociações. Descubra os melhores caminhos participando do webinar. 

Veja a gravação!