Como o time da Loft auxilia na avaliação jurídica de imóvel

Compartilhar a notícia

27 de fevereiro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 20 de setembro de 2023 5 min de leitura
avaliacao-juridica-imovel

Antes de fechar qualquer negócio, é altamente recomendado que aquele bem passe por uma avaliação jurídica. Entenda!

Em uma transação imobiliária, enfrentar a papelada é inevitável. Mas não é mera formalidade: é um passo essencial para que as partes envolvidas no processo tenham sua segurança jurídica resguardada. Por isso é tão importante fazer uma avaliação jurídica do bem imobiliário e das pessoas relacionadas a ele antes de fechar negócio. 

A avaliação judicial de imóvel, vale destacar logo no começo, pode ser um termo parecido, mas não é a mesma coisa. Uma avaliação judicial acontece quando o imóvel já está na Justiça, e não para conhecer e avaliar os riscos de um processo de compra e venda. 

Nesse artigo você encontrará:

  • O que faz a avaliação jurídica de imóvel?
  • O que acontece se o vendedor tiver dívidas ou ações judiciais em seu nome? 
  • Quais problemas podem impedir uma transação imobiliária?
  • Avaliação judicial de imóvel e avaliação jurídica do imóvel são a mesma coisa?
  • A Lei do Distrato tem a ver com a avaliação jurídica da Loft?

O que faz a avaliação jurídica de imóvel?

Os imóveis à venda na plataforma da Loft passam por um processo detalhado de avaliação jurídica, também chamada de due diligence, no jargão dos advogados. Assim, é possível avaliar o histórico (judicial e administrativo) das pessoas físicas e/ou jurídicas envolvidas na negociação e nas esferas municipal, estadual e federal

É através dessa avaliação que é possível identificar potenciais problemas, como ônus e débitos atrelados ao imóvel, e tratar, contratualmente, das dúvidas que surgirem. 

Dessa forma, o comprador pode saber se o imóvel está livre de ônus ou débitos de qualquer natureza (ou não) e seguir bem informado. 

Para tanto, a Loft coleta a documentação necessária, que inclui documentos pessoais e/ou jurídicos, matrícula do imóvel e certidões de regularidade fiscal.

O time da empresa consegue obter a maior parte dessas informações internamente, e procura sempre minimizar as demandas feitas ao vendedor do imóvel. Quando há documentações que estão em caráter judicial, sigiloso ou que possuem acesso restrito, a Loft entra em contato com o proprietário para obtê-las. 

O que acontece se o vendedor tiver dívidas ou ações judiciais em seu nome? 

Isso não é, obrigatoriamente, um problema. O mais importante para que a transação tenha êxito é a colaboração do proprietário para fornecer informações e esclarecimentos relacionados às dúvidas que surgirem durante a análise jurídica. 

Como o papel da análise jurídica do imóvel é identificar riscos envolvidos na transação, cabe ao comprador tomar a decisão final de assumir (ou não) os riscos eventualmente identificados. 

Anúncios

Quais problemas podem impedir uma transação imobiliária?

Entre as descobertas mais comuns feitas por uma avaliação jurídica do imóvel estão:

  • Irregularidade da titularidade do imóvel
  • O vendedor tem débitos em montante superior ao patrimônio que possui
  • Registro na matrícula do imóvel tem um gravame (dívida) que proíbe a venda

Este último exemplo é um problema de regulamentação imobiliária que impede totalmente a transação naquele momento. 

Outro ponto que uma avaliação jurídica pode identificar é quando o vendedor pretende vender seu bem para dilapidar o patrimônio, possivelmente fraudando seus credores.

Avaliação judicial de imóvel e avaliação jurídica do imóvel são a mesma coisa?

Não. A análise jurídica do imóvel é um passo muito importante em qualquer transação imobiliária para avaliar e mitigar riscos para as partes e garantir que tudo segue a legislação federal vigente (aliás, não existe uma legislação imobiliária específica no Brasil, pois usa-se o Código Civil). 

Já a avaliação judicial do imóvel envolve um bem que já foi judicializado, ou seja, já foi parar em um processo na Justiça – algo que a avaliação jurídica de imóvel descobriria.

A Lei do Distrato tem a ver com a avaliação jurídica da Loft?

Não, porque a Loft não constrói imóveis. A Lei do Distrato (13.786/18) é aplicável apenas a contratos entre compradores e incorporadoras imobiliárias. Mas vamos aproveitar o ensejo e explicar: essa lei diz que, se o comprador desistir de um imóvel comprado na planta, deve pagar 50% do valor total do imóvel à empresa. 

Leia também: Como funciona o produto de compra e venda segura da Loft?

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Sala de Imprensa

28 de março de 2024

Relatório Equidade Salarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.