Avalista e fiador: qual é o papel deles em um financiamento de imóvel?

avalista-e-fiador
Tempo de leitura: 4 minutos

Avalista e fiador são duas figuras que aparecem com frequência no vocabulário das operações de crédito. Mas afinal, o que faz cada um deles? E qual é a importância deles para um financiamento imobiliário e para outros tipos de empréstimos?

Ao longo deste texto, vamos mostrar quais são as funções de um avalista e de um fiador, qual é a diferença entre eles e por que a presença dessas figuras em uma operação de crédito confere mais segurança às instituições credoras. 

Neste artigo, você vai encontrar: 

  • Qual é a diferença entre fiador e avalista?
  • O que é um avalista em um financiamento?
  • Como conseguir um avalista para um financiamento?
  • Existe curso de avalista imobiliário para financiamento?
  • O banco pode te apresentar um fiador ou avalista?
  • Consiga aprovação de crédito com a Loft 

Qual é a diferença entre fiador e avalista?

A diferença entre um fiador e um avalista está nos detalhes. Um deles é considerado responsável por uma dívida de alguém em caso de inadimplência. O outro é responsável pelos pagamentos de um empréstimo ou financiamento caso haja algum imprevisto que impeça o devedor de honrar os compromissos. 

A presença de um avalista na operação funciona como uma garantia de pagamento do crédito contraído – e não da dívida total, com seguros, taxas e juros incluídos. O avalista não assina o mesmo contrato que o devedor no banco, e sim um título de crédito. Ele deve assumir a quitação do crédito contratado em caso de inadimplência. 

Para ser avalista, é necessário ser aprovado pelo banco para “dar o aval” a uma operação. Caso o devedor fique inadimplente, o banco pode acionar diretamente o avalista, sem ter de esgotar as chances de notificar o devedor. Basta uma parcela em atraso para o avalista potencialmente receber um comunicado do banco. 

Já o fiador é alguém que ficará responsável pelo pagamento de todas as obrigações de um contrato de financiamento ou empréstimo. O que inclui taxas e juros – e não só o valor emprestado, como acontece com o avalista. 

Em geral, essa pessoa também deve passar por uma avaliação de crédito e ter a renda aferida antes de assinar um contrato como fiador. É comum vermos a exigência de ter um imóvel quitado para ser fiador de uma operação de crédito. 

Diferentemente do avalista, que pode até ser notificado pelo banco antes do devedor, o fiador só é acionado quando se esgotam todas as chances de cobrança direta do devedor. Ou seja, o devedor deve estar totalmente indisponível para que o fiador seja um recurso.  

O que é um avalista em um financiamento?

Um avalista em um financiamento ou empréstimo é uma figura que confere mais segurança ao credor. Se o devedor ficar inadimplente, existe uma pessoa que se comprometeu em pagar de volta o que foi concedido pelo banco. 

No entanto, um financiamento imobiliário com avalista não é comum, segundo Rafael Godoi, especialista em financiamento imobiliário da Loft Cred. “Você não usa avalista ou fiador no financiamento. Se for um estrangeiro, você pode botar um brasileiro como procurador. Mas o financiamento não tem essas figuras”, garante Rafael. 

Se um avalista imobiliário não é recorrente, tampouco é um fiador em um financiamento imobiliário, como explica Rafael. No entanto, essa figura é bastante exigida em contratos de locação de apartamentos ou casas. O fiador se torna uma segurança a mais em caso de não pagamento do aluguel. 

Essa figura se torna ainda mais relevante para o mercado de aluguéis em um momento de crise econômica como o atual. Segundo informações da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) dadas à Agência Brasil, os atrasos dos pagamentos representavam 1,8% dos aluguéis antes da crise provocada pelo novo coronavírus. Em maio e junho, passaram a 2,8% dos contratos de locação. 

Como conseguir um avalista para um financiamento?

Você pode conseguir um avalista para um financiamento pedindo a conhecidos que tenham patrimônio suficiente para desempenhar esse papel. Para ser um avalista, é preciso ter mais de 18 anos e renda suficiente para passar por uma análise de crédito do banco. É também comum a exigência de um imóvel quitado em nome do avalista. 

Mas lembre-se: ter um avalista ou fiador não é um requisito para fazer um financiamento imobiliário. Muita gente se pergunta se um financiamento imobiliário da Caixa ou de outros bancos aceita fiador. Na verdade, uma alternativa que a Caixa dá aos clientes é contratar crédito junto com um parente ou amigo, por meio de uma composição de renda

No entanto, a composição de renda funciona de uma forma distinta. A pessoa que financia junto com você terá que contribuir com as parcelas na proporção prevista no contrato assinado com o banco. Ela também será uma das proprietárias do imóvel quando ele tiver quitado. Portanto, terá direitos sobre o bem. 

O que é um avalista? Veja quais são as responsabilidades de um deles neste vídeo

Existe curso de avalista imobiliário para financiamentos? 

Essa é uma confusão comum entre dois termos: avalista e avaliador de imóveis. O avaliador é aquele que faz uma análise técnica para aferir oficialmente o valor de um imóvel. Tal análise é requerida em financiamentos imobiliários. Afinal, o banco precisa saber com segurança qual é o preço do bem a ser comprado com seus recursos. 

Portanto, os cursos que podem ser encontrados em buscas na internet se destinam a formar profissionais aptos a avaliar imóveis – e não avalistas

O banco pode te apresentar um fiador ou avalista?

Alguns dos clientes que contratam crédito se perguntam se o banco pode, por conta própria, apresentar um fiador ou avalista para a operação. Na verdade, o que tem se proliferado é a figura do fiador profissional

Trata-se de um serviço, oferecido por escritórios, que arrumam um fiador para aqueles que têm dificuldade de achar algum conhecido para desempenhar esse papel. Em troca, é claro, essa empresa recebe uma remuneração. 

Especialistas recomendam cautela com esse tipo de estratégia, já que não se trata de uma atividade profissional regulamentada. Há relatos de empresas que usam documentos falsos e de pouca transparência por parte dessas firmas. 

O jornal Extra, por exemplo, publicou há alguns anos que fiadores profissionais procurados pela sua reportagem pediam expressamente para que os clientes não informassem de onde vinha o fiador do contrato. O texto também traz especialistas desaconselhando a contratação de serviços do tipo. 

Consiga aprovação de crédito com a Loft 

Fiador ou avalista? Com a Loft Cred, você não precisa de nenhum deles para ver seu crédito aprovado. Somos uma assessoria que negocia a aprovação da sua operação de financiamento com os principais bancos do país. Assim, você aumenta as suas chances de ser aprovado e conseguir o crédito que deseja. 

Além disso, ao intermediar a negociação com vários bancos, nossos especialistas garantem que as melhores taxas do mercado vão constar no seu contrato. O serviço da Loft Cred é acessível: é online e gratuito. Basta se cadastrar conosco para aproveitar esses benefícios e contar com a orientação do  nosso time em todas as etapas do processo. 

Pensando em comprar um imóvel? Simule as parcelas gratuitamente com a Loft Cred