bairro-da-liberdade-sp

Como é morar no bairro da Liberdade em SP

5 MINUTOS DE LEITURA

Conheça mais sobre esse pedacinho do Japão no Brasil e os lugares únicos que seus moradores adoram!

Próxima da Avenida Paulista e do Centro Histórico, com várias estações de metrô, uma infinidade de restaurantes e lojinhas únicas, a Liberdade é sem dúvida um dos bairros mais interessantes de São Paulo.

Como é morar no bairro Liberdade

No centro de São Paulo fica um dos bairros mais célebres dessa grande metrópole: a Liberdade. Conhecida também como “bairro japonês de São Paulo”, é marcada pela imigração que transformou SP na cidade com maior concentração de japoneses fora do Japão.

Essa história começou no início do século 20 e hoje está por toda parte da Liberdade: restaurantes, izakayas (tipo de bar japonês), lojas, festivais culturais e na própria arquitetura local. As lanternas suzuranto iluminam as ruas desde os anos 70 e os semáforos de pedestres têm desenhos comemorativos, lembrando moradores e visitantes a todo momento da história desse pedacinho tão especial.

Claro que não são só os membros da comunidade japonesa que moram na Liberdade de São Paulo. Muitos perfis diferentes estão ali, como jovens que gostam de ter seus apês perto do metrô e imigrantes de outras nacionalidades, como a China e a Coreia do Sul. 

bairro-liberdade-galvao-bueno
Parece Japão, mas é Brasil: as famosas lanternas do bairro da Liberdade em SP

Mobilidade no bairro da Liberdade em SP

Tem 4 estações de metrô pelo bairro, todas da Linha 1-Azul: Paraíso, Vergueiro, São Joaquim e Japão-Liberdade.

Como a Liberdade fica na região central, também conta com linhas de ônibus que passam principalmente pelas avenidas 23 de Maio e Liberdade (essa é uma extensão da Rua Vergueiro, que chega depois à Avenida Paulista).

Mapa do bairro Liberdade, em São Paulo

O que tem no bairro da Liberdade em SP

Em um lugar que tem tanta coisa para fazer, por onde começar? Pela comida, claro! A gastronomia é um dos pontos fortes da Liberdade, como mostra a super tradicional Feira da Liberdade, que ocupa a Praça da Liberdade todo fim de semana.

Além de vender acessórios, roupas e itens de decoração, a feirinha é famosa pelas barracas de comida que vendem guiozas, tempuras, azuki (doce de feijão) e várias outras iguarias. Com o tempo, rolou uma fusão culinária bastante única, então tem coisa que só se encontra na Liberdade – o pastenoli, um cannoli de pastel feito na Pastelaria Yoka, é um ótimo exemplo.

praca-da-liberdade
A Feira da Liberdade, também chamada de “feirinha da Liberdade”, acontece aos sábados e domingos

Os restaurantes são tão bons que não é raro ter chefs japoneses visitando e passando temporadas por ali. Entre os melhores estão Hinodê, Espaço Kazu e Lamen ASKA. Já o Izakaya Issa e Kintaro estão entre os bares mais queridos.

As sobremesas japonesas também são famosas e estão presentes nas docerias do bairro, claro: Kazu Cake e Hachi Crepe e Café são ótimos exemplos.

Vale também falar dos restaurantes que trazem pratos de outros países, como Taizan e Rong He (comida chinesa) e Portal da Coreia.

Eventos no bairro Liberdade

Os japoneses comemoram vários momentos do ano e essa característica foi importada para a Liberdade. Em abril tem o Hanamatsuri (festival das flores). Em julho, é a vez do Tanabata Matsuri (festival das estrelas). Em dezembro, tem o Toyo Matsuri (que celebra a cultura oriental) e o Moti Tsuki (que celebra o Ano Novo com a distribuição de bolinhos de arroz, os motis),

Em fevereiro também vale a visita para conhecer a famosa celebração do Ano Novo Chinês, com um longo dragão que dança pelas ruas.

festa-liberdade
Comemoração do Ano Novo Chinês em 2018: o evento acontece em fevereiro

Lazer no bairro Liberdade em SP

A vida noturna da Liberdade é famosa em São Paulo, especialmente aqueles seus coloridos karaokês. Entre os pontos “clássicos” que conseguiram se manter abertos em maio à pandemia está o Samurai, que também tem um ótimo restaurante no andar de baixo.

Para quem busca algo mais relaxante, tem o Zenigamê, onde é possível descansar em ofurôs japoneses tradicionais. E quem quiser mergulhar na rica história japonesa, a parada certeira é o Museu Histórico de Imigração Japonesa.

Comércio no bairro Liberdade

Para quem gosta de produtos de beleza, a Liberdade tem um pit-stop obrigatório: a Ikesaki, um shopping especializado nessa área e com todo tipo de produto. 

Também vale a pena caminhar sem rumo pelas principais ruas do bairro Liberdade em SP: Galvão Bueno, Tomás Gonzaga, Estudantes e Glória. 

Tem várias galerias comerciais a serem exploradas, que são cheias de lojinhas super específicas, como a Livraria Sol e a Fonomag, ambas com grandes coleções especializadas em literatura japonesa.

Conheça os apês da Loft nas melhores ruas da Liberdade!

Empolgou-se para morar na Liberdade, um dos bairros mais vibrantes de São Paulo? Então lá vem uma boa notícia: a Loft tem ótimos apês à venda na região!

Conheça nossos apartamentos à venda na Liberdade!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter