Qual banco é o mais fácil para aprovar um financiamento imobiliário?

Compartilhar a notícia

05 de junho de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de agosto de 2023 7 min de leitura
banco-mais-facil-aprovar-financiamento

A demora para conseguir comprar um apartamento novo causa ansiedade em qualquer um: existe sempre aquele risco de perdermos um bom negócio porque levamos tempo demais para conseguir o dinheiro necessário? Por isso, na hora de procurar crédito muita gente se pergunta qual é o banco mais fácil para aprovar um financiamento imobiliário?

Se você quer tornar as coisas mais rápidas e ir direto ao ponto, confira neste artigo qual é o banco que aprova mais rápido um financiamento imobiliário, de quanto é esse tempo médio e como conseguir passar na análise de crédito de qualquer banco.

Afinal, qual é o banco mais fácil para aprovar financiamento?

Antes de tudo, você precisa entender que não dá para descobrir qual banco é o mais fácil para aprovar um financiamento imobiliário sem levar em conta o perfil do cliente. Não existe resposta certa para essa pergunta. Portanto, a sua aprovação rápida vai depender muito das suas condições de renda, do seu histórico de pagamentos e da documentação que você vai providenciar a pedido do banco.

O financiamento de imóvel tem várias etapas de análises. Além de verificar as possibilidades financeiras do cliente na análise de crédito, cada instituição olha também para o imóvel e para a documentação providenciada por compradores e vendedores. É preciso também checar se não existe nada gravado na matrícula do apartamento que atrapalhe aquele processo de financiamento (como uma penhora ou hipoteca). 

Quando falamos apenas na análise de crédito, a primeira de todas as etapas, alguns bancos oferecem aos clientes uma estimativa de prazo para a resposta oficial. Nós reunimos todas elas para os principais bancos do país:

  • Itaú: em até uma hora para financiamentos com valor de até R$ 1 milhão. Para financiamentos maiores, até um dia útil.
  • Caixa: não informa o tempo estimado para a análise de crédito.
  • Banco do Brasil: não informa o tempo estimado para a análise de crédito.
  • Bradesco: a primeira fase da análise de crédito sai em até uma hora.
  • Santander: informa oficialmente que o resultado sai “na hora”, mas pode ser que peça mais documentos para uma análise definitiva.

Quantos dias leva para o banco aprovar um financiamento imobiliário?

De acordo com Rafael Godoi, que é um dos especialistas em financiamentos imobiliários da Loft Cred, é possível falar em uma média de três dias para que os bancos aprovem (ou não) os clientes na análise de crédito. Mas o tempo dessa resposta depende muito das circunstâncias específicas de cada operação. 

“Hoje, quando você faz uma consulta nos portais (dos bancos) tem sempre um ‘aprove seu crédito em um dia’, ou ‘na hora’. Você tem essa possibilidade, mas depende muito do valor, por exemplo. Você nunca vai conseguir aprovar em 24 horas um crédito de R$ 2 milhões. Porque ele entra em uma esteira específica de crédito, onde o banco vai pedir mais documentos”, ressalta Rafael. 

Segundo ele, é normal que o banco também peça mais documentos de quem não era correntista antes de tentar um financiamento. Normalmente, é uma documentação referente à sua renda mensal, como contracheques e extratos bancários.

Anúncios

Como saber se o banco vai aprovar meu financiamento imobiliário?

Não é possível saber com 100% de precisão se o banco vai aprovar seu financiamento imobiliário antes de você fazer uma proposta. Mas esse aval está quase garantido, pelo menos na etapa da análise de crédito, se você se enquadra no perfil a seguir:

  • Bom histórico de pagamentos: a instituição vai checar se você tem a tradição de ser um bom pagador. Como? Checando se seu nome está “sujo” em cadastros de proteção ao crédito (como os do SPC e Serasa) ou então se seu score de crédito está baixo. Você pode se dar bem nessa análise se não acumular dívidas e pagar sempre contas e prestações em dia.
  • Renda estável e suficiente: o banco pode pedir holerites, extratos bancários, declarações de Imposto de Renda e documentos oficiais de faturamento (principalmente de autônomos). Tudo isso para se certificar que você não vai comprometer mais de 30% do que você recebe todo mês com as prestações.
  • Nome fora de listas de restrição: além de verificar seu histórico de pagamentos, o banco vai conferir se você aparece em algum cadastro interno. Pode ser por ter dívidas antigas (já “caducas”), por ter renegociado um débito com o banco ou por ter acionado a Justiça contra ele.

Quanto tempo demora para o banco aprovar um financiamento imobiliário?

De acordo com Rafael Godoi, os bancos demoram, em média, três dias para aprovar um financiamento imobiliário na primeira etapa, a análise de crédito. Mas se considerarmos o tempo até a assinatura do contrato, o tempo médio é de 30 dias para operações “normais”, em que tudo dá certo ao longo das etapas. 

Já a transferência do valor para o vendedor leva mais 15 dias, em média (tempo estimado para São Paulo). Isso porque o registro do contrato de financiamento no Cartório de Registro de Imóveis é um procedimento obrigatório para a liberação do dinheiro. E pode demorar até 30 dias. 

O que o banco pesquisa para aprovar um financiamento imobiliário?

O banco pesquisa seu histórico de pagamento para provar seu financiamento imobiliário, além da sua renda mensal e a possível presença do seu nome em listas internas de restrição. Mas isso é só para a análise de crédito – existem outras etapas de verificação nos financiamentos imobiliários. A análise jurídica e a avaliação do imóvel são as duas principais. Nelas, a instituição verifica também:

  • O valor do imóvel que você quer comprar, através de um laudo de engenharia que vai ser assinado por uma empresa especializada (a pedido do banco);
  • A matrícula do imóvel, para detectar registros que comprometam a operação de compra, como penhoras e hipotecas (e também divergências em relação ao imóvel avaliado);
  • A documentação do vendedor e do comprador;
  • O CPF do vendedor, para saber se alguma dívida dele pode prejudicar a operação de compra e venda;

Qual banco aprova mais rápido um financiamento imobiliário?

Não é possível saber com muita precisão qual banco aprova mais rápido um financiamento imobiliário. Como já mostramos, o perfil do cliente e da própria operação podem influenciar nesse tempo de espera. O fato é que alguns bancos se comprometem com uma comprovação quase instantânea, como o Itaú, o Santander e o Bradesco. 

Para saber quais bancos aprovariam o seu financiamento, você não precisa ir de agência em agência e nem abrir todos os sites ao mesmo tempo. Você pode procurar a Loft Cred. Nossa assessoria de crédito consegue simular o seu financiamento e submeter o seu pedido de crédito a vários bancos parceiros, ao mesmo tempo. Daí, fica mais fácil comparar as condições e escolher a mais vantajosa de todas antes de tomar uma decisão.

A Loft Cred ajuda você a fazer essa escolha, colocando à sua disposição um time de especialistas, pronto para orientá-lo. Depois que você optar por uma linha de crédito, a gente se encarrega de toda a comunicação direta com o banco. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar em resolver toda a burocracia do financiamento sozinho – a gente faz isso por você. 

Nosso time se encarrega de todas as etapas – da simulação inicial até o registro do seu contrato com o banco no cartório de imóveis. E tudo isso sem custos adicionais. Seu financiamento pode sim ser mais fácil: a Loft Cred ajuda.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.