bela-vista

Como é morar no bairro Bela Vista, que é um resumo da cidade de SP

6 MINUTOS DE LEITURA

Indo do MASP ao Centro Histórico, a Bela Vista é um dos bairros mais “São Paulo” que tem. Saiba mais!

A Bela Vista é um dos bairros mais característicos de SP. Conhecida como Pequena Itália, ela conta com a histórica região do Bixiga e suas cantinas, feirinhas, pracinhas, rodas de sambas e mais, tudo a poucos minutos da Avenida Paulista. 

Como é morar na Bela Vista em SP

A Bela Vista ganhou esse nome por ficar numa parte mais elevada de SP e ter uma visão privilegiada do entorno. Mesmo com tantos prédios altos hoje em dia, esse privilégio ainda existe: quem mora na Bela Vista pode ter vista para o belo skyline da Avenida Paulista.

Por ser um dos pedaços mais vibrantes da cidade, tem de tudo e mais um pouco: prédios e casarões, restaurantes, bares, casas noturnas, lojinhas, feirinhas, padarias, farmácias, teatros e museus. Para quem quer esticar para o Centro Histórico (de um lado) ou para a Avenida Paulista (do outro), é super fácil.

Isso sem falar nos hospitais. Os melhores hospitais de São Paulo, incluindo alguns dos melhores do Brasil, estão aqui: Sírio Libanês, Beneficência Portuguesa, 9 de Julho e Oswaldo Cruz.

A Bela Vista e o Bixiga

O bairro Bela Vista e o bairro do Bixiga se misturam porque ficam no mesmo lugar: Bela Vista é o nome oficial há um século, mas Bixiga é o nome histórico – e mais querido. 

E essa história vai longe: a região já foi o quilombo urbano Saracura, recebeu milhares de imigrantes italianos no começo do século 20 (e a primeira cantina de São Paulo) e, décadas depois, recebeu os nordestinos. 

No campo cultural, o bairro é considerado berço da boemia paulistana, do teatro moderno brasileiro e, claro, do samba: Adoniran Barbosa virou morador e símbolo do Bixiga. E é difícil esbarrar em um paulistano que não conhece a Festa de Nossa Senhora de Achiropita, que acontece todo mês de agosto e atrai milhares de pessoas.

No vídeo acima, Adoniran Barbosa e Elis Regina cantam “Um Samba no Bixiga”

A Mobilidade na Bela Vista

A Bela Vista tem ônibus que passam pela Avenida 9 de Julho (onde fica o Terminal Bandeira) e pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Tem também 7 estações de metrô

  • República
  • Anhangabaú
  • Consolação
  • São Joaquim
  • Trianon-Masp
  • Paraíso
  • Vergueiro

Em tempo: a Bela Vista ainda vai ganhar mais um metrô nos próximos anos, da nova linha Laranja, conhecida como a “linha das universidades”. 

Educação na Bela Vista em SP

Universitários costumam gostar da Bela Vista. Quando não estudam na região, podem aproveitar as variadas opções de transporte público. Mas quem estuda na Cásper Líbero, Mackenzie, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Anhembi Morumbi-Paulista fica pertinho da sala de aula.

Mapa mostra onde fica o bairro Bela Vista em São Paulo

O que fazer na Bela Vista em SP

Para quem gosta de aproveitar a noite, é só seguir para a Rua Augusta ou para a Rua 13 de Maio. As duas já tiveram muitas encarnações e as novidades são constantes: dá para encontrar um samba ao ar livre, um show de rock, uma balada para o público LGBTQI+…

E falando em samba… Tem a Casa Barbosa, a Toca da Capivara, o Samba do Sol, o Samba da Treze e a Escola de Samba Vai-Vai, que recebe gente da cidade toda em seus ensaios abertos. 

Aos domingos, um passeio pela feira de antiguidades na Praça Dom Orione é sempre uma diversão. Vale lembrar que aos domingos e feriados é uma ótima ideia esticar a caminhada até a Avenida Paulista, que fica aberta apenas para pedestres – ali, colado na Bela Vista, tem o Masp, o Sesc Paulista, o Itaú Cultural, a Japan House

Também tem shopping para quem gosta de praticidade. Dois, na verdade, e super bem equipados: o Pátio Paulista e o Cidade São Paulo. Ótimas opções para quem morar perto da Avenida Paulista.

bairro-bela-vista-sp
Durante o carnaval, tem muito samba na Bela Vista. Acima, bloco das Filhas da Lua desfila em 2020

Leia mais: Como é morar no bairro da Liberdade em SP

Onde comer na Bela Vista

Agora, falando de coisa boa: gastronomia! E já estamos assumindo que você provou o cannoli da Padaria São Domingos.

A Bela Vista é super famosa pela comida italiana, e com razão. Tem C… Que Sabe, Cantina Capuano (aberta desde 1907!), Vila Tavola (que é 24h), Basilicata (que já está nas mãos da quinta geração de italianos). Basicamente, não tem como errar com cantina, trattoria e pizzaria por aqui.

Na charmosa Rua Avanhandava, com luzinhas coloridas espalhadas e até um chafariz, tem uma “dinastia” gastronômica: Famiglia Mancini, Walter Mancini Ristorante e Madrepérola. 

Achiropita
A Igreja Nossa Senhora Achiropita, no bairro Bela Vista

Mas não é só da Itália que se faz a Bela Vista. Quando os nordestinos chegaram, eles também trouxeram seus sabores sem igual para esse caldeirão do Bixiga. Quem gosta das delícias nordestinas vai adorar Rancho Nordestino, Rancho Goiano, Templo da Carne e Portella Bar.

Já entre as opções artísticas, além do MASP, tem o Museu Xingu, o Museu da Memória do Bixiga e o Museu Judaico de São Paulo. Para os amantes do teatro, tem Teatro Renault, Teatro Bibi Ferreira, Teatro Gazeta, Teatro Brigadeiro e Teatro Sérgio Cardoso

Parques na Bela Vista

A Bela Vista é super urbana, mas quem mora lá também tem a sorte de ter pedaços verdes bem pertinho de casa. 

Tem o Parque Trianon (o nome oficial é Parque Tenente Siqueira Campos), com remanescentes de Mata Atlântica em plena Avenida Paulista. Tem também os parques Jaú (em estilo praça aberta, ótimo para cachorros) e o Mário Covas (menor, mas bem equipado). 

E depois de muita pressão por parte da sociedade civil, nos próximos anos chega mais um: o Parque Augusta, que será vizinho da Bela Vista.

Conheça os apês da Loft nas melhores ruas da Bela Vista

Viu como o famoso “Bixiga” pode ser encantador? Então ótimo, porque aqui na Loft a gente tem vários apartamentos à venda na Bela Vista: vem conhecer!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter