biblioteca-em-casa

Sempre quis montar uma biblioteca em casa? Te ajudamos com essas dicas!

6 MINUTOS DE LEITURA

Descubra quais são as principais configurações para montar sua biblioteca em casa e como organizar e preservar os livros da melhor forma 

Quem é leitor voraz com certeza faz parte desse time: os dos que sonham em ter uma biblioteca em casa, apesar da popularização e praticidade trazidas pelos formatos digitais. Reunir os seus livros favoritos em um só lugar, além dos exemplares que ainda estão na sua lista de leitura, é mais fácil do que parece – e pode trazer ainda mais estilo para a decoração do seu apê.

Vamos te mostrar como montar uma biblioteca em casa, os cuidados que você deve tomar para preservar a sua coleção de livros e dicas de como organizar os exemplares. Mora em um apartamento pequeno? Sem problema, também temos boas soluções para que você não abra mão do sonho da biblioteca própria!

5 dicas de como fazer uma biblioteca em casa

Ter uma biblioteca está longe de ser apenas uma forma de catalogar seus livros impressos. Hoje, a biblioteca pode aparecer como parte do espaço de home office, como um divisor de ambientes e como parte estilosíssima da decoração de interiores. 

Veja as principais maneiras de como fazer uma biblioteca em casa e comece já a criar esse ambiente no seu lar:

1) Estantes

A primeira imagem que vem à cabeça quanto falamos em biblioteca são estantes recheadas de livros, certo? Embora dificilmente uma pessoa tenha espaço em casa hoje em dia para ter corredores e mais corredores com estantes de livros, é possível expor a sua coleção em estantes multifuncionais.

Na sala, por exemplo, você pode investir em uma estante que também dê abrigo aos equipamentos do rack, criando um único móvel para duas funções. A estante também pode ser usada em ambientes integrados para delimitar os usos, como entre a sala e o home office ou a sala e o quarto, no caso de apartamentos tipo estúdio ou loft.

biblioteca-em-casa-estante-multifuncional
Estantes multifuncionais são aliadas da organização da biblioteca e de outros itens em casa

2) Prateleiras

As prateleiras são uma ótima solução para quem deseja uma biblioteca moderna em casa. Isso porque é possível customizar tudo, desde os suportes até as prateleiras em si. Para um estilo despojado e com ares industriais, você pode utilizar cremalheiras como suporte das prateleiras, que podem ser de madeira crua (como pinus) ou pintadas.

3) Marcenaria planejada

Móveis sob medida salvam qualquer espaço, mesmo que bem pequeno. Montar uma mini biblioteca em casa parece impossível? Não se você aproveitar todos os centímetros disponíveis com uma estante planejada. Você pode contratar um arquiteto ou designer de interiores para realizar o desenho e, depois, encomendar o móvel a um marceneiro.

biblioteca-planejada
A marcenaria planejada é uma boa solução para qualquer estilo de biblioteca em casa

4) Mesas e aparadores

As mesas laterais e de centro, além dos aparadores, podem servir como apoio para uma pilha de livros. Essa ideia agrega bastante na decoração, exibindo os exemplares mais bonitos, como livros sobre artes plásticas, fotografia, moda, arquitetura, etc. Para arrematar, faça uma composição com outros objetos decorativos, como vasos de plantas ou lembranças de viagens.

5) Cadeiras e poltronas

A dica anterior também pode ser aplicada a cadeiras, poltronas e pufes. A diferença é que, como a superfície geralmente é menor e irregular, o ideal é colocar apenas os livros, sem a companhia de outros objetos. Uma cadeira antiga de madeira, com alguns livros em cima, dá charme à decoração de um quarto, por exemplo.

Saiba como organizar uma biblioteca em casa

Definir a ordem da coleção de uma biblioteca varia de pessoa para pessoa. Tem quem prefira separar os livros em ordem alfabética e tem quem ache melhor ordená-los por cores. Veja as formas mais comuns de como organizar uma biblioteca em casa:

– Por título: organize os livros de acordo com o título, em ordem alfabética. Você pode escolher organizar na estante ou prateleira de cima para baixo, com a letra A na prateleira mais alta, ou de baixo para cima;

– Por autor: nesse tipo de catalogação, os livros são organizados em ordem alfabética do nome dos autores, com Clarice Lispector antes de Machado de Assis, por exemplo;

– Por cor: essa opção é para quem prefere um visual mais padronizado e amigo do olhar, geralmente seguindo a ordem de cores do arco-íris. Os exemplares são expostos de acordo com a cor da lombada, respeitando inclusive as nuances, como saindo do azul claro para o azul escuro;

– Lombada às avessas: você já deve ter se deparado com uma foto de uma biblioteca em que só se vê as páginas dos livros, não é? As lombadas são viradas para o fundo da estante, criando um visual clean e com muita personalidade. Essa opção é bacana para ambientes integrados, em que você consiga ver o outro lado da estante. Assim, você não se perde nos livros e consegue encontrá-los com facilidade quando quiser ler.

catalogar-livros
O efeito das lombadas às avessas é bonito, mas é preciso pensar em um sistema de catalogação dos livros

Cuide bem da sua biblioteca em casa

Ao escolher o espaço em que vai montar sua biblioteca, é importante ter em mente que o excesso de luz solar, umidade e poeira são inimigos dos livros. Se possível, opte por um cantinho mais protegido. Uma saída pode ser uma estante com portas de vidro, que permitem a visualização dos livros, os mantém protegidos e ainda facilita a limpeza, afastando a necessidade de espanar a coleção com frequência. 

Encontre um apê para fazer sua biblioteca planejada!

Está planejando a compra de um novo apê com espaço para planejar sua biblioteca em casa? A Loft pode te ajudar nessa busca, com apartamentos à venda nas melhores regiões de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte

É possível visitar os imóveis de casa, por meio de videoconferências, tours virtuais e sessões online para tirar dúvidas sobre o imóvel ou sobre financiamento imobiliário. Conheça nossos apartamentos e agende a visita!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter