Como fazer um bom anúncio de venda de imóvel? Confira as dicas

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Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça 6 boas práticas sobre como fazer um bom anúncio de venda de imóvel – e como a Loft pode ajudar nesse momento!

Aprender como fazer um bom anúncio de venda de imóvel é absolutamente essencial para atrair potenciais compradores, e pode ser aprimorado de diversas formas.

Este artigo traz dicas de uma corretora de imóveis e vai te ensinar como fazer um anúncio de imóveis chamativo, incluindo pontos como:

  • O que não pode faltar em uma descrição
  • Quantas fotos devem compor um tour virtual
  • Como a Loft pode te ajudar a vender mais rápido

O que não pode faltar em um anúncio de venda?

Para Bianca Berto, corretora que faz parte do programa Top Broker e trabalha muito com seu Instagram com imóveis em São Paulo e Miami, é importante pensar como o internauta que será impactado pelo seu anúncio. Isso vale para qualquer site ou rede social.

Por isso, a principal preocupação deve ser a foto. “É a primeira coisa que vai atrair o cliente”, avisa. Para tanto, Bianca costuma contratar um fotógrafo profissional, um custo que sente valer a pena para seu negócio. “O meu Instagram deu um salto com as fotos profissionais.”

Claro que, se você está vendendo seu próprio imóvel, pode simplesmente se esmerar mais nessa parte – ou, ainda, contar com a fotografia profissional que a Loft oferece a todos os apartamentos à venda na plataforma!

Depois dos cliques, Bianca parte para o texto. “É preciso colocar o básico de forma clara e logo no início, como ‘vende-se apartamento no Itaim Bibi, com quantos metros, quantos quartos, quantas vagas e por qual valor'”, exemplifica. “Tem quem não goste de colocar o valor, mas acho que essa informação facilita para a pessoa, que pode ver se é ou não é para ela.”

Uma vez que a “manchete” esteja pronta, é possível adicionar mais detalhes. Entre eles, Bianca destaca os seguintes:

  • Aviso se houve modificação da planta original (e, se sim, qual)
  • Se há cozinha aberta
  • Se há varanda integrada ao living ou fechada com vidro
  • Se há ar-condicionado 
  • Se há diferenciais nos materiais de acabamento ou revestimento
  • Se há um projeto de arquitetura/arquiteto de destaque por trás do imóvel
  • Quais são as áreas de lazer/diferenciais do prédio

Como fazer um bom anúncio de venda de imóvel em 6 passos

1. Faça uma descrição emocionante do imóvel

A Internet é uma grande competição pela atenção do usuário e você precisa atraí-la de alguma maneira. Como já se trata de um assunto que toca na emoção do cliente – a busca por uma moradia, por um porto seguro, por um sonho –, você pode enveredar por este caminho.

Um bom texto para anunciar imóveis vai situar o leitor naquele espaço, para que ele se sinta vivenciando um pouco do que ele oferece e assim criar curiosidade – e, quem sabe, um vínculo emocional. Ao invés de falar que “o imóvel tem face sul”, por exemplo, você pode dizer que “o pôr do sol entra pelas janelas da sala de estar”.

Se você consegue se imaginar dentro daquele cenário após ler sua descrição, você já está avançando em como fazer um bom anúncio de venda de imóvel. Aqui estão alguns itens que devem ser sempre citados:

  • Número de cômodos, dormitórios e vagas na garagem
  • Localização
  • Diferenciais do imóvel e condomínio (incluindo áreas de lazer)
  • Vantagens e atributos (por exemplo: ar-condicionado, móveis planejados, vista para o pôr do sol, cozinha e sala integradas, varanda etc.)
  • Pontos positivos da região, como bons mercados, restaurantes, parques, praças, centros culturais, hospitais, escolas e meios de transporte público
  • Caso tenha feito reforma ou melhoria no imóvel, pode citá-las também

Está em dúvida se a descrição está boa? Um teste simples é lê-la em voz alta e se perguntar: dá para se imaginar o que tem lá dentro ou ainda não?

2. Aposte em boas fotos

Você sabe quando a famosa startup Airbnb decolou? Depois que seus fundadores perceberam a enorme diferença no número de reservas entre apartamentos que tinham fotos ruins e apartamentos com fotos profissionais. 

Não tem jeito: é preciso investir em imagens atraentes para seus anúncios online. Caso não seja possível contratar um profissional, utilize uma câmera de boa qualidade e aplicativos de edição gratuitos como o Snapseed para torná-las ainda mais bonitas.

Aproveite e leia também: 5 dicas para tirar fotografia de imóveis para vender ou alugar!

3. Crie um tour virtual

Crie um tour virtual com cerca de 20 fotos bem iluminadas, dispostas na ordem de entrada na casa. 

E esforce-se para tornar o imóvel mais clean e agradável para possíveis compradores ao organizar (ou retirar) seus itens pessoais: deixe que os outros se imaginem no novo lar sem se distrair com o que está lá hoje. 

4. Pesquise e destaque os diferenciais

Vá além do seu imóvel e olhe também para o entorno. O prédio foi projetado por um arquiteto famoso? Inclua seu nome. É uma construção ecologicamente correta? Coloque isso no texto. A vista é para um parque? Tem um pé-direito alto? Uma árvore na altura da janela de onde cantam os pássaros? É em uma esquina famosa da cidade? Procure os detalhes charmosos

Se for seu apartamento, aproveite suas próprias experiências: do que você mais gosta no prédio e no bairro? Destaque esses fatores no seu texto!

5. O melhor anúncio de imóveis? Aquele que não tem erro gramatical

Não deixe passar erros de português e verifique as informações essenciais do imóvel, como metragem e rua. Um jeito fácil de evitar uma impressão ruim (e potencialmente fatal) é simplesmente revisar.

6. Adapte seu anúncio para diferentes redes sociais

Como fazer um bom anúncio de venda de imóvel é algo que muda de acordo com onde você vai postá-lo? Sim e não. 

A alma do anúncio se mantém a mesma (uma descrição emocionante e bem redigida, informações básicas verificadas, fotos bem feitas, ordem coerente), mas há algumas peculiaridades que você, como usuário dessas mesmas redes, conseguirá pescar rapidamente. 

Em redes como Facebook e Instagram, por exemplo, o texto deve ser menor, visto que a leitura é mais rápida, e a curadoria de imagens é importante. Já num site de anúncios, ter muitas imagens e informações é algo bem vindo.

Exemplo de anúncio de venda de apartamento: inspire-se na Loft

O anúncio de venda que a Loft desenvolveu em seu portfólio é fruto de muitos estudos e feedbacks de usuários, então todas as informações que estão lá são consideradas relevantes pelos compradores.

Naturalmente, ao vender seu próprio imóvel, você não precisa incluir uma calculadora de simulação de financiamento imobiliário – mas não deve se esquecer de custos de IPTU, número de vagas na garagem e características do condomínio, por exemplo.

Exemplo de descrição do prédio e dos custos de apartamento na página da Loft: como fazer um bom anúncio de venda de imóvel significa ter informações transparentes

Venda seu imóvel sem dor de cabeça com a Loft!

Para quem está pensando em como fazer um bom anúncio de venda de imóvel, outra opção é realmente usufruir de todas as vantagens que a Loft oferece aos proprietários e vender o apartamento através da nossa plataforma!

São apenas 6 passos entre o cadastro do imóvel e o anúncio entrar no ar para mais de 1,5 milhão de visitantes mensais:

  1. Cadastro do imóvel
  2. Preenchimento do formulário 
  3. Definição de valor (com a ajuda do algoritmo de precificação da Loft)
  4. Envio de fotos e vídeos iniciais
  5. Agendamento de visita do fotógrafo profissional 
  6. Pronto: anúncio online!

Para saber tudo sobre os diferenciais, leia o blog post: Como a Plataforma da Loft pode me ajudar a vender?

Já está preparado para o cadastro do imóvel? Clique aqui!