Como ter uma brinquedoteca em casa e a importância para o desenvolvimento infantil

Tempo de leitura: 4 minutos

Brincar é uma atividade essencial para o crescimento e para o processo de aprendizagem das crianças; aprenda como montar um espaço lúdico para elas

Neste artigo, você vai encontrar:

  • O que é uma brinquedoteca
  • Qual é a importância do brincar para crianças 
  • Como montar uma brinquedoteca para os filhos

Se você está preocupado com a segurança de seus filhos durante a brincadeira em casa, está cansado de ter brinquedos espalhados por todos os ambientes, ou ainda está buscando soluções para mantar a saúde mental da família na pandemia, a solução desses problemas pode atender pelo nome de brinquedoteca.

Neste artigo, mostraremos que investir em uma brinquedoteca para os pequenos pode trazer benefícios tanto na organização e na segurança da casa quanto no desenvolvimento e na orientação das crianças.

Montar uma brinquedoteca em casa é mais fácil do que parece e não é necessário ter um espaço imenso no imóvel. Caso você não tenha um quarto que possa ser destinado especificamente para isso, é possível adaptar uma parte da sala ou da varanda, por exemplo. O importante é que a brinquedoteca seja um ambiente lúdico.

Afinal, brincar não é só uma diversão, é um direito previsto pela constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O artigo 227 da constituição afirma que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar o lazer à criança. Já o estatuto garante à criança e ao adolescente o direito à liberdade, o que significa, dentre outros aspectos, o direito a brincar, praticar esportes e divertir-se.

O que é uma brinquedoteca infantil?

Brinquedoteca infantil é um espaço lúdico que reúne brinquedos e livros para os pequenos. Ela pode ser montada em diferentes lugares: em um ambiente da casa, do condomínio ou até de um shopping.

O site Universa define assim: a brinquedoteca é o lugar da casa no qual vai haver supervisão dos adultos, mas quem manda é a criança. Transforme este lugar em um ambiente de muitos estímulos para os pequenos.

Muitos condomínios, atualmente, têm investido em brinquedotecas para os moradores aproveitarem. Este é um aspecto que pode ser levado em conta na hora de escolher um novo apartamento e melhorar o conforto e o patrimônio da família.

Qual a importância do brincar para crianças?

De acordo com o portal Mundo Educação, brincar é muito importante porque é neste momento que a criança desenvolve sua personalidade. Nas brincadeiras, os pequenos lidam com suas emoções, experimentam regras e momentos de frustração, vitória e derrota, aprendem a necessidade de dividir com os outros e têm autonomia para escolher como querem agir. 

Os brinquedos são aliados na socialização das crianças, no desenvolvimento motor e no processo de aprendizagem.

Veja por que brincar é tão importante para as crianças

Como montar uma brinquedoteca em casa e organizá-la?

Após decidir dedicar um espaço para o brincar no seu lar, chegou a hora de definir como montar uma brinquedoteca. O primeiro passo é escolher um estilo para este ambiente. Aposte em cores, luminosidade, em um design descontraído e alegre e em móveis versáteis.

O Correio Braziliense sugere algumas medidas para aumentar a segurança dos pequenos. Use, por exemplo, pisos de E.V.A, que são emborrachados, e opte por móveis com quinas arredondadas para evitar acidentes. Outro ponto essencial é: não escolha nenhum móvel que contenha partes de vidro.

A brinquedoteca infantil pode ter estantes para livros e escrivaninhas para a criançada desenhar. Não esqueça, no entanto, de deixar um espaço livre para que os pequenos possam se sentar no chão e brincar.

Na hora de escolher os móveis da brinquedoteca, você pode apostar também em um baú para guardar os brinquedos, em um pequeno sofá que tenha espaço para guardar objetos e um gaveteiro. Tudo isso vai ajudar pais e crianças na organização do espaço.

LEIA TAMBÉM: Veja dicas de atividades para crianças

Brinquedos para brinquedoteca: quais são os mais indicados?

Ao elaborar uma lista de brinquedos para brinquedoteca, leve em consideração se a criança senta, engatinha ou anda e também as etapas do desenvolvimento dela, indica a Nova Escola. A reportagem explica que, independentemente do brinquedo escolhido, é muito importante ensinar a criança a função de cada brinquedo.

Estão disponíveis no mercado os mais variados tipos de brinquedos. De bonecos a jogos educativos, de tabuleiro e de faz-de-conta, passando por livros para colorir. Fantoches são lúdicos e estimulam a imaginação e a brincadeira em grupo, seja da criança com seus irmãos, pais ou amiguinhos. Já o jogo da memória estimula e desenvolve a concentração.

A Nova Escola lembra que mães e pais devem evitar brinquedos muito pequenos ou pontiagudos e objetos de madeira que possam soltar lascas. O portal recomenda objetos feitos de tecido ou de plástico maleável. Este último pode ser lavado facilmente.

LEIA TAMBÉM: Saiba qual é a importância da rotina para crianças

Brinquedos são muito importantes para o desenvolvimento da criança, como explicamos. No entanto, cuidado para não dirigir demais a maneira como os pequenos brincam. Deixe espaço que eles tenham momentos para brincadeiras espontâneas na brinquedoteca.

SAIBA MAIS SOBRE A LOFT!

Muitas pessoas sentem a necessidade de se mudar para um condomínio com área comum, onde os filhos possam brincar em segurança e interagir com outras crianças de apartamentos vizinhos. Edifícios com áreas de lazer para brincadeiras e práticas de esportes são uma mão na roda para casais com filhos. 

A Loft quer revolucionar o mercado imobiliário através da compra e venda descomplicada de imóveis. Hoje, temos apartamentos nos melhores bairros de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nossos imóveis são entregues com opção de reforma, para renovação completa da infraestrutura.
Conheça nossos apartamentos à venda e agende sua visita!