Aprenda a montar uma cama confortável como de hotel na sua casa

cama-de-hotel
Tempo de leitura: 4 minutos

Não basta ser bonita, é preciso que sua cama de hotel seja também confortável e adequada ao seu peso e tipo físico

Nada supera uma boa noite de sono, certo? Ter uma cama confortável é o primeiro passo para isso. Neste artigo, vamos mostrar por que vale a pena investir alguns esforços para atingir momentos de relaxamento em casa.

Como mencionamos, a primeira atitude a se tomar para dormir melhor é escolher a cama e o colchão ideais. Cada pessoa tem um peso e um tipo físico diferentes, o que influencia na escolha.

Quem tem problemas de coluna, por exemplo, precisa de um colchão ortopédico. Há quem prefira as peças com molas, outros que gostam de mais rigidez. A melhor maneira de descobrir o que lhe agrada é ir a lojas especializadas e testar várias opções. E se tiver restrições médicas, comunique aos atendentes da loja para que lhe ofereçam produtos mais certeiros.

5 dicas de como fazer uma cama de hotel super confortável

Cama escolhida, é hora de transformá-la no seu oásis particular bem no estilo faça você mesmo. Quem já tinha cama e colchão, pode partir direto desta etapa: travesseiros, colchas, edredons e demais acessórios. 

Montamos um guia com dicas de como fazer uma cama de hotel para que seu dia a dia se torne cada vez mais parecido com as suas férias. Confira a seguir!

1) Escolha peças de qualidade

É comum cair em promoções de jogos de cama e acabar adquirindo peças de pouca qualidade. Para evitar maus negócios, conhecer as diferenças entre tecidos e materiais é o melhor caminho.

Tecidos naturais, como algodão, linho, seda e lã, permitem maior ventilação entre suas fibras, o que leva a menor retenção de impurezas e odores. Por essa razão, são vendidos por valores mais altos – mas são peças de grande durabilidade.

LEIA TAMBÉM: Como aproveitar ao máximo um apartamento de 2 quartos

cama-de-hotel-colcha
Tecidos naturais permitem que a pele respire e duram por mais tempo

Os tecidos sintéticos, como poliéster e acrílico, costumam ser mais quentes e menos confortáveis, por isso podem ser encontrados a preços mais baixos. Os lençóis e porta-travesseiros, em geral, perdem a qualidade rápido e ficam com textura gasta. 

2) Crie várias camadas e texturas

Foi-se o tempo em que bastava um lençol de elástico e um sobre lençol para ter uma cama bonita e confortável. Com diversas opções disponíveis no mercado e cada vez mais acessíveis, as roupas de cama ganharam protagonismo nos quartos do mundo todo.

Para ter uma cama de hotel em casa, a dica é montar camadas. Primeiro, vem o lençol, que pode ser de elástico ou não. Depois o sobre lençol, seguido do edredom. A colcha vem por cima de tudo e, caso queira, ainda é possível adicionar uma manta ou peseira para dar um charme a mais ao ambiente. 

Por último, entram os travesseiros e as almofadas. Atente-se para combinar as cores corretamente, criando contrastes leves, e misture diferentes tecidos para dar mais personalidade.

A personal organizer Rafaela Oliveira mostra seus truques preferidos para fazer uma cama de hotel

3) Líquidos na cama? Eles ajudam a arrumar!

Passar um pouco de água de cheiro nos lençóis ao arrumar a cama vai ajudar a eliminar possíveis áreas amassadas das peças. Depois de colocar o lençol, borrife o produto e estique bem a peça com as mãos. Além de deixar tudo liso, o líquido perfuma a cama de forma suave.

cama-de-hotel-confortavel
Se quiser que a roupa de cama fique bem lisa, aplique um pouco de água de cheiro e estique com as mãos

4) Estique os lençóis ao máximo

Há algumas maneiras de forrar a sua cama e seu gosto pessoal vai ser determinante na forma como irá distribuir lençóis, colchas e mantas. Para ter uma cama de hotel, no entanto, esticar bem a roupa de cama é fundamental.

Em geral, as camareiras dos hotéis utilizam uma técnica de “envelopamento” da roupa de cama, com dobras estilo envelope nas extremidades do colchão. Se não quiser fazer dessa forma, basta esticar bem as peças e deixar as sobras normalmente nas laterais.

LEIA TAMBÉM: Decoração com espelhos – saiba como aplicar a tendência no seu lar

5) Invista em mais maciez

Parte da sensação de que estamos sendo abraçados pela cama de hotel vem do chamado “pillow top”, que nada mais é do que uma camada extra de revestimento para o colchão. Trata-se de uma peça que parece um travesseiro fino e que cobre toda a extensão do colchão, como se fosse um andar a mais de maciez.

Se você já comprou uma cama de qualidade, é possível que o pillow top já esteja acoplado ao colchão. Caso sua cama não tenha essa camada a mais, vale a pena investir na compra para ter verdadeiras noites de cama de hotel em casa e viver com conforto.

Encontre um novo lar com a Loft!

Para quem deseja decorar um apartamento do zero, montar o quarto do seu jeito e curtir seu lar novo em folha, a Loft tem opções de imóveis que cabem no seu orçamento. Hoje, temos apartamentos de de diversos tamanhos à venda no nosso site e através do Loft Market

Os imóveis são entregues com opção de reforma, que inclui renovação de toda a infraestrutura elétrica e hidráulica e dos acabamentos. Conheça nossos apartamentos à venda e acompanhe nossas dicas de decoração e mercado imobiliário nas redes sociais!