Entenda as cartas de crédito e como podem ajudar na negociação do seu financiamento

cartas-de-credito
Tempo de leitura: 2 minutos

Grande aliada para quem deseja comprar um apartamento, a carta de crédito ajuda a garantir a realização do seu sonho.

Entre tantos capítulos importantes na vida das pessoas, um deles possui um papel especial para nós, brasileiros. Adquirir a primeira casa ou apartamento geralmente é uma tarefa que exige tempo, paciência e carinho na hora de cuidar de cada um dos aspectos – desde a escolha até o fechamento do negócio.

Para muitos, o passo mais complexo acaba sendo a forma de pagamento do imóvel. Entre tantas etapas e conceitos para contratar um financiamento, entenda o que é a carta de crédito e como ela pode te ajudar no processo de busca de crédito imobiliário.

Mas o que são as cartas de crédito imobiliário?

Trata-se de um documento emitido por uma instituição financeira (bancos) com a finalidade de apresentar sua aprovação de crédito para um determinado valor. Uma vez emitida essa “aprovação” com determinado banco, você está pronto para negociar o fechamento do seu financiamento ou procurar melhores condições em outra instituição financeira.

As cartas de crédito imobiliário podem auxiliar a compra de qualquer tipo de imóvel, porém, não possuem valor monetário. Além disso, no ato de fechamento do contrato do financiamento com o banco, a análise de crédito será refeita para garantir que sua saúde financeira continua igual à data de emissão da carta de crédito.

Como faço para adquirir minha carta de crédito?

O primeiro passo, é preciso ter em mente o valor do imóvel que você deseja adquirir e o tamanho das parcelas que você pode pagar levando em consideração a sua renda mensal.

Com essas informações, você consegue simular as taxas e condições com os banco. Se você considerar as condições adequadas, já pode solicitar ao banco a emissão da sua carta de crédito.

Será necessário reunir uma série de documentos pessoais importantes, como comprovantes de estado civil, de renda, entre outros – cada instituição possui suas próprias exigências. Com isso, a instituição é capaz de definir quanto poderá disponibilizar em uma eventual linha de crédito com base nos seus dados.

Uma dica importante

João Paredes, do time do LoftCred, aponta que é importante “orçar” cartas de créditos em diferentes instituições financeiras para que você seja capaz de comparar as diferentes condições e escolher a que melhor funciona para você.

E a forma mais simples e rápida para conseguir sua carta de crédito com todos os bancos, é por meio da assessoria de financiamento do LoftCred. Nossos consultores cuidam gratuitamente da simulação e documentação com todos os bancos, para que você escolha a melhor opção. Além disso, toda papelada e burocracia ficam por nossa conta. Faça agora uma simulação e entenda suas parcelas!