palacete brando barbosa jardim botânico rio de janeiro casacor

CASACOR Rio 2022: ingressos já estão à venda!

3 MINUTOS DE LEITURA

Mostra carioca abre no próximo dia 27 de abril e acontece pela segunda vez no Palacete Brando Barbosa. Ingressos antecipados têm 10% de desconto

palacete brando barbosa jardim botânico rio de janeiro casacor
Sede da CASACOR Rio 2022, o Palacete Brando Barbosa já foi residência do sanitarista Oswaldo Cruz e hoje funciona como sede do Instituto Brando Barbosa. Crédito da foto: André Nazareth

Com o tema “Infinito Particular”, a CASACOR Rio de Janeiro inaugura sua edição 2022 no próximo dia 27 de abril e já está com a venda de ingressos aberta – quem garantir a entrada até dia 25 ganha 10% de desconto. Pelo segundo ano consecutivo, a mostra acontece na Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico, e apresenta o trabalho de 41 profissionais, entre profissionais veteranos e jovens talentos.

“A ideia é trazer espaços que sejam mais usáveis, mais próximos ao público que vai poder aproveitar melhor os pátios, jardins, áreas de entretenimento”, conta Patricia Quentel, sócia-diretora da CASACOR Rio.

Novidades 2022

cozinha mesa redonda azulejo português casacor rio provençal
Destaque da edição 2021, a Cozinha dos Amigos de Anna Malta e Andréa Duarte misturava azulejos portugueses com eletrodomésticos modernos. Em 2022, o espaço vai ser usado para o café da mostra. Crédito da foto: André Nazareth

Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), a Residência Brando Barbosa é cercada por 12 mil m² de Mata Atlântica. Neste ano, a CASACOR Rio pretende criar espaços culturais por toda a propriedade, além de apresentar tendências e ideias para uma casa plural e repleta de memórias afetivas.

“Queremos trabalhar o sonho do casal Brando Barbosa e transformar a propriedade em um local para receber com sala de música, lounge, adega e sala de projeção”, explica Patrícia.

No primeiro andar, os grandes salões serão transformados em espaços voltados à arte, cultura e ao encontro. A cozinha da casa abrigará o café. Já no segundo pavimento, a Hospedaria do Instituto apresentará pequenos estúdios com espaço para trabalhar e descansar, lounge, home office, sala de reuniões e até um espaço de descompressão e relaxamento.

jardim piscina sofá ombrelone casacor rio cafe
O Palacete Brando Barbosa é cercado por 12 mil m² de Mata Atlântica. Em 2021, o Café de Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa Quintanilha ocupou os jardins. Crédito: André Nazareth

Nos jardins, além dos espaços comerciais e gastronômicos – que neste ano incluem um complexo com restaurante, wine bar, salad bar, pizzaria, e um bar de drinques na piscina -, está a Villa CASACOR, que reúne estúdios de 28 m² a 80 m² montados em módulos metálicos semelhantes a contêineres. A ideia aqui é retratar residências temporárias de artistas convidados a passar temporadas no casarão.

Serviço – CASACOR Rio 2022

  • Período: de 27 de abril a 26 de junho de 2022
  • Horário: de terça a sexta, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h
  • Local: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro
  • Ingressos: de R$ 40 a R$ 90. Compras antecipadas disponíveis no site

Veja também:

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter