certidao-negativa-de-imovel

Saiba como tirar certidão negativa de imóvel e entenda a sua importância

4 MINUTOS DE LEITURA

Entenda o que fazer para tirar a certidão negativa de imóvel e por que esse documento é fundamental no processo de compra e venda

Planejamento é a palavra-chave quando o assunto é burocracia. Se você está no processo de compra de um imóvel, sabe bem do que estamos falando. É preciso reunir diversos documentos dos compradores, dos vendedores e do imóvel, tanto nos casos de financiamento imobiliário quanto em compra direto com o proprietário.

Preparamos este artigo para esclarecer as dúvidas sobre como tirar a certidão negativa de imóvel, que é um dos documentos indispensáveis para uma negociação de compra e venda segura. Entenda por que a certidão é importante, onde você pode emiti-la e qual é o custo médio desse documento.

O que é certidão negativa de débitos do imóvel?

A certidão negativa de débitos do imóvel, também conhecida como certidão de ônus reais, é um documento que traz o histórico do imóvel, comprovando que não há pendências, penhoras ou dívidas atreladas a ele. Veja o que deve constar na certidão negativa de débitos do imóvel:

– Registro de que não há dívidas, penhoras ou leilão/arrematação;

– Histórico de titularidade, com registro de todos os antigos proprietários do imóvel;

– Registro de quitação de financiamento ou garantia de imóvel.

A função da certidão negativa de um imóvel é aumentar a segurança das negociações, já que garante que o comprador não está adquirindo um bem comprometido em dívidas de terceiros. Em outras palavras, garante que o seu novo lar está com o “nome limpo”.

Como tirar certidão negativa de um imóvel

Entender como tirar certidão negativa de um imóvel é simples. O primeiro passo é descobrir onde o imóvel está registrado, ou seja, qual é o cartório de imóveis responsável pelos apartamentos localizados na sua região. É lá que você deve fazer o requerimento da certidão, serviço que pode ser aberto presencialmente ou pelo site, e-mail ou WhatsApp de cada cartório. 

Também existe uma certidão negativa de impostos e taxas municipais do imóvel, a chamada Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários. Esse documento mostra se há ou não débitos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de taxas anteriores ao exercício de 2000 (de Conservação, de Limpeza e de Combate a Sinistro). 

Para imóveis localizados em São Paulo, você pode requerer a certidão negativa de débitos municipais do imóvel no site da prefeitura.

Quanto custa certidão negativa de ônus de imóvel

Você pode estar se perguntando “certo, terei que pedir o documento ao cartório, mas quanto custa a certidão negativa de ônus de imóvel?”. A certidão negativa de ações reais referentes ao imóvel, ou certidão de ônus reais, custa entre 50 e 60 reais, podendo chegar até a 150 reais dependendo do município. 

Mas atenção ao prazo de validade: para alguns casos, como financiamento imobiliário, os documentos precisam ter sido emitidos nos últimos 30 dias. Ou seja, caso você perca o prazo e entregue a certidão passado um mês de sua emissão, poderá ser obrigado a pedir uma nova versão e pagar a taxa novamente.

De olho na burocracia e na casa nova!

Comprar um apartamento pode ser mais fácil do que você imagina – se estiver atento à burocracia, como certidões do imóvel e documentos pessoais dos vendedores. Além de várias opções de apartamentos à venda em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a Loft tem um time jurídico preparado para lidar com toda a burocracia para você, de forma gratuita. 

Também é possível ter nossa ajuda com seu financiamento de imóvel, se for o caso. A Loft tem uma assessoria de crédito especializada, que procura os principais bancos do país para garantir a você o acesso às melhores taxas do mercado para o seu perfil. E esse serviço também é sem custos para o comprador.
Encontre seu apê dos sonhos na Loft!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter