Como organizar um chá de casa nova para os amigos mais próximos

Compartilhar a notícia

Está de mudança para um novo apartamento? Saiba como organizar um chá de casa nova para receber os amigos e contar com a ajuda deles para decorar seu lar

29 de outubro de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 30 de janeiro de 2023 6 min de leitura
cha-de-casa-nova-mesa-jantar-loft

A decisão de sair do aluguel e comprar o primeiro apartamento é uma das mais importantes da vida adulta. É um salto que pode assustar no primeiro momento, mas as recompensas são maiores do que se imagina: o sossego de não precisar mais lidar com o locador e ter um bem durável são algumas delas e esse grande momento não pode passar em branco sem um chá de casa nova.

Como se trata de um grande investimento, é provável que quem está de mudança para o novo lar fique com o bolso um pouco “apertado” na hora de mobiliar e decorar. O chá de casa nova é uma maneira de contar com a ajuda de amigos e familiares nessa tarefa.

Para quem vai se casar, o ideal é marcar o chá de casa nova para até um mês antes do casamento – isto se os noivos forem se responsabilizar pela organização da festa. Caso decidam contratar uma empresa ou algum amigo se voluntarie para colocar tudo de pé, a festa pode ser mais próxima da celebração do casamento. Mas não muito, para que uma não ofusque a outra.

O que é chá de casa nova?

O chá de casa nova é o momento de abrir as portas do seu novo apartamento ou casa para os amigos ou familiares, principalmente para comemorar essa nova etapa. Geralmente isso é realizado numa situação de mudança, indiferente se foi apenas para um novo local ou até mesmo se o motivo é a união do casal em um novo local.

Ideias para chá de casa nova

cha-de-casa-nova-mesa-jantar-flores-loft
Se o chá de casa nova é durante o dia, aposte em flores claras e delicadas para decorar a mesa

Há alguns caminhos diferentes que se pode seguir no chá de casa nova. Tudo depende do seu gosto, do horário em que pretende realizar o evento e do número de convidados. 

Anúncios

Brunch

Se quiser começar cedo, um brunch é a melhor opção. A dica é montar um cardápio prático e leve. “Eu apostaria em um cardápio de finger food. Não tem erro, todos amam! E para essa ocasião, não é necessário ter um bolo especial”, indica Neyde Zampronha, chef e proprietária do ZAM Gastronomia, buffet especializado em eventos em São Paulo.

Churrasco

Para quem prefere iniciar a festa um pouco mais tarde, um churrasco ou algo mais para o fim da tarde também são boas ideias. Assim, o evento pega um pouco de luz do dia e dura até a noite.

Seja em um espaço especializado, no salão de festas do condomínio ou no próprio apartamento, a decoração pode ser feita quase que totalmente com flores. Invista em arranjos maiores para pontos estratégicos, como ao lado das mesas de comida e bebida, e em outros menores para as mesas dos convidados.

Festa temática

Também há a possibilidade de fazer uma festa temática. Caso a data do evento caia no meio do ano, pode ser uma festa junina. Se o casamento for no estilo “destination wedding” em uma praia, por exemplo, a decoração do chá de casa nova pode ser praiana. O destino da lua de mel também pode ser fonte de inspiração nesse caso.

Como escolher o convite do chá de casa nova

Diferente do casamento, que normalmente requer convites de papel cheios de detalhes, o convite para o chá de casa nova pode ser algo mais informal. É possível fazer um disparo para uma lista de e-mails dos convidados ou criar um evento no Facebook ou um grupo/lista de distribuição no WhatsApp. Isso torna o clima do evento descontraído e gera uma boa economia para os donos da festa.

Se preferir, também dá para enviar convites impressos em papel. Fica a seu critério! O importante é se certificar de preencher a lista de convidados com cuidado. Mais uma vez, lembramos que o chá de casa nova é diferente do casamento – logo, você não precisa convidar as mesmas pessoas para as duas festas.

Em festas de casamento, é costume convidar parentes com quem nem se tem tanto contato. Sabe aquele seu primo de terceiro grau que você só vê em batizados e casamentos? Não se sinta obrigado a chamá-lo para seu chá de casa nova. Esta festa pode ser só para os amigos mais chegados e que de fato irão frequentar seu novo lar – e por isso faz todo o sentido que eles contribuam com a montagem da casa.

Lista de chá de casa nova

A lista de chá de casa nova pode englobar eletrodomésticos, itens de cozinha, como panelas, pratos e taças, móveis e artigos de cama, mesa e banho. Se estiver se casando, é natural que padrinhos e familiares se encarreguem dos presentes mais caros, como um sinal de apreço pelo casal. Mas nada de estabelecer o que cada pessoa vai levar – isso deve ser uma escolha absolutamente particular de cada convidado.

A maioria das lojas de produtos para a casa oferece o serviço de listas. É possível deixar a sua lista em uma loja física ou escolher o serviço online. Há ainda sites especializados em listas de presentes, nos quais você ainda pode optar por vales em dinheiro, que podem ser usados como quiser.

Não se esqueça da Lembrancinha

Quem já foi a um casamento provavelmente tem uma feliz recordação da festa e outra mais feliz ainda dos bem-casados que comeu no dia seguinte. Lembrancinhas deixadas na saída das celebrações são sucesso garantido com os convidados e no chá de casa nova não é diferente.

As melhores opções de lembrancinha são aquelas que remetem ao universo doméstico, como pequenas plantas – a exemplo dos cactos e das suculentas -, velas e aromatizadores de ambiente. E os doces nunca sairão de moda: podem ser cupcakes, macarons ou amêndoas confeitadas.

Encontre o apartamento à venda ideal na nossa plataforma e agende sua visita!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.