Como promover um chá de casa nova para os amigos mais próximos?

cha-de-casa-nova-mesa-jantar-loft
Tempo de leitura: 5 minutos

Está de mudança para um novo apartamento? Saiba como organizar um chá de casa nova para receber os amigos e contar com a ajuda deles para decorar seu lar

A decisão de sair do aluguel e comprar o primeiro apartamento é uma das mais importantes da vida adulta. É um salto que pode assustar no primeiro momento, mas as recompensas são maiores do que se imagina: o sossego de não precisar mais lidar com o locador e ter um bem durável são algumas delas.

Como se trata de um grande investimento, é provável que quem está de mudança para o novo lar fique com o bolso um pouco “apertado” na hora de mobiliar e decorar. O chá de casa nova é uma maneira de contar com a ajuda de amigos e familiares nessa tarefa.

Para quem vai se casar, o ideal é marcar o chá de casa nova para até um mês antes do casamento – isto se os noivos forem se responsabilizar pela organização da festa. Caso decidam contratar uma empresa ou algum amigo se voluntarie para colocar tudo de pé, a festa pode ser mais próxima da celebração do casamento. Mas não muito, para que uma não ofusque a outra.

Leia mais: 5 razões para você se planejar para sair do aluguel

Ideias para chá de casa nova

Há alguns caminhos diferentes que se pode seguir no chá de casa nova. Tudo depende do seu gosto, do horário em que pretende realizar o evento e do número de convidados. 

Se quiser começar cedo, um brunch é a melhor opção. A dica é montar um cardápio prático e leve. “Eu apostaria em um cardápio de finger food. Não tem erro, todos amam! E para essa ocasião, não é necessário ter um bolo especial”, indica Neyde Zampronha, chef e proprietária do ZAM Gastronomia, buffet especializado em eventos em São Paulo.

Para quem prefere iniciar a festa um pouco mais tarde, um churrasco ou algo mais para o fim da tarde também são boas ideias. Assim, o evento pega um pouco de luz do dia e dura até a noite.

Seja em um espaço especializado, no salão de festas do condomínio ou no próprio apartamento, a decoração pode ser feita quase que totalmente com flores. Invista em arranjos maiores para pontos estratégicos, como ao lado das mesas de comida e bebida, e em outros menores para as mesas dos convidados.

Também há a possibilidade de fazer uma festa temática. Caso a data do evento caia no meio do ano, pode ser uma festa junina. Se o casamento for no estilo “destination wedding” em uma praia, por exemplo, a decoração do chá de casa nova pode ser praiana. O destino da lua de mel também pode ser fonte de inspiração nesse caso.

cha-de-casa-nova-mesa-jantar-flores-loft
Se o chá de casa nova é durante o dia, aposte em flores claras e delicadas para decorar a mesa

Como escolher o Convite do chá de casa nova

Diferente do casamento, que normalmente requer convites de papel cheios de detalhes, o convite para o chá de casa nova pode ser algo mais informal. É possível fazer um disparo para uma lista de e-mails dos convidados ou criar um evento no Facebook ou um grupo/lista de distribuição no WhatsApp. Isso torna o clima do evento descontraído e gera uma boa economia para os donos da festa.

Se preferir, também dá para enviar convites impressos em papel. Fica a seu critério! O importante é se certificar de preencher a lista de convidados com cuidado. Mais uma vez, lembramos que o chá de casa nova é diferente do casamento – logo, você não precisa convidar as mesmas pessoas para as duas festas.

Em festas de casamento, é costume convidar parentes com quem nem se tem tanto contato. Sabe aquele seu primo de terceiro grau que você só vê em batizados e casamentos? Não se sinta obrigado a chamá-lo para seu chá de casa nova. Esta festa pode ser só para os amigos mais chegados e que de fato irão frequentar seu novo lar – e por isso faz todo o sentido que eles contribuam com a montagem da casa.

Que itens colocar na lista de chá de casa nova

A lista de chá de casa nova pode englobar eletrodomésticos, itens de cozinha, como panelas, pratos e taças, móveis e artigos de cama, mesa e banho. Se estiver se casando, é natural que padrinhos e familiares se encarreguem dos presentes mais caros, como um sinal de apreço pelo casal. Mas nada de estabelecer o que cada pessoa vai levar – isso deve ser uma escolha absolutamente particular de cada convidado.

A maioria das lojas de produtos para a casa oferece o serviço de listas. É possível deixar a sua lista em uma loja física ou escolher o serviço online. Há ainda sites especializados em listas de presentes, nos quais você ainda pode optar por vales em dinheiro, que podem ser usados como quiser.

LEIA TAMBÉM: Os desafios da vida de recém-casados em uma casa nova

não se esqueça da Lembrancinha

Quem já foi a um casamento provavelmente tem uma feliz recordação da festa e outra mais feliz ainda dos bem-casados que comeu no dia seguinte. Lembrancinhas deixadas na saída das celebrações são sucesso garantido com os convidados e no chá de casa nova não é diferente.

As melhores opções de lembrancinha são aquelas que remetem ao universo doméstico, como pequenas plantas – a exemplo dos cactos e das suculentas -, velas e aromatizadores de ambiente. E os doces nunca sairão de moda: podem ser cupcakes, macarons ou amêndoas confeitadas.

Encontre seu apartamento com a Loft e te ajudamos com seu evento de recepção

Se está planejando comprar seu primeiro apartamento ou vai se casar e procura uma casa nova, a Loft tem mais de 120 opções de imóveis de alto padrão à venda em bairros nobres de São Paulo, como Jardins, Higienópolis, Moema, Morumbi e Vila Olímpia. São apartamentos de 33 m² a 323 m², entregues totalmente reformados e com infraestrutura 100% refeita. 

O cliente consegue fazer algumas personalizações na reforma, além de não precisar contratar arquiteto ou equipe de obra. Os imóveis de alto padrão são equipados com armários planejados e têm garantia de um ano e manual de construção, apresentando as modificações realizadas na reforma de apartamento.

Além dessas facilidades, a Loft ainda auxilia os clientes na organização do chá de casa nova. Em parceria com a ZAM Gastronomia, acompanhamos todo o processo de instalação e adaptação ao novo lar. 

cha-de-casa-nova-alimentacao-loft
Em parceria com a Loft, o buffet ZAM Gastronomia organiza seu chá de casa nova

“Hoje em dia, todo mundo tem uma vida muito corrida e não tem tempo para cuidar de todos os detalhes que uma recepção envolve. Chegar na sua casa como se fosse um convidado e aproveitar a festa sem estar exausto não tem preço”, garante Neyde Zampronha.

Conheça nossos apartamentos e agende sua visita!