Checklist: 5 passos para quem está comprando um apartamento

comprando um apartamento-chaves-na-mao-loft
Tempo de leitura: 4 minutos

Saiba onde ter atenção redobrada ao visitar imóveis a venda, afinal você está comprando o apartamento e isso poder ser uma grande mudança na sua vida.

Um novo lar simboliza mais do que uma nova aquisição, também é o lugar onde serão projetados nossos desejos de vida e passaremos momentos importantes do dia a dia junto daqueles que mais amamos. Por isso, saber no que prestar atenção quando está comprando um apartamento pode te dar uma visão ampla em relação ao imóvel, te dando tranquilidade e confiança nesse momento tão importante.

processos de inspeção IMportantes para quem está Comprando um apartamento

Há dois processos de inspeção importantes na compra e venda de imóveis. Segunda Monika Terra, corretora parceira da Loft, o primeiro deles é o processo de vistoria, feito quando o imóvel vai para o mercado. Nele, é montada uma ficha “com tudo que o imóvel tem e tudo que pode ser oferecido naquele valor de venda˜, explica.

O segundo processo é feito no momento da entrega do imóvel e está relacionado ao que foi acordado entre comprador e vendedor ao assinar o contrato de compra. “Nesse contrato fica acordado entre as partes o que vai ficar no imóvel efetivamente˜, conta Monika.

De acordo com Naktasha Ituassu, também corretora e parceira da Loft, questões como as datas das últimas reformas feitas são coisas que devemos levar em consideração ao avaliar um imóvel.

Pensando nisso, preparamos essa lista com 5 itens indispensáveis caso você esteja comprando um apartamento ou em vias de comprar um. Confira:

1. Veja com calma todos os detalhes da estrutura interna do apartamento

Ao visitar um apartamento a venda, não tenha pressa. É importante conversar com o corretor ou proprietário sobre todas as características do imóvel, para que você tenha conhecimento completo de possíveis necessidades da residência e evitando imprevistos.

Confira a quantidade, tamanho dos cômodos e se eles atendem às suas necessidades presentes e futuras. Lembre-se que famílias podem aumentar e tenha em mente o que deseja para a sua nos próximos anos. Saiba qual é a incidência de sol nos espaços internos, o número de portas de entrada e se o apartamento possui garagem. Preste atenção no acabamento das paredes, pisos, azulejos e molduras de gesso.

2. Pergunte sobre as áreas externas

Verifique o que consta nas áreas de uso comum, como piscina, academia, salões, jardins e saiba as regras de uso de cada uma delas. Note o estado de conservação da fachada, hall de entrada, elevadores e espaços de lazer. Não se esqueça de conferir o valor do condomínio e IPTU.

Na Loft submetemos todos os nossos apartamentos a uma lista com mais de 50 critérios de avaliação. Segundo Daniel Pacífico, “temos um algoritmo proprietário que alimenta nosso modelo de avaliação”. Nele, constam “principalmente características que dizem respeito a planta e relativas ao condomínio”, explica.

3. Reformas e planta do apartamento

Pergunte sobre as reformas feitas e as datas que as fizeram, para saber o estado de conservação do seu imóvel. Naktasha Ituassu nos dá a dica e sugere “pedir o contato do arquiteto ou engenheiro que fez a obra, de preferência veja a planta do imóvel”. Também existe a possibilidade de levar um profissional especializado para fazer uma vistoria.

Pergunte se o apartamento passou por processo de averbação, registro feito em cartório que contém a escritura do imóvel, reformas e mudanças realizadas.

Para compradores, Daniel Pacífico explica que a Loft oferece “apartamentos reformados com materiais de altíssimo padrão, prontos para morar nas melhores localizações de São Paulo”. Para trazer mais segurança para nossos clientes que estão comprando um apartamento, entregamos um manual contendo todos os dados da residência, entre eles os relacionados às reformas feitas, materiais utilizados e contato dos fornecedores.

4. Confira toda a documentação

Naktasha conta que um dos problemas mais comuns relacionados a imóveis a venda são ” documentos que nem sempre estão completamente certos”. Por isso, é necessário conferir se toda a documentação exigida está em ordem. Neste momento, tenha em mente que ter um profissional especializado acompanhando o processo traz mais segurança para o comprador.

Os documentos exigidos são: cópia autenticada da escritura definitiva registrada no Cartório de Registro de Imóveis; matrícula atualizada contendo uma certidão de ônus reais; planta do imóvel aprovada pela prefeitura ou assinada pelo engenheiro ou arquiteto da construtora; verifique a certidão de situação fiscal/IPTU, o habite-se e a declaração de inexistência de débitos condominiais. Também é aconselhável conferir se as contas de água, luz e gás estão em dia.

5. Esclareça todos os detalhes da compra antes de assinar o contrato

Para evitar dores de cabeça no futuro, combine com o vendedor o que ficará ou não no apartamento e o que caberá a ambas as partes. De acordo com Monika Terra, “normalmente cada empresa tem um padrão de contrato, que às vezes vai para um advogado que analisa e faz algumas modificações necessárias”. Dê atenção para as minutas do documento e tire todas as dúvidas que surgirem.

Quer saber mais sobre o que deve se atentar quando está compraNdo um apartamento?

Pensando em te trazer segurança e confiança no momento da compra do seu futuro lar, preparamos um guia completo Como Comprar seu Apartamento, contendo todas as informações que julgamos importantes para o processo de compra, desde a decisão por comprar ou não até a assinatura do contrato.

Deseja comprar um imóvel em São Paulo? Veja nosso portfólio de apartamentos reformados nas melhores localizações da cidade.