cimento-queimado

Por que a decoração com cimento queimado está tão em alta?

5 MINUTOS DE LEITURA

Entenda mais sobre a tendência do cimento queimado na decoração, desde como aplicar este material até os cuidados com a manutenção

Com presença garantida em muitos projetos de interiores contemporâneos, o cimento queimado é uma tendência de decoração que já dura alguns anos. E para quem quer investir nesse material em casa, boa notícia: a expectativa é que ele não saia de moda tão cedo.

A exposição de estruturas em apartamentos de estilo industrial e retrô, com encanamentos e vigas aparentes, por exemplo, permitiu que outros elementos – como exemplo os tijolos à mostra – ganhassem espaço na decoração. O visual que parece inacabado confere ao cimento queimado um ar de rústico, mas sem a aspereza do material. 

Assim, é uma ótima solução para quem quer um piso liso, que casa bem em estilos de decoração industrial, contemporânea e minimalista. Neste artigo, vamos mostrar como explorar o retorno de elementos brutos e naturais na arquitetura e como aplicar a tendência no seu lar com equilíbrio. 

Como fazer cimento queimado?

A composição básica é cimento, areia e água. A mistura é aplicada na superfície em questão, seja piso ou parede, e depois o profissional respinga cimento em pó sobre toda a superfície ainda úmida. Isso é o processo de “queima” do cimento, em que se usa uma espátula e água, fazendo movimentos que vão dar a textura irregular e orgânica característica do cimento queimado.

Apesar de parecer um processo simples, se você não tem experiência e habilidade manual é provável que o resultado não seja satisfatório. Por isso, o arquiteto Lucas Hidalgo recomenda contratar uma mão de obra especializada para executar o serviço. 

decoracao-industrial
O acabamento costuma ser bastante usado no piso de ambientes de decoração industrial

Tipos de piso de cimento queimado e os cuidados que você deve tomar

A técnica de concreto queimado que mencionamos acima é a mais conhecida quando se fala em piso de cimento queimado. Lembramos logo da casa dos avós no interior, certo? Atualmente, no entanto, há outras formas de conseguir o efeito no seu lar.

“O porcelanato que simula cimento queimado é mais resistente e não apresenta imperfeições que as pessoas geralmente se incomodam com o tempo, como algumas trinquinhas, manchas… aquele aspecto bem rústico. O cimento queimado é mais sensível a produtos do que o porcelanato”, ensina Lucas.

Enquanto o porcelanato aguenta quase todos os produtos de limpeza, já que não é poroso, o cimento queimado pode absorver substâncias químicas e sofrer mudanças em sua estrutura, como as trincas. Caso opte pelo piso de cimento queimado tradicional, limpe-o apenas com vassoura, aspirador de pó, água e detergente neutro.

Para a instalação do piso, é importante que a área esteja devidamente regularizada e nivelada, sem apresentar trincas. “Os cuidados e diferenças de aplicação variam de acordo com a área que o cimento será aplicado. Por exemplo, se for um piso de área externa, será necessário uma impermeabilização do acabamento, além das juntas de dilatação, que sempre devem ser feitas para que o piso não trinque muito com o tempo”, completa o arquiteto.

efeito de cimento queimado
Nas paredes, o efeito de cimento queimado pode ser conquistado com tintas

Leia mais: Veja sugestões do que fazer em um cômodo vazio do apartamento

Parede de cimento queimado: saiba como aplicar tinta com esse efeito 

Assim como para o piso, para que a parede de cimento queimado fique perfeita é preciso que a superfície esteja nivelada e lisa. Existem no mercado alguns produtos para o efeito pronto, como a tinta cimento queimado

“Para um caso de DIY (do it yourself, ou faça você mesmo, em português), recomendo a tinta que imita o cimento queimado. Ela é mais barata e tem aplicação mais prática! Você prepara um fundo branco homogêneo na parede e depois aplica essa tinta/pasta de efeito com uma espátula”, recomenda Lucas Hidalgo.

Decoração com cimento queimado

Além da opções para parede ou piso, há diversas outras formas de trazer a tendência para os ambientes de casa. A decoração com cimento queimado pode passar por bancadas e objetos, como vasos, bancos, bandejas e prateleiras.

bancos com blocos de cimento
É possível criar bancos com blocos de cimento ou comprar bancos já prontos

“Eu adoro bancadas feitas em cimento queimado. Apesar de serem extremamente rústicas, elas dão um visual bruto muito bonito. Também acho lindo trabalhar o teto com esse efeito! Na arquitetura, cada vez mais estamos crescendo a atenção para esse plano, que antes era secundário. O cimento queimado no teto dá um efeito de laje descascada e pode ser aplicado com pintura no próprio forro de gesso”, finaliza o arquiteto.

vasinhos-de-cimento-queimado
Vasinhos são ótimos para abrigar cactos e suculentas

A Loft ajuda você a encontrar o apartamento que tem a sua cara

Seja para uma decoração industrial, vintage, contemporânea ou minimalista, o cimento queimado pode marcar presença no seu apê. A Loft tem um portfólio extenso de apartamentos à venda em algumas das maiores cidades do país, para que você possa viver exatamente como sonhou!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter