O que é cimento queimado e dicas de como fazer

Compartilhar a notícia

O cimento queimado é uma tendência que pode fazer parte da decoração do seu lar. Entenda o que é essa alternativa e veja como utilizá-la!

24 de agosto de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 25 de agosto de 2023 12 min de leitura
cimento-queimado

Com presença garantida em muitos projetos de interiores contemporâneos, o cimento queimado é uma tendência de decoração que já dura alguns anos. Para quem quer investir nesse visual em casa, a boa notícia é que, provavelmente, ele não sairá de moda tão cedo.

Essa é uma ótima solução para quem quer um acabamento liso e versátil. Afinal, ele combina com diversos estilos de decoração, indo do industrial e moderno ao minimalista. No dia a dia, o material permite compor com elementos brutos e naturais na arquitetura, mas é interessante usar as técnicas certas para ter um resultado equilibrado.

Neste artigo, você entenderá o que é o cimento queimado, como utilizá-lo na decoração e quais são os prós e contras dessa alternativa.

Boa leitura!

O que é cimento queimado?

O cimento queimado é um tipo de revestimento para pisos e paredes, conhecido pelo seu aspecto rústico, moderno e elegante, que confere um toque contemporâneo aos ambientes. Ele é monolítico, ou seja, não tem as separações comuns entre peças e dispensa o uso de rejunte.

Trata-se de uma argamassa que tem como composição básica cimento, areia e água. Apesar do nome, o seu preparo não envolve nenhuma fonte de calor e pode acontecer no próprio local de aplicação. 

Ele também é um tipo de revestimento extremamente resistente, que tem maior duração em comparação com os demais pisos disponíveis no mercado, por exemplo. No geral, ele suporta bem impactos, sendo difícil de ser quebrado ou danificado.

Sua versatilidade e facilidade de manutenção fazem do cimento queimado uma escolha popular entre arquitetos, designers de interiores e amantes da decoração. Ele tem o potencial de tornar qualquer ambiente mais sofisticado e cheio de personalidade.

Como o cimento queimado é feito?

cimento queimado na parede
O acabamento costuma ser bastante usado no piso de ambientes de decoração industrial

Como você viu, o cimento queimado é feito da combinação básica de cimento, areia e água. No entanto, a mistura pode receber aditivos, como substâncias que melhoram a aderência e evitam rachaduras. 

O revestimento também pode ter várias cores. Para isso, é necessário adicionar os pigmentos desejados à massa. É possível criar efeitos sóbrios ou alegres e vibrantes, conforme a sua proposta decorativa. 

Após a preparação, a mistura é aplicada no local desejado, que pode ser o piso ou a parede. Em seguida, ocorre o procedimento que garante o diferencial dessa alternativa de revestimento: o profissional respinga cimento em pó sobre toda a superfície ainda úmida.

Essa etapa é chamada de “queima” do cimento. Nela, a pessoa qualificada usa uma espátula e água, fazendo movimentos que conferem o padrão irregular e orgânico, característico do cimento queimado.

Apesar de parecer uma operação simples, ela exige experiência e habilidade manual para obter um bom resultado. Por isso, é indicado contratar a mão de obra especializada para executar o serviço, o que garantirá que o efeito obtido atenda à sua expectativa.

Anúncios

Onde ele pode ser utilizado?

Além de saber o que é e como o cimento queimado é feito, é necessário entender em quais locais de um imóvel ele pode ser aplicado. Confira!

Piso

O uso mais comum para o cimento queimado é como piso, a partir da técnica de concreto queimado. Para tanto, a superfície deve passar por uma preparação que consiste em limpeza e nivelamento.

Ele pode ser utilizado em diversas áreas, inclusive onde há uma circulação intensa de pessoas ou mesmo de veículos, como os ambientes externos. O piso em cimento queimado também é resistente para as áreas molhadas, como o banheiro.

Esse tipo de acabamento é frequentemente associado à casa dos avós no interior. No entanto, é válido saber que há outras formas de conseguir o efeito no seu lar e proporcionar mais modernidade.

O porcelanato líquido, por exemplo, simula o cimento queimado e pode apresentar algumas vantagens, como ser mais resistente. Isso ocorre porque o porcelanato líquido é impermeável e lida bem com a maior parte dos produtos de limpeza, já que não é poroso.

Por outro lado, o cimento queimado pode absorver substâncias químicas e estar sujeito a mudanças em sua estrutura, como as trincas. Caso opte pelo piso de cimento queimado tradicional, a dica é fazer a limpeza apenas com vassoura, aspirador de pó, água e detergente neutro.

Parede

O cimento queimado também pode ser utilizado em paredes, seja para mudar a cor ou para criar texturas. O mercado conta com misturas prontas, como a tinta com efeito de cimento queimado. Essas alternativas são mais fáceis de serem utilizadas, especialmente por pessoas que não têm experiência com o material. 

Assim como no acabamento em piso, para que a parede de cimento queimado fique perfeita é necessário que a superfície esteja limpa, nivelada e lisa.

Quais são os tipos de cimento queimado?

Você já entendeu que o cimento queimado é uma alternativa de revestimento bastante versátil, não é mesmo? Nesse sentido, é válido saber que existem tipos diferentes desse material, que proporcionam resultados distintos em sua decoração.

Conheça os principais:

  • polimérico espatulado: é um dos mais comuns do mercado e pode ser usado nos mais diversos ambientes. Esse revestimento pode ser aplicado sobre a regularização de piso, contrapiso ou sobrepiso;
  • polimérico rolado: tem coloração homogênea e um revestimento levemente antiderrapante. A aplicação é feita em múltiplas camadas, sobre regularização lixada e primer;
  • polimérico autonivelante: o material tem a capacidade de autonivelação, oferecendo um acabamento mais liso e uniforme. A aplicação é feita em camada única sobre o primer;
  • branco: o cimento queimado branco é obtido com o uso de cimento branco e a substituição da areia pelo pó de mármore.

Quais são as vantagens desse material?

O cimento queimado é muito procurado no mercado pelas vantagens que oferece em construções ou reformas. Um dos seus pontos positivos é que ele oferece muitas possibilidades para criar efeitos na decoração, aceitando diferentes estilos, cores e texturas.

A aparência uniforme e contínua, sem a divisão no piso, deixa o acabamento neutro e elegante. Ainda, como esse revestimento pode ser utilizado tanto em pisos quanto em paredes, o cimento queimado se adapta a diversos espaços — sejam eles residenciais, comerciais ou industriais.

Além disso, a sua aplicação tende a ser simples e com pouca sujeira. Dessa forma, é possível fazer o revestimento de maneira mais organizada e até mesmo sustentável, por conta da redução na produção de lixo. Essa característica também favorece a sua escolha em reformas simplificadas.

Cabe ainda mencionar que o material tem baixo custo e fácil acesso. Esse é mais um fator que faz o cimento queimado ser popular na hora de escolher os acabamentos de obras.

Por fim, ele é resistente e de fácil manutenção. A limpeza do cimento queimado é simples e prática, exigindo apenas água e sabão neutro. Não é necessário o uso de produtos específicos, o que facilita a sua conservação.

Quais são as desvantagens do cimento queimado?

Apesar de ter muitos aspectos positivos, também é necessário destacar os pontos negativos do cimento queimado para os acabamentos. Primeiramente, a sua textura não aceita bem os retoques, portanto, a aplicação deve ser bastante cuidadosa. 

Nesse contexto, o acabamento exige mão de obra especializada. Caso contrário, existe a chance de o resultado não atender às suas expectativas e gerar insatisfação com o revestimento.

Outro ponto relevante é o seu tempo de secagem, que pode levar alguns dias. Ele deve ser respeitado para evitar que a finalização seja comprometida. 

Ainda, em algumas preparações, o cimento queimado pode ficar sujeito a absorção de materiais ou ressecamento. Como resultado, existe a chance de o piso apresentar manchas ou rachaduras. Esse efeito indesejável costuma ser evitado com uma mistura adequada a cada tipo de ambiente.

Como é feita a aplicação do cimento queimado?

bancos com blocos de cimento
É possível criar bancos com blocos de cimento ou comprar bancos já prontos

Antigamente, a aplicação do cimento queimado era complexa e demandava equipamentos especializados para a realização. Contudo, com a sua popularização, surgiram novas fórmulas que facilitam o processo.

A forma de preparo e a aplicação dependem dos produtos escolhidos para o revestimento. Caso você opte por um kit pronto, os itens deverão ser misturados conforme as orientações do fabricante. Geralmente, o kit é combinado com o cimento e pigmento de sua preferência.

O local que receberá o produto também deve ser preparado. Para tanto, é necessário remover toda a sujeira, como resíduos, gordura e poeira. Também é recomendável aplicar um primer antes do produto, pois isso melhora a sua aderência e fixação.

A argamassa então é aplicada com uma desempenadeira, espátula ou colher de pedreiro. O profissional deve criar uma cobertura regular, respeitando o efeito desejado. O passo seguinte é nivelar a superfície e remover os excessos e até alcançar um resultado uniforme.

A finalização é feita conforme o acabamento desejado. O profissional pode utilizar ferramentas como esponjas, rolos de pintura, desempenadeiras de aço ou outros instrumentos. A escolha depende do efeito pretendido.

Outro passo fundamental é esperar o chamado tempo de cura, que é o período necessário para a secagem completa dos produtos. Nessa fase, é importante proteger a argamassa de umidade, impactos ou sujeira. 

Após o tempo adequado, que é indicado pelo profissional que fez a aplicação, vale aplicar um selador ou resina específica. Essa etapa garantirá o acabamento envernizado ou fosco, além de ajudar a proteger o novo piso de marcas.

Na parede, o processo costuma ser semelhante à pintura. É preciso limpar e nivelar bem a parede, fazendo a aplicação com um rolo. Se necessário, adicione novas camadas ou faça texturas diferentes, bastando aguardar a secagem para realizar essas etapas.

Como fazer a decoração com cimento queimado?

Como você viu, o cimento queimado pode ser utilizado em acabamentos de paredes ou pisos. Além das opções comuns, há diversas formas de utilizar a tendência nos ambientes da casa. A decoração com cimento queimado ainda abrange bancadas e objetos, como vasos, bancos, bandejas e prateleiras, por exemplo.

Confira algumas opções!

Parede com cimento queimado

decoração de entrada de casa
Nas paredes, o efeito de cimento queimado pode ser conquistado com tintas

A parede com cimento queimado pode criar uma decoração rústica ou texturizada que combina com diversos ambientes, como o escritório em casa, a sala de estar ou o quarto. É possível elaborar composições com materiais naturais, como ao usar a madeira em móveis, molduras e espelhos.

Piso com cimento queimado

Como o piso de cimento queimado não tem rejunte e divisórias, ele tende a proporcionar uma sensação de amplitude interessante para ambientes pequenos. Apesar de remeter a uma ideia mais rústica, em locais com iluminação natural o resultado tende a ser neutro e leve.

Teto com cimento queimado

Esse acabamento também pode ser utilizado no teto e criar uma ambientação bastante ousada. O resultado depende da luminária utilizada, que proporcionará um aspecto mais moderno, clássico, rústico ou aconchegante. 

Tubulação aparente com cimento queimado

A tubulação aparente faz parte de uma proposta decorativa industrial. Ela combina com os acabamentos de cimento queimado e a junção de cores frias e intensas. Essa é uma ideia moderna e irreverente.

Bancada com cimento queimado

Você sabia que existem as bancadas feitas com cimento queimado? Elas são ótimas para criar um visual rústico e bonito. A bancada conecta ambientes e pode ser um charme a mais para a sua decoração, além de ser bastante funcional.

Pia de cimento queimado

Outra ideia que foge do convencional é a pia de cimento queimado. Essa proposta pode ser utilizada em cozinhas e lavabos. É possível criar efeitos diferenciados, moldando a pia conforme o seu desejo. Para obter um bom resultado, o material deve ser impermeabilizado para se tornar resistente à água.

Vasos para plantas com cimento queimado

vasinhos-de-cimento-queimado
Vasinhos são ótimos para abrigar cactos e suculentas

Além das estruturas maiores, há como ter objetos decorativos na residência feitos com cimento queimado, como vasos para plantas. Eles podem ter o acabamento liso ou texturizado e ajudam a compor um belo jardim.

O fator estético é complementado pelas funcionalidades, já que o material oferece isolamento térmico. Essa característica protege as raízes das plantas e favorece o seu crescimento saudável. No entanto, garanta uma boa drenagem da água para evitar o seu acúmulo, combinado? 

Neste artigo, você aprendeu o que é o cimento queimado, como é feita a sua aplicação e quais são as formas de usar esse revestimento na decoração. Avalie os pontos positivos e negativos desse material e veja se é uma boa alternativa para a sua casa ou ambiente profissional.

A Loft ajuda você a encontrar o apartamento que tem a sua cara

Seja para uma decoração industrial, vintage, contemporânea ou minimalista, o cimento queimado pode marcar presença no seu apê. A Loft tem um portfólio extenso de apartamentos à venda em algumas das maiores cidades do país, para que você possa viver exatamente como sonhou!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.