como-anunciar-imovel-na-internet

Como anunciar imóvel na internet? A gente te ensina!

7 MINUTOS DE LEITURA

Confira dicas para anunciar imóvel na internet, como encontrar boas plataformas e como avaliar a performance do anúncio.

Aprender como anunciar um imóvel na internet é importantíssimo para quem quer vender hoje em dia, já que muitos compradores começam a busca pelo online. E é isso que a gente te ensina hoje!

Anúncio online x anúncio tradicional: é uma competição?

Você não precisa escolher entre um e outro: anunciar imóvel online e offline são ações complementares.

A Internet oferece várias vantagens, como gratuidade, alcance e visibilidade maiores, aquele mundo de filtros e disponibilidade 24h por dia. Também consegue engajar mais os potenciais compradores, já que olhar um apartamento online é algo bem mais descompromissado do que bater na porta de alguém e subir.

Por outro lado, um comprador mais determinado, que já sabe as ruas que acha agradável, pode muito bem dar uma volta no bairro e anotar as plaquinhas disponíveis para ligar depois. 

Ou seja, os dois atraem seu público, mas a internet atrai muito mais gente e é essencial estar online atualmente.

Onde anunciar um imóvel na internet?

É importante encontrar boas plataformas de venda de imóvel que atuem na cidade e na região em que esse seu imóvel fica. 

Vale dar um Google em “venda de imóvel” e abrir os primeiros resultados (que a gente chama de resultados “melhor ranqueados” no jargão desses mecanismos de busca) que aparecerem para você. É muito provável que você até reconheça alguns desses nomes, já que as grandes plataformas são bem famosas!

Fique atento se é uma plataforma de venda (onde todos anunciam) ou uma imobiliária (que anuncia os imóveis que ela representa). Nesse caso, você vai precisar pagar comissão a ela em caso de venda – mas nada acontece de surpresa, tem contratos envolvidos!

Em seguida, você vai precisar preencher um cadastro para criar sua conta e começar a preencher as informações sobre seu imóvel (mais sobre isso adiante). Se estiver em dúvida se aquela é uma boa plataforma, pode inclusive verificar em sites como Reclame Aqui.  

E as redes sociais?

Bem lembrado! Se você tiver redes sociais, pode usar seu feed para anunciar seu imóvel, mas dando aquela adaptada para as fotos ficarem mais bonitas e a descrição ficar do tamanho certo (descrições maiores ficam melhores no Facebook do que no Instagram, por exemplo).

É uma boa ideia também incluir o link para o anúncio completo na plataforma que você escolheu, caso alguém se interesse e queira saber mais informações.

Quanto custa anunciar um imóvel online?

Geralmente não custa nada! As plataformas de anúncio de imóvel online mais famosas não cobram pelos anúncios. O que pode acontecer é elas oferecerem possibilidades extras e cobrar por isso, como dar destaque para o seu apartamento nas buscas.

Como saber se seu anúncio está dando resultado?

Um bom anúncio de imóvel na internet atrai cliques, que viram visitas, que viram propostas. Esse é o ciclo, basicamente. Então um anúncio gera resultados se estiver gerando interesse específico de gente querendo saber mais, visitar o apê, etc.

Os sites de venda de imóvel costumam ter um painel onde você pode gerir esses resultados (número de cliques, contatos que pediram mais informações, etc.) e fazer ajustes para melhorá-los, como trocar a foto principal e mudar o título da página.

No caso da Loft, quem vende um apê com a gente tem acesso ao Painel de Venda, que fica em uma área exclusiva para proprietários. Ali é possível acompanhar o status do anúncio e até comparar a performance com a de outros imóveis parecidos. Saiba mais aqui!

No vídeo acima, explicamos com a Loft chega no preço de venda sugerido para cada apê

Dicas para fazer o melhor anúncio de imóvel online

Antes de ir para as dicas, se o que você procura aqui é iniciar o processo de anúncio nós criamos um artigo explicando mais sobre como funciona o Painel de Venda, e lá você também verá as dicas a seguir para vender seu apê rapidinho.

Tire boas fotos

As fotos vão ser seu cartão de visitas. Quando alguém está navegando naquela plataforma de imóveis à venda, está em um mar de imagens – e quanto melhor forem as suas, mais gente vai achar interessante e clicar. E capriche na hora de escolher a foto principal!


A gente já tem um blog post com dicas para tirar boas fotos, mas vale repetir: escolha um horário do dia em que o apê está iluminado, abra todas as janelas, ligue todas as luzes, arrume tanto quanto for possível e tire entre 15 e 20 fotos (pelo menos) do apê inteiro.

Pense em um bom título para o seu anúncio de imóvel

Aqui na Loft o título do anúncio é padrão: o endereço do imóvel. Mas em outras plataformas dá para escolher qual título vai ser, então é bacana prestar atenção nele. A fórmula básica é: tipo de imóvel + número de dormitórios + localização.

Então um apartamento de 2 dormitórios perto do Parque Villa Lobos pode ser “Apartamento de 2 dorms perto do Villa Lobos”. Gaste um tempinho olhando outros anúncios para ver o que mais chama sua atenção e aí escreva!

Invista numa boa descrição

A pessoa já foi atraída pela foto e pelo título e agora clica no anúncio para ler a descrição. O que ela quer encontrar lá? As informações básicas do imóvel e da localização e mais um gostinho do que aquele imóvel tem de especial, inclusive nas redondezas e no prédio (piscina, shopping, praça, lojas, metrô, etc.). 

O que não pode faltar:

  • Localização
  • Metragem
  • Número de cômodos, dormitórios e vagas
  • Diferenciais do imóvel (varanda, suíte, cozinha aberta, vista alta…)
  • Áreas comuns e diferenciais do prédio
  • Vantagens da localização, como bons mercados, restaurantes, parques, praças, centros culturais, hospitais, escolas e meios de transporte público

Coloque os preços

Além do preço de venda, as pessoas querem saber quanto vão gastar por mês com condomínio e IPTU. Essas informações deixam seu anúncio mais completo e transparente.

Verifique se está tudo nos filtros

As plataformas de venda de imóveis tem sistemas de filtragem para os compradores acharem aquilo que querem, então não se esqueça de categorizar certinho seu apartamento. Se ele tiver 3 dormitórios, clique ali em “3 dormitórios”. Se tiver janela antirruído, busque essa opção no menu. E por aí vai.

Extra: Responda rapidamente suas mensagens

Começou a receber contatos? Então não deixe a peteca cair: responda o mais rápido possível. Dificilmente aquela pessoa está vendo só seu apê naquele momento, e você pode perder o interesse dela se demorar demais. 
Quer aprender mais sobre anunciar imóvel? Leia as dicas de uma corretora Top Broker da Loft

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter