utilizando calculadora loft para avaliar imovel

Como avaliar um imóvel? Loft atualiza ferramenta de simulação de preços

4 MINUTOS DE LEITURA

Calculadora de Preços Loft usa data science para determinar valor de mercado mais fiel para o seu apartamento

Por Mariana Romão

A Loft fez melhorias em sua calculadora de preços, uma ferramenta gratuita e digital, que ajuda o proprietário ou a pessoa interessada em comprar a saber quanto vale determinado imóvel em nove cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Santo André, Campinas, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Guarulhos.

Diferentemente de outras ferramentas disponíveis no mercado, que se baseiam em valores de anúncios, a avaliação dos imóveis com a calculadora da Loft é feita com base nos preços reais praticados pelo mercado. “O valor do anúncio dificilmente se configura ao final de uma venda. É por isso que usar apenas esses dados não traz uma resposta fiel. A nossa calculadora é abastecida pelos anúncios e, principalmente, pelas transações fechadas via Loft e também pelas matrículas de imóveis registradas em cartório”, explica Matheus Balceiro, gerente de produtos da Loft.

Em um mercado ditado pelo boca a boca, em que até pouco tempo precificar um imóvel dependia apenas da interação com corretores, vizinhos, zelador e porteiro, ter uma simulação pautada em dados reais, com amplo uso de tecnologia, reduz a especulação no momento da venda.

Para receber o resultado, a pessoa interessada precisa preencher seis informações básicas sobre o imóvel:

  • Endereço completo
  • Número de quartos
  • Número de banheiros
  • Metragem do apartamento
  • Andar
  • Número de vagas de garagem

“São informações simples, que a pessoa tem de cabeça, não precisa apelar para algum documento que a gente por hábito guarda no fundo do armário. É realmente algo que qualquer um pode fazer de casa, com total autonomia“, ressalta Balceiro. “E dentre as calculadoras disponíveis no mercado, a nossa é uma das que menos pede informações, com resposta muito assertiva“, completa o gerente de produtos.

avaliação de imóveis com. calculadora loft

Com o resultado em mãos, dá para se planejar melhor em relação aos próximos passos. A calculadora oferece um valor central e uma faixa de confiança, que funciona mais ou menos como numa pesquisa eleitoral, em que os institutos estimam resultados com margem de erro de alguns pontos para mais ou para menos. “De um lado você tem o vendedor com seus argumentos para elevar o preço. De outro, o comprador querendo descontos nessa negociação. A calculadora é um ponto de suporte para ambos terem argumentos objetivos, ajudando a destravar o processo“, pondera Balceiro.

Acertar o preço é importante para garantir a venda, mas há outros fatores que podem influenciar positivamente.
O estado de conservação do imóvel é um dos principais itens que um comprador avalia. E dá pra fazer melhorias com intervenções simples: uma boa limpeza e pintura de paredes com cores neutras, por exemplo.
Outra dica é deixá-lo organizado e decorado, ainda que com poucas peças, para que possíveis compradores possam visualizar maneiras de ocupar o espaço.

Um bom anúncio de venda de imóvel também pode ser certeiro nesse processo:

  • Tire boas fotos: as fotos são o cartão de visitas
  • Invista em um bom título: preferencialmente com a localização e o número de quartos
  • Capriche na descrição: além das informações básicas, evidencie diferenciais do imóvel e pontos positivos da região. Fisgue o comprador pela emoção.
  • Seja transparente: não esconda preços e valores do IPTU e condomínio. Isso torna o processo mais rápido.

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter