Como comprar um apartamento: guia completo

Compartilhar a notícia

Você não sabe como comprar um apartamento? Confira as principais questões a serem observadas para não ter dor de cabeça no futuro!

26 de abril de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 21 de agosto de 2023 12 min de leitura
Como comprar um apartamento

Encontrar um lar não é uma tarefa fácil, pois sabemos da importância que nossa casa tem em nossas vidas. É nela que buscamos tranquilidade, conforto e segurança para nós e para quem amamos. Pensando em todos esses fatores, criamos esse guia com objetivo de explicar e descomplicar cada uma das etapas que envolvem a compra de um apartamento.

Com a expansão dos grandes centros urbanos e a verticalização das cidades, cada vez é mais comum ver casas e sobrados darem espaço aos prédios. Ainda que nem todos compartilhem da ideia de morar em apartamentos, essa já tem sido a realidade de muitas pessoas.

Nesse contexto, é importante aprender como comprar um apartamento. Afinal, como esse procedimento costuma envolver a movimentação de uma grande quantia financeira, você não vai querer ter problemas ou dores de cabeça posteriormente, não é mesmo?

Continue a leitura e confira as etapas que envolvem a compra de um apartamento e o que deve ser observado antes de assinar o contrato.

Não perca!

O que observar antes de comprar um apartamento?

Após saber acerca do crescimento do setor imobiliário e das oportunidades que podem surgir nele, talvez você tenha dúvidas sobre o que observar antes de comprar um apartamento. 

Confira os principais pontos abaixo!

Planejamento financeiro

A compra de um imóvel geralmente envolve a movimentação de uma grande quantia financeira. Nesse contexto, como nem todos já possuem a quantia necessária para a quitação do apartamento, será essencial ter um bom planejamento das finanças. 

Isso significa que você precisa saber o quanto entra e sai do seu orçamento todos os meses. Esse controle permitirá manter as contas em dia e identificar gastos desnecessários, bem como a eventual necessidade de buscar uma fonte de renda extra.

Ao fazê-lo, você também saberá o quanto poderá oferecer de entrada em um financiamento ou a quantia máxima de cada parcela. Antes de autorizar o financiamento, é comum que a instituição financeira realize uma análise de crédito do cliente.

Normalmente, é exigido que o percentual de renda comprometida com dívidas, incluindo a parcela do imóvel, não ultrapasse 30% dos seus ganhos brutos. Assim, manter um bom planejamento financeiro o ajudará a reduzir despesas e a não comprometer toda a sua renda com dívidas.

Dessa forma, será mais fácil conseguir a aprovação do financiamento, bem como realizar o pagamento das mensalidades pontualmente. Tenha em mente que atrasos na quitação de um financiamento podem ter altos encargos (juros e multas), além de haver o risco de perder o bem, beleza?

Anúncios

Reserva de emergência

Antes de comprar um imóvel, é interessante montar uma reserva de emergência. Como o nome indica, trata-se de uma quantia reservada para suprir ocorrências inesperadas — a exemplo de uma demissão, acidente, doença, entre outros.

Vale lembrar que um financiamento pode durar anos, demandando que as suas parcelas sejam pagas todos os meses. Com isso, ter uma reserva de emergência pode assegurar a pontualidade desses pagamentos diante de algum imprevisto.

Muitos educadores financeiros e profissionais do mercado sugerem que a pessoa reserve, no mínimo, 6 meses do seu custo de vida atual. Isso porque esse período é razoável para conseguir superar uma situação extraordinária.

Ademais, é apropriado que a quantia guardada seja investida para que não desvalorize diante dos efeitos da inflação. Então a busca por investimentos seguros e com alta liquidez tende a fazer todo o sentido quando se quer montar uma reserva de emergência.

Comumente, as alternativas que integram a renda fixa são consideradas mais seguras, diante do seu funcionamento e previsibilidade. Já a liquidez representa a velocidade em que se pode converter o investimento em dinheiro.

Nesse sentido, quanto maior a liquidez da alternativa escolhida, mais rápido você conseguirá resgatar o dinheiro. Logo, investir em opções com alta liquidez evitará problemas no momento de retirar os recursos da reserva.

Características do imóvel

Outra questão que precisa ser esclarecida com antecedência diz respeito às características do apartamento desejado. Isso quer dizer que você precisa definir pontos como a localização, metragem, andar, quantidade de quartos, banheiros, a existência de varanda, entre outros.

Lembre-se de que esse poderá ser o seu lar por muitos anos. Desse modo, é essencial que você compre um apartamento capaz de atender a todas as suas necessidades e desejos, desde que ele também se enquadre no seu orçamento.

Perceba que de nada adiantará optar por um apartamento que atenda aos seus anseios, mas se torne impossível de pagar. O foco deve ser buscar um custo-benefício atrativo, que proporcione conforto para o seu dia a dia.

Verifique ainda a infraestrutura da região que o imóvel está inserido, como a existência de comércios, escolas ou creches nas redondezas. Esses fatores poderão determinar se você precisará de um veículo para se locomover, fazer compras e facilitar o acesso do seu filho à educação.

Nem sempre será possível encontrar um apartamento com todas as características que você deseja. No entanto, ao definir os atributos principais que o imóvel deve ter, fica mais fácil avaliar se vale a pena comprá-lo ou não, concorda?

Como comprar um apartamento?

Depois de conferir o que é preciso considerar antes de comprar um apartamento, chegou o momento de aprender como comprá-lo. O primeiro passo nesse sentido é verificar o quanto você tem disponível e quais imóveis você teria acesso com esse valor.

É preciso ter em mente que a compra de um apartamento não envolve apenas ter o dinheiro da entrada. Na verdade, existem despesas adicionais, como impostos e taxas, documentação, registro, entre outras.

O passo seguinte será iniciar a busca pelo apartamento que tenha as características que atenda às suas necessidades imediatas e até futuras. Caso encontre ou se interesse por um imóvel, não demore para entrar em contato com o vendedor.

Muitas vezes, você não será o único interessado na compra de um imóvel específico e ser o primeiro a negociá-lo pode colocá-lo em uma posição de vantagem. Então busque agendar uma visita para conferir a situação do apartamento e do prédio ou condomínio em que ele está.

Durante a visita você deverá:

  • fazer uma avaliação completa dando atenção para a estrutura dos cômodos;
  • tirar fotos dos imóveis visitados para que você se lembre com clareza de cada um deles;
  • verificar se há vaga de garagem e quantas ficam disponíveis para cada condômino;
  • conferir o que faz parte de cada um dos itens: área privativa, área útil e área comum;
  • considerar as características do bairro que o imóvel está localizado, como acessibilidade, comércio, lazer, cultura e segurança;
  • analisar a planta do imóvel, como (ou se) foram feitas reformas e quem as fizeram;
  • refletir se o imóvel supre as suas necessidades.

Qual a melhor opção: comprar um apartamento usado ou na planta?

Uma dúvida bastante comum para quem está pensando em comprar um apartamento é se vale mais a pena comprá-lo usado ou na planta. Certamente, não há resposta única para esse questionamento, uma vez que os desejos e necessidades de cada pessoa podem ser diferentes.

No entanto, você poderá avaliar as vantagens e desvantagens que cada um oferece. Confira!

Imóvel usado

A principal vantagem de comprar um imóvel usado é a rapidez do processo. Afinal, basta realizar os trâmites burocráticos do financiamento para ingressar no imóvel, fazer a mudança e começar a morar nele. 

Não é raro encontrar imóveis usados com preços mais baixos que os novos, ainda que tenham o mesmo tamanho e características semelhantes. Isso acontece porque é comum o comprador ter que pagar mais caro pelas modernidades oferecidas em um apartamento novo e pelo fato de ser o primeiro morador.

A desvantagem é que, a depender da idade do imóvel, você poderá ter maiores gastos com reformas, pinturas, substituição de pisos, fiação elétrica, entre outros. Também é comum precisar lidar com um maior custo de manutenção.

Ainda assim, existem apartamentos usados que são bastante recentes, finalizados nos últimos anos. Nesses casos, eles costumam entregar diversos diferenciais presentes nos imóveis negociados ainda na planta.

Apartamento na Planta

Uma das vantagens mais evidentes de comprar um imóvel na planta é a possibilidade de tomar decisões durante o processo de construção. Por exemplo, fica mais fácil modificar paredes e pontos de energia, colocar o piso desejado e personalizar o apartamento.

Também é mais habitual que prédios novos contem com modernidades, como academia, piscina, churrasqueira, salão de festas, lavanderia e outras, nem sempre encontradas em apartamentos antigos. Ademais, por ser um imóvel recém-construído, os custos de manutenção serão menores.

Já como desvantagem, há a incerteza quanto a data de entrega, já que podem surgir imprevistos. Ainda, não será possível fazer a mudança imediatamente. Portanto, se você optar por comprar um apartamento na planta, vale checar o histórico da construtora ou incorporadora e como foi feito o financiamento da obra.

Quais são as formas de pagamento e financiamento de imóveis?

Sabendo agora como comprar um apartamento e as vantagens e desvantagens de optar por um imóvel novo ou na planta, falta compreender quais são as formas de pagamento disponíveis.

A primeira possibilidade é o pagamento à vista, que pode ser tratada com o proprietário. Essa é a modalidade que pode oferecer os maiores descontos, porém é a menos acessível. Afinal, nem todos conseguem juntar uma elevada quantia em dinheiro para essa finalidade.

Dessa maneira, a segunda solução é o financiamento, sendo o mais procurado quando o assunto é a compra e o pagamento de um apartamento. No mercado, você encontrará duas principais modalidades de financiamento imobiliário

Veja só:

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

Nesse modelo, é possível financiar até 90% do valor do imóvel, bem como a taxa de juros pode ser negociada, não havendo limitação anual — embora costume ficar entre 12% e 16% ao ano. Ademais, ele pode ser acessado por pessoas físicas ou jurídicas, não havendo limitação de valor.

Porém, vale destacar que o SFI não permitia o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) no financiamento. Porém, a regra mudou, facilitando o acesso a essa modalidade.

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Esse é o formato de financiamento a longo prazo que utiliza a caderneta de poupança e o FGTS. Nesse caso, há um valor máximo que o imóvel pode ter, que varia de estado para estado. O limite de concessão de financiamento costuma ser de cerca de 80% do total do imóvel, mas pode variar conforme o tipo de propriedade.

Há exigências para este formato de financiamento. O comprador não pode ter pendências na Receita Federal nem restrições no nome junto aos órgãos de proteção de crédito ou Banco Central (Bacen). O prazo máximo de pagamento, assim como o SFI, é de 35 anos.

Outras formas de financiamento

Ao comprar um imóvel na planta, é possível financiá-lo junto a construtora ou agências de financiamento. Nessas hipóteses, as cláusulas dos contratos podem variar de acordo com o órgão financiador.

É preciso destacar que, em todos os casos, há despesas adicionais com documentação, registro e impostos. Um dos principais custos é o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), uma taxa municipal sobre a transferência do apartamento do vendedor ao comprador.

Vale lembrar que, em um financiamento, o imóvel somente pertencerá ao comprador após a quitação integral da dívida. Isso porque, nesses contratos, a propriedade é mantida em nome da instituição financeira, enquanto o comprador terá a posse do bem.

Assim, caso o comprador se torne inadimplente, fica mais fácil a instituição reaver o bem e levá-lo a leilão para quitar a dívida. Então se você quer evitar esse tipo de ocorrência, vale manter o pagamento das mensalidades em dia, combinado?

Onde comprar um apartamento?

Ao chegar até aqui, você já aprendeu informações relevantes para conseguir adquirir um apartamento, mas é possível que você não saiba onde comprá-lo. Nessa situação, a dica é contar com uma plataforma de compra e venda de imóveis completa — como a Loft.

Fundada em 2018, na Cidade de São Paulo, a Loft se tornou um dos maiores ecossistemas do mercado imobiliário da América Latina. Em seu portfólio completo, você poderá encontrar apartamentos à venda em mais de 1.812 bairros e 34 cidades do Brasil.

A plataforma fornece assessoria gratuita para o seu financiamento, ajudando desde a negociação de taxas até o preenchimento da documentação. Outra vantagem é que, com a Loft, toda a emissão e análise de documentos são feitas de modo 100% digital, trazendo mais praticidade para você. Incrível, não é?

Neste artigo, você conferiu como comprar um apartamento. Então não deixe de adotar as dicas aprendidas acerca do que observar no momento de fechar negócio. Por fim, vale contar com o suporte de uma plataforma com expertise na compra e venda de imóveis.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.