Como é morar no bairro do Flamengo?

bairro-do-flamengo
Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça mais sobre o bairro do Flamengo, o dia a dia dos moradores e suas opções culturais e de lazer – do Palácio do Catete ao Aterro do Flamengo.

Situado na Zona Sul do Rio de Janeiro e vizinho de bairros históricos como Botafogo, Laranjeiras, Catete e Glória, o Flamengo se destaca como possibilidade democrática de moradia na cidade, com opções para todos os gostos, excelente mobilidade e vida cultural. 

Ao longo deste post, você saberá mais sobre:

  • Como é o bairro do Flamengo
  • O que fazer no Flamengo
  • Por que os cariocas amam o Aterro do Flamengo

Como é morar no bairro do Flamengo

Considerado um bairro nobre mais acessível no Rio de Janeiro, o Flamengo é uma região primordialmente residencial conhecida pelo Aterro do Flamengo, que ocupa a orla da Praia do Flamengo e além – e pelo time de futebol de mesmo nome, claro! 

Entre as ruas do bairro Flamengo, no Rio de Janeiro, estão algumas das mais conhecidas da cidade, como a Avenida Rui Barbosa e as ruas Senador Vergueiro, Marquês de Abrantes e Paissandu. Do Largo do Machado saem célebres blocos de carnaval, inclusive bloquinhos para crianças.

Além de contar com o verde de suas vias arborizadas e do Aterro do Flamengo – com espécies selecionadas por Roberto Burle Marx –, os moradores do Flamengo têm acesso a vistas incríveis do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor, além de conviverem cotidianamente em espaços histórico-culturais como o Museu da República, situado no Palácio do Catete, onde viveu e morreu o presidente Getúlio Vargas.

catete-rj
Palácio do Catete, onde hoje funciona o Museu da República: mantido como Getúlio Vargas o deixou, em 1954, no bairro do Flamengo

Morar no Flamengo também significa transitar com tranquilidade por outros bairros cariocas. É fácil dar um pulo nas praias do Leme ou de Copacabana, por exemplo, ou aproveitar as 3 estações de metrô (Flamengo, Largo do Machado e Catete) e as diversas linhas de ônibus que circulam por ali. 

Quem escolhe morar no Flamengo também pode desfrutar de condomínios relativamente mais baixos, já que muitos dos prédios da região são antigos e não contam com vagas na garagem e áreas comuns modernas, o que barateia o custo mensal. Mas há oportunidades para todos os gostos, então é questão de saber suas prioridades!

No dia a dia, morar no Flamengo é ter acesso a uma vasta gama de serviços e comércios, bons restaurantes e bares animados, além da vida cultural vibrante. 

Aos domingos e feriados, o bairro ganha ares ainda mais charmosos: o Aterro do Flamengo se fecha exclusivamente para pedestres e cariocas aparecem para aproveitar cada centímetro com jogos, passeios e piqueniques. 

O Flamengo é seguro?

O bairro do Flamengo é considerado seguro por seus moradores. Além de ter comércio variado e aberto constantemente, é atendido pelo programa Segurança Presente, que reforça o patrulhamento no bairro.

Mesmo assim, há um cuidado simples recomendado por quem escolheu morar no Flamengo: evitar o Aterro do Flamengo à noite, quando a região fica mais deserta. 

O que fazer no bairro do Flamengo

Morar no Flamengo significa ter acesso fácil à programação cultural de espaços como Centro Cultural Arte Sesc, Centro Cultural Oi Futuro e Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho, que fica dentro do simpático Castelinho do Flamengo, construído em 1918.

Edifícios históricos como esse, aliás, são um capítulo à parte. Além de diversos prédios tombados, há a beleza do Palácio do Catete, ex-sede da Presidência da República que hoje abriga o Museu da República e também oferece enormes jardins e uma cinemateca. 

O último presidente a morar dentro do palácio foi Getúlio Vargas, e o lugar permanece como ele o deixou após se suicidar, em 24 de agosto de 1954. Uma cápsula do tempo, portanto, da era em que o Rio de Janeiro era a capital do Brasil.

Voltando aos dias de hoje e as pendências de rotina, não faltam opções nas ruas do bairro do Flamengo, onde há diversos mercados, farmácias, agências de banco, lojas, bares e restaurantes. 

Às terças, por exemplo, nas ruas Arno Konder e Governador Irineu Bornhausen, moradores aproveitam a tradicional feira livre do Flamengo. E todo dia é dia de relaxar na Praça São Salvador, onde é possível aproveitar o frescor da noite com as crianças, os pets e os amigos. 

Apartamento à venda na Praia do Flamengo, no bairro do Flamengo

Onde comer: restaurantes no Flamengo

E falando em tradições, uma pedida certa no bairro do Flamengo é o Café Lamas, onde é possível degustar um clássico do menu: o Filé à Osvaldo Aranha. 

Em busca de mais itens que só existem no Rio? No Empório Rio, a indicação é o picadinho carioca. No Julieta Bar, há o Rio 40°, drink exclusivo para os fãs da Cidade Maravilhosa.

Já no Tacacá do Norte, outro espaço com história (foi aberto em 1973), o destaque é para a gastronomia do norte brasileiro. Há sucos de bacuri e graviola, açaí e o tacacá do título, entre muitas outras iguarias nortistas. De olho no calor, os donos do negócio abriram também a sorveteria Blaus, que explora os sabores da Amazônia. 

E para reunir todo mundo, há uma filial do famoso Boteco Belmonte, com seu rodízio infinito de empadinhas e chope gelado em ambiente convivial. 

Leia também: Conheça mais bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro

O Aterro do Flamengo

Um dos pedaços do Rio que dão mais orgulho aos cariocas é o Aterro do Flamengo, onde todos os dias há pessoas se exercitando e aproveitando a beleza natural. Aos domingos e feriados, as pistas para carros são fechadas apenas para pedestres, transformando o cenário e a região.

Embora seja conhecido como Aterro ou Parque do Flamengo, o nome oficial é Parque Brigadeiro Eduardo Gomes. São mais de 11 mil árvores de 190 espécies escolhidas pelo grande paisagista brasileiro Roberto Burle Marx.

aterro-do-flamengo
Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro: um dos destaques do bairro do Flamengo

Recentemente, foi inaugurada por ali a Arena Unimed Aterro, uma academia gratuita a céu aberto com aulas de ioga, dança, futebol e capoeira, entre outros. Trata-se de mais uma opção para os esportistas, que já aproveitam o local para correr, pedalar, andar de skate e patins.

Caminhando pelo Aterro do Flamengo, ainda encontram-se diversas opções de cultura e lazer, como:

  • Museu de Arte Moderna (próximo ao Aeroporto Santos Dumont) 
  • Marina da Glória
  • Memorial Getúlio Vargas
  • Museu Carmen Miranda

Aproveite o melhor do Flamengo com ajuda da Loft

A Loft surgiu para revolucionar o mercado imobiliário para melhor, agilizando a compra e venda de imóveis no Brasil. E já atua no Flamengo, para onde trouxe sua expertise de reforma, de compra e venda segura e seu portfólio de ótimos apartamentos à venda!

Apartamento à venda na Avenida Oswaldo Cruz, no bairro do Flamengo

Quer encontrar seu apartamento dos sonhos e morar no Flamengo? Clique aqui!