Como economizar agua

Dia Mundial da Água: como evitar deslizes em casa que causam muito desperdício

4 MINUTOS DE LEITURA

Confira 6 dicas simples para economizar água no dia a dia

Por: Nádia Kaku

Dia Mundial da Água: pequenas mudanças no dia a dia podem diminuir nosso consumo e o valor da conta mensal de água. Crédito: Shutterstock

Se toda a água da Terra coubesse em uma garrafa PET de 2 litros, somente três gotas das mais de 40 mil no recipiente estariam disponíveis para consumo imediato. Essa escassez é um problema, principalmente se levarmos em conta que o consumo diário no Brasil é de 152,1 litros de água por pessoa, muito acima dos 50 a 100 litros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O dado é fornecido pela ONG Akatu, que se dedica ao incentivo ao consumo sustentável. “Esse é um problema que exige políticas públicas e ações para melhorar a gestão da água. Mas nós, sociedade civil, também podemos contribuir, reduzindo desperdícios e adotando hábitos de consumo consciente em nosso cotidiano”, avalia Bruna Tiussu, gerente de comunicação da Akatu. 

Confira abaixo algumas dicas simples para economizar água em sua casa:

1 – Cada minuto importa no banho

Se em uma residência de quatro moradores, cada um reduzir em um minuto o banho diário, em um mês eles terão economizado o suficiente para lavar todas as roupas da casa no mesmo período. Outras ações que podem diminuir o consumo são instalar redutores de vazão de água, trocar modelos antigos de chuveiros por mais modernos e evitar atividades como fazer a barba, escovar os dentes ou se depilar durante o banho – o indicado aqui é utilizar uma bacia ou um copo d’água.

2 – Vazamentos que desperdiçam água de 1 ano

Uma torneira que goteja chega a desperdiçar 960 litros de água em um mês. Essa quantidade é próxima da ingerida por uma pessoa durante 1 ano e 3 meses. Fazer a manutenção o mais rápido possível dos encanamentos e metais e ficar atento às infiltrações e aos vazamentos não só economizam água, como também podem diminuir o valor da conta mensal.

3 – Não descongele alimentos em água corrente

Se você utiliza água corrente para descongelar um alimento, é possível que você gaste até 70 litros de água em apenas cinco minutos – a quantidade equivale a mais da metade do consumo diário por pessoa recomendado pela OMS. O ideal é retirar o alimento do freezer com antecedência calculada ou repousar o item em uma bacia com água.

dia mundial da água
Utilizar um copo d’água ao escovar os dentes (em vez de deixar a torneira aberta) pode economizar até 125 litros de água por dia. Crédito: Shutterstock

Utilizar um copo d’água ao escovar os dentes (em vez de deixar a torneira aberta) pode economizar até 125 litros de água por dia. Crédito: Shutterstock

4 – Dentes escovados sem desperdício

Escovar os dentes três vezes ao dia por cinco minutos com a torneira aberta consome de 70 a 125 litros de água – quantidade suficiente para atender às necessidades diárias de uma pessoa. Utilizar um copo d’água durante o processo ajuda na economia.

5 – Reaproveite a água em tarefas domésticas

A água do banho, da lavagem de roupas e até a que fica pingando do ar-condicionado podem ser reutilizadas para limpeza doméstica e descargas. Para quem quiser recolher a água da chuva, é possível construir uma cisterna na área externa da residência. Mas atenção: tampe bem o recipiente para evitar a proliferação de mosquitos, como o da dengue. 

6 – Não use a mangueira para lavar o carro

Apesar de ser um hábito comum, lavar o carro com mangueira gasta, em média, 560 litros de água. O mesmo processo feito com um balde para enxágue consome cerca de 50 litros. Atualmente, no mercado, há também diversas opções de produtos de limpeza a seco.

Veja também:

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter