Entenda como funciona o Construcard e se é uma boa opção para você

como-funciona-o-construcard-tabela-de-cores
Tempo de leitura: 4 minutos

Entenda como funciona a linha de crédito da Caixa que como função auxiliar na compra de materiais de construção e reformas para seu imóvel, veja se essa é a opção ideal para você e descubra alternativas

Afinal, como funciona o Construcard? Vamos começar de forma bem resumida: o Cartão Construcard Caixa é uma modalidade de crédito imobiliário para a compra de materiais de construção em lojas conveniadas. Se você já possui um imóvel e quer reformá-lo, vale conhecer essa opção.

O que é e como funciona o Construcard

Trata-se de uma linha de crédito específica para compra de material de construção. Após aprovação, ela deve ser usada em até 6 meses através de um cartão específico (o Cartão Construcard) em lojas credenciadas pela Caixa Econômica Federal. Durante o período de compras, os juros aplicados serão proporcionais ao valor utilizado.

E como funciona o Construcard na prática? Com ele, você pode adquirir tanto materiais básicos de construção quanto adicionais para reprojetar sua residência e deixá-la mais moderna e com a sua cara. Alguns exemplos:

  • Tijolos
  • Tintas
  • Telhas
  • Pisos
  • Esquadrias
  • Aquecedores solares
  • Aparelhos de energia solar
  • Caixa d’água
  • Piscina
  • Iluminação
  • Armários planejados

Importante destacar que, de acordo com como funciona o Construcard, ele não serve para pagar mão de obra. Ele cobre, exclusivamente, insumos de construção.

A utilização do crédito é a primeira fase do Construcard, seguida pela amortização do valor devido. Depois de 6 meses da contratação do Construcard – período em o tomador faz todas as suas compras –, é preciso começar a pagar o saldo devedor.

Não há limite máximo para o valor do Construcard. Ele é definido de acordo com a capacidade de pagamento do cliente e da análise de seu perfil, como explica Humberto Magalhães, então diretor da Caixa Econômica Federal, no vídeo abaixo:

Veja Humberto Magalhães nos explicar como acessar o financiamento do Construcard

O valor é debitado automaticamente da conta corrente e as parcelas são definidas de acordo com a Tabela Price – ou seja, o valor é o mesmo do começo ao fim.

O prazo do financiamento pode variar entre 1 e 240 meses (20 anos).

Como fazer o Cartão Construcard

Primeiro, é preciso cumprir os pré-requisitos da Caixa Econômica Federal. São eles:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado
  • Ter conta corrente na Caixa
  • Ser aprovado em avaliações de histórico de crédito

Já os documentos exigidos são os seguintes:

  • RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Documentos de garantia, se cabível (alienação fiduciária de bem móvel e caução de depósito ou aplicação financeira resultam em melhores condições) 
  • Comprovante de propriedade do imóvel

Uma vez que esses componentes estejam em ordem, há 3 passos para seguir:

  1. Visitar uma agência da Caixa com sua documentação em mãos
  2. Passar pela pesquisa de cadastro e análise de risco de crédito 
  3. Depois da aprovação: assinar o contrato de financiamento e receber o cartão Construcard (pelo correio ou na agência)

Em seguida, basta desbloquear o cartão, verificar quais são as lojas conveniadas e comprar o que você precisa em até 6 meses da liberação do dinheiro.

Se você está pensando em reformar seu apartamento, seja para venda ou para deixá-lo com a sua cara, dê uma olhada nas condições que a Loft traz com o foco em praticidade, conforto e condições exclusivas de financiamento.

Dúvidas comuns sobre como funciona o construcard

Quem aceita o Cartão Construcard?

dezenas de milhares de lojas que aceitam o Cartão Construcard. A Caixa mantém uma página dedicada aos estabelecimentos credenciados, que você pode consultar aqui.

Posso usar o FGTS no Construcard?

Embora seu FGTS possa ser utilizado no financiamento imobiliário (saiba mais sobre isso neste post!), o valor contido ali não é aplicável para quitar o saldo devedor do Construcard

Como declarar Construcard no IRPF

O Construcard é uma linha de crédito oferecida pela Caixa. Como tal, segundo informações do banco, deve ser declarada na ficha Dívida e Ônus Reais, assim como quaisquer outros créditos e empréstimos ativos.

É possível obter o extrato para imposto de renda no site da Caixa, mediante cadastro online.

Afinal, o Construcard vale a pena?

A opção de financiamento do Construcard surgiu para dar crédito a quem sonha com a reforma e precisa de auxílio para adquirir os materiais de construção necessários. Como todo produto financeiro, no entanto, é preciso avaliar seu uso caso a caso

A maior desvantagem desse modelo é que o dinheiro só pode ser usado para um único fim: a compra dos materiais. Caso você não tenha como pagar os prestadores de serviço ou eventuais projetos de arquitetura, por exemplo, faz pouco sentido ter acesso apenas aos materiais e não à execução da obra em si. 

Conheça as facilidades dos financiamentos da Loft

Esperamos ter ajudado você trazendo um pouco mais sobre como funciona o Construcard: ele só pode ser utilizado para comprar materiais de construção em lojas credenciadas pela Caixa Econômica Federal.

Para quem busca usos mais amplos para esse dinheiro, seja para contratar os prestadores de serviços da obra, para ter acesso a outras lojas ou qualquer outro motivo, pode ser ótima ideia conferir o crédito com garantia de imóvel do Loft Cred!

Além de contar com auxílio e orientação dos profissionais da Loft e um processo ágil e online, você tem total liberdade para fazer o que quiser com o valor financiado, que é depositado diretamente na sua conta.

É possível obter até 50% do valor do imóvel e prazo de até 10 anos. Caso opte por um empréstimo de até 25% do valor do imóvel em questão, também conta com 6 meses sem parcelas. Os juros são a partir de 0,99% mais IPCA ao mês ou 12,6% mais IPCA ao ano.

Faça hoje sua simulação no Loft Cred!