como-identificar-vazamento-de-agua

Veja como saber se tem vazamento de água em sua casa

5 MINUTOS DE LEITURA

Mofo, umidade, azulejos descolando da parede – tudo isso são sinais de alerta para você saber se tem vazamento de água no imóvel

Você sabia que um furo de 2 milímetros no encanamento pode desperdiçar cerca de 3,2 mil litros de água em um dia? Pois é, esse cálculo foi feito pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Mesmo um buraco aparentemente inofensivo na tubulação pode levar a grandes perdas de água.

Por isso, vamos mostrar, neste artigo, como saber se tem vazamento de água em casa e a importância de verificar sempre a tubulação, tanto por questões ambientais como também para poupar dinheiro. Explicaremos ainda de quem é a responsabilidade de vazamentos em apartamento.

Importância de verificar a existência de vazamentos na residência

A água é um recurso natural tão fundamental em nossas vidas que existe um dia no ano dedicado a lembrar sua importância e o quanto devemos preservá-la. Todo ano, em 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Este é um elemento vital usado para gerar energia elétrica, manter a umidade do ar e conservar a vida de plantas e seres vivos, por exemplo. Não faz sentido, portanto, que a água seja desperdiçada. É preciso entender como detectar vazamento de água para consertar o problema.

Pense em uma torneira pingando, situação aparentemente corriqueira. Segundo a Sabesp, um problema como este pode levar a um desperdício de:

– 46 litros por dia por dia ou mais de mil litros de água por mês caso a torneira esteja gotejando;
– 4.130 litros por mês se houver uma perda de um filete de 2 milímetros de água;
– ou 13.260 litros por mês caso o filete seja de 4 milímetros.

Sinais e origem da existência de vazamentos

Na maioria dos casos, os vazamentos não aparecem de uma hora para outra. Este tipo de problema dá sinais de existência. A Sabesp citou alguns deles:

  • manchas com mofo;
  • umidade;
  • mudança da cor do revestimento;
  • azulejo ou pintura descolando da parede.
infiltracao-apartamento
Mofo é um dos sinais de vazamento no imóvel. Fique atento

Como descobrir vazamento de água em sua residência? Veja como fazer um teste para verificar vazamento de água

Se a conta de água ficou muito cara de repente e você não mudou seu consumo, talvez haja algum problema no encanamento. A Sabesp indica algumas formas de como descobrir vazamento de água em sua residência. 

O primeiro teste para verificar vazamento de água é o seguinte. Se você mora em um local que tem tubulação embutida na parede:

  1. Descubra o caminho do encanamento, por onde ele passa;
  2. Faça o teste da batida. Ou seja, “bata em toda a extensão do encanamento e veja se o som é diferente em alguma parte”.
  3. Caso o som seja diferente, há chances de haver um vazamento.
  4. Caso você esteja desconfiando de vazamento no vaso sanitário, este é o teste recomendado:
  5. Coloque borra de café no vaso;
  6. Se não houver vazamento, a borra vai ficar no fundo do vaso;
  7. Caso isso não ocorra, há um sinal de vazamento de água na válvula ou na caixa de descarga.

Conserto de vazamento de água: o que fazer ao encontrar um problema

Um dos vazamentos de água mais comuns é aquele pinga-pinga da torneira fechada. De acordo com a Sabesp, neste caso, a recomendação para o conserto de vazamento de água é trocar o vedante, popularmente conhecido como “courinho” da torneira.

Para casos simples, é possível fazer este reparo por conta própria. A Revista Claudia listou o passo a passo, clique aqui para ver como é simples. Você vai precisar dos seguintes materiais, pelo menos: alicate, chaves de fenda e inglesa (ou de rosca), um “courinho” novo e luvas.

Na lei do Inquilinato, vazamento de água e a responsabilidade de cada um

Na hora que estoura um cano no imóvel, a mesma dúvida sempre surge: de quem é a responsabilidade sobre o vazamento? A Lei Federal 8.245/1991, mais conhecida como Lei do Inquilinato, trata deste assunto em seu artigo 22, inciso 4. O locador é obrigado “a responder pelos vícios ou defeitos anteriores à locação”. O vazamento de água pode ser incluído aí.

De acordo com o advogado Júlio Cesar Sanchez, especialista em Direito Civil e Processual, do Trabalho e em Direito Laboral, problemas de estrutura do imóvel ficam a cargo do proprietário. Assim, se o vazamento de água em um ambiente do imóvel for ocasionado por falta de reforma, por desgaste do apartamento anterior à mudança do inquilino, quem arca é o locador.

Já se o problema for de manutenção do imóvel, e não estrutural, afirma o advogado em vídeo veiculado pela TV Creci, o inquilino deve pagar pelo conserto. Ou seja, a responsabilidade é dele. 

Os apartamentos à venda no site da Loft podem ser reformados tanto pelo proprietário que pretende melhorá-lo para vender quanto pelo comprador que deseja, por exemplo, integrar a sala à cozinha em seu imóvel. É possível fazer desde uma reforma básica até uma obra mais completa.

Conheça os apartamentos à venda da Loft e encontre seu lar ideal! Com ajuda dos filtros do site, você consegue ver também os imóveis que estão em reforma. E para ficar sempre por dentro das notícias sobre o mundo imobiliário, acesse o blog da Loft.

Outros assuntos que podem lhe interessar