Como trabalhar em casa: 6 dicas para ter uma rotina saudável

como-trabalhar-em-casa-loft
Tempo de leitura: 6 minutos

Quer planejar melhor o funcionamento do seu home office? Confira soluções práticas para aumentar a produtividade e dicas de como trabalhar bem em casa

Longe de ser um problema apenas no Brasil, a pandemia de COVID-19 afetou a rotina de grandes economias mundiais, como Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e China. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o isolamento social, ou seja, estabelecer um período de quarentena, no qual a maioria das pessoas fique dentro de casa. A medida é eficaz contra o vírus, mas gera preocupação com a economia e com o novo esquema de trabalho em casa.

Muita gente tem dúvidas sobre como trabalhar em casa. O que fazer para estabelecer uma rotina adequada e manter a saúde mental sem ter acesso a atividades cotidianas, como se transportar para o trabalho ou ir à academia? Neste artigo, separamos sugestões de como trabalhar em casa de forma saudável, para que você consiga se manter produtivo em tempos de home office

O home office é uma prática cada dia mais comum nas empresas, como estímulo ao bem-estar e à independência dos funcionários. Embora a pandemia de COVID-19 tenha acelerado o processo em muitas companhias, pode ser que várias empresas saiam da crise com colaboradores melhor preparados para gerir o próprio tempo e tarefas, o que leva a melhores resultados em vendas e lucro.

6 dicas de como trabalhar de casa 

Mudar a rotina de trabalho não é fácil, ainda mais de forma repentina e com zero planejamento, como é o caso da crise de COVID-19. O desafio reside em conseguir responder à pergunta: como trabalhar de casa de forma produtiva? 

Trabalhar em casa nunca será a mesma coisa de estar no escritório ou em qualquer outro local de trabalho. Há mais distrações, especialmente para quem está com os filhos em casa. Manter a produtividade passa por muitos fatores, como ter uma estação de trabalho apropriada em casa. Confira nossas dicas de como trabalhar em casa e ter uma rotina saudável:

1) Crie um bom ambiente de trabalho

Ter uma estação de trabalho adequada e decorada é o primeiro passo para o sucesso do escritório em casa. O melhor é escolher montar o home office em um espaço iluminado e silencioso, para ter tranquilidade para trabalhar de casa.

Não precisa passar por uma reforma de apartamento para conquistar o sonhado escritório em casa. Reposicionar alguns móveis e, caso ainda não tenha, comprar uma mesa adequada e uma cadeira confortável resolvem o problema. A cadeira ideal é alinhada com a altura da mesa – ao apoiar seu braço na mesa, deve se formar um ângulo de 90º. Se possível, utilize também um suporte para os pés.

LEIA TAMBÉM: Como fazer a combinação de cores para apartamento perfeita

Procure deixar à mão tudo o que pode precisar para o dia a dia no trabalho, como papel, canetas, marcadores, etc. Na decoração, invista em pequenos vasos com plantas, um porta-copos e sua melhor caneca para um chá ou café ao longo do expediente.

como-trabalhar-em-casa-mesa-organizada-loft
Mantenha a mesa de trabalho organizada, com apenas os itens essenciais à vista

2) Tenha disciplina e foco

Quando estiver em horário de trabalho, procure focar no trabalho. De modo geral, ler notícias em excesso e estar sempre ligado às redes sociais pode prejudicar sua produtividade.

Uma dica é acessar as notícias duas vezes por dia – pode ser antes de começar o trabalho e após o almoço, por exemplo. Quanto às redes sociais, há diversos aplicativos que ajudam a controlar o tempo gasto no celular, como mostra a lista da Superinteressante.

3) Organize seu horário de trabalho

Que horas você costuma acordar para chegar no trabalho no horário certo? Quem levanta às 7h, por exemplo, porque precisa estar às 9h no escritório e passa uma hora em deslocamento, pode aproveitar essa hora para praticar exercícios ou para fazer uma atividade com os filhos.

Manter seu horário de trabalho será fundamental para enfrentar o período de trabalho em casa sem problemas. Isso também garante que você estará com corpo e mente preparados para voltar à rotina normal no escritório da empresa quando for a hora.

LEGENDA: Karol Pinheiro dá mais dicas de como ter rotina no home office

4) Elabore uma lista de tarefas

Assim como se estivesse indo ao escritório da empresa todos os dias, o ideal é estabelecer metas diárias para trabalhar em casa. Que tal criar o hábito de anotar todos os compromissos em uma agenda? Pode ser de papel, no estilo planner, no celular ou no Google Agenda, por exemplo, para quem quer compartilhar com algum colega ou chefe.

A lista de tarefas pode ser separada por cores, com um tom para assuntos pessoais, outro para o trabalho, outro para pendências familiares, etc. Dessa forma, as atividades ficam bem organizadas e é fácil visualizar a divisão de tarefas do dia, para que possa dar o peso adequado a cada segmento da sua rotina.

5) Estabeleça uma rotina saudável

Acorde cedo, prepare o café da manhã e tome um banho. Tirar o pijama é importante para manter a rotina de trabalho mais próxima da realidade. Não precisa colocar terno ou salto alto e maquiagem, mas experimente escolher uma roupa neutra e “apresentável”. Isso lhe deixa pronto para reuniões online inesperadas com a equipe e ajuda a sentir a passagem do dia, até que seja a hora de parar de trabalhar e voltar para o pijama.

Depois das primeiras atividades da manhã, organize seu ambiente de trabalho, arrumando os papéis e deixando uma caneca de água do seu lado. Agora, sim, pode iniciar seu expediente. É interessante separar pausas ao longo do dia para um café e para praticar um exercício, como yoga ou treinos de circuito. Há diversas aulas disponíveis online e pode ser que seu instrutor da academia esteja fornecendo o serviço através de lives nas redes sociais.

como-trabalhar-em-casa-com-filhos-loft
Quem tem filhos deve dividir os cuidados com o/a cônjuge, para que todos consigam focar no trabalho durante algumas horas por dia

Se você tem filhos, defina horários para estar com eles e para trabalhar – e se tiver um/uma cônjuge, combine a divisão de tarefas para que o escritório em casa funcione melhor para ambos. Em tempos de COVID-19, boa parte das chefias está ciente da dificuldade de conciliar o expediente e o cuidado das crianças em tempo integral. Tente negociar um horário de trabalho flexível, para que você e o/a parceiro/a consigam manter a produtividade.

LEIA TAMBÉM: Veja dicas de atividades para crianças em casa durante a quarentena

6) Separe tempo para relaxar

Nem só de trabalho vive o homem, certo? Mas também não é porque você está em casa que está de férias. Ao desenvolver um método de como trabalhar em casa, é importante manter os momentos de lazer na rotina. No entanto, que atividades fazer além de assistir a filmes e séries?

Diversos museus abriram suas exposições e acervos para visitas virtuais. O Museu de Arte Moderna de São Paulo lançou a campanha #MAMonline, com visita virtual a exposições, assim como o Museu da Imagem e do Som, com a programação #MISemCASA

Junto aos exercícios físicos do dia a dia, experimente fazer sessões de meditação. O ideal é meditar ao acordar ou antes de dormir. Trabalhos manuais, como pintura, talho em madeira ou bordado, também são bem-vindos para relaxamento da mente. Fique atento à sua saúde mental durante o trabalho em casa, especialmente em tempos de crise de COVID-19.

LEIA TAMBÉM: Sonhando em comprar um apartamento? Saiba qual cabe no seu bolso

Apartamento novo: como trabalhar em casa dentro do seu orçamento

Com as dicas que passamos, é possível criar um escritório no lar mesmo com pouco planejamento. Mas quem decide ou tem a possibilidade de trabalhar em casa algumas vezes por semana pode sonhar com um home office planejado e bem-feito, em um espaço pensado para esta finalidade. 

A Loft pode ajudar você a encontrar o apartamento ideal e dentro do seu orçamento para ter um escritório em casa. Hoje, temos apartamentos de 25 m² a 323 m² à venda no nosso site e através da Loft Market. Os imóveis são entregues com opção de reforma, que inclui renovação de toda a infraestrutura elétrica e hidráulica e dos acabamentos. 

Entenda as vantagens da compra e venda de imóveis com a Loft e conheça todos os nossos apartamentos à venda em São Paulo e os imóveis à venda no Rio de Janeiro!