Como você pode usar o dinheiro tomado em Crédito com garantia de Imóvel(CGI)?

Compartilhar a notícia

24 de agosto de 2020

Autor Time Loft
Atualizado: 03 de abril de 2023 5 min de leitura
cgi

Entenda como funciona o crédito com garantia de imóvel, quais são as condições e o que se pode fazer com ele. 

O CGI, ou crédito com garantia de imóvel, é um empréstimo disponível para proprietários de imóveis no Brasil. Além de oferecer longo prazo para pagamento, sua taxa é considerada a mais barata do mercado: é substancialmente menor que a do empréstimo pessoal.

Para quem precisa de recursos rapidamente – seja para reformar um imóvel, comprar outro, regularizar pagamentos ou para investir no próprio negócio, entre outros cenários –, o CGI é uma opção bastante atraente. 

Saiba mais ao longo deste blogpost!

Afinal, o que é crédito com garantia de imóvel (CGI)?

No Brasil, a modalidade acaba tendo vários nomes: crédito com garantia de imóvel (CGI), empréstimo com garantia de imóvel (EGI), home equity e refinanciamento imobiliário

A nomenclatura não afeta o negócio: atualmente, trata-se da opção de crédito com as menores taxas do mercado. Como há a garantia do imóvel, os bancos se sentem mais seguros de que o empréstimo será pago. Por isso, oferecem melhores condições.  

E o CGI também está disponível para quem ainda não quitou seu imóvel, desde que o saldo devedor do financiamento imobiliário seja menor que 30% do valor. 

Para quem precisa de recursos rapidamente, o CGI é uma combinação muito atraente, com seus prazos longos e taxas baixas de juros. Para analistas desse mercado, é o melhor empréstimo disponível hoje no país. 

Um exemplo: clientes da Loft Cred, a assessoria de crédito imobiliário da Loft, conseguem seu empréstimo com taxa mensal de 0,89% + IPCA. É um valor substancialmente mais baixo do que a taxa de 8,8% ao mês de um empréstimo pessoal, por exemplo.

O pagamento funciona como em qualquer outro empréstimo: o valor é devolvido em parcelas mensais, dentro de um prazo pré-determinado e com o acréscimo de juros. Com a Loft Cred, esse prazo é de até 12 anos. No mercado em geral, pode chegar a vinte.

O dinheiro pode ser usado de qual forma?

Boas notícias: o uso do dinheiro é totalmente livre! 

O tomador pode fazer o que quiser com o valor emprestado. Não há amarras em relação a setores ou lojas, como acontece com outros créditos que envolvem bens imobiliários.  

Anúncios

Como o CGI funciona na prática

A Loft Cred está disponível para negociar por você (seja cliente da Loft ou não) com os principais bancos e fintechs do país para encontrar as melhores condições.

É possível pedir entre R$ 30 mil e 60% do valor do imóvel, a taxas mensais de 0,89% + IPCA (10,7% + IPCA/ano). Em julho de 2020, o IPCA foi de 0,36%

O processo leva até 2 meses para ser concluído e o valor é transferido de uma única vez, garantindo liquidez rápida. Dependendo da quantia, há ainda a opção de começar a pagar só 6 meses depois, o que garante um semestre para colocar as contas em ordem.

Confira abaixo os 6 passos para conseguir CGI com a Loft Cred

  1. Cadastro online de dados 
  2. Recebimento da proposta e conversa com a Loft Cred
  3. Envio de documentação
  4. Análise de crédito
  5. Assinatura e registro na matrícula do imóvel
  6. Liberação do crédito

Quando vale a pena optar pelo CGI?

O CGI é uma modalidade de crédito interessante para uma série de ocasiões, visto que oferece liquidez imediata, baixas taxas de juros, prazo longo para pagamento e o uso do dinheiro é totalmente livre.

É uma boa alternativa para quem tem um imóvel à venda, mas precisa de recursos rapidamente. Assim, é possível vender a propriedade com calma, sem se desfazer dela às pressas e manter a busca pela melhor proposta.

Para quem já sabe que quer se mudar e encontrou o imóvel dos sonhos, o CGI permite adquiri-lo e ganhar tempo para encontrar um comprador para a própria residência. Inclusive, quem anuncia no site da Loft pode solicitar a chamada “antecipação de venda” para dar entrada na casa nova. 

Ainda falando de proprietários que querem vender seu bem: outra opção é usar o dinheiro do CGI para reformá-lo e, assim, valorizá-lo no mercado imobiliário. 

Outro cenário interessante é utilizar o CGI para quitar dívidas. Dessa forma, é possível se livrar das multas e juros enormes de cheques especiais e faturas de cartão de crédito e equilibrar as contas a juros mais baixos. 

O CGI também é usado por quem quer investir em seus próprios projetos, de viagens a empresas. Empreendedores, por exemplo, podem utilizá-lo em seu próprio negócio de forma estratégica.

Acima de tudo, o CGI pode evitar situações em que parece que é “tudo ou nada” e o proprietário vende seu imóvel apenas porque precisa daquele recurso imediatamente. Aproveite esse respiro!

Saiba mais sobre crédito com garantia de imóvel aqui!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.