Como você pode usar o dinheiro tomado em Crédito com garantia de Imóvel(CGI)?

cgi
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda como funciona o crédito com garantia de imóvel, quais são as condições e o que se pode fazer com ele. 

O CGI, ou crédito com garantia de imóvel, é um empréstimo disponível para proprietários de imóveis no Brasil. Além de oferecer longo prazo para pagamento, sua taxa é considerada a mais barata do mercado: é substancialmente menor que a do empréstimo pessoal.

Para quem precisa de recursos rapidamente – seja para reformar um imóvel, comprar outro, regularizar pagamentos ou para investir no próprio negócio, entre outros cenários –, o CGI é uma opção bastante atraente. 

Saiba mais ao longo deste blog post!

Afinal, o que é crédito com garantia de imóvel (CGI)?

No Brasil, a modalidade acaba tendo vários nomes: crédito com garantia de imóvel (CGI), empréstimo com garantia de imóvel (EGI), home equity e refinanciamento imobiliário. 

A nomenclatura não afeta o negócio: atualmente, trata-se da opção de crédito com as menores taxas do mercado. Como há a garantia do imóvel, os bancos se sentem mais seguros de que o empréstimo será pago. Por isso, oferecem melhores condições.  

E o CGI também está disponível para quem ainda não quitou seu imóvel, desde que o saldo devedor do financiamento imobiliário seja menor que 30% do valor. 

Para quem precisa de recursos rapidamente, o CGI é uma combinação muito atraente, com seus prazos longos e taxas baixas de juros. Para analistas desse mercado, é o melhor empréstimo disponível hoje no país. 

Um exemplo: clientes do Loft Cred, a assessoria de crédito imobiliário da Loft, conseguem seu empréstimo com taxa mensal de 0,89% + IPCA. É um valor substancialmente mais baixo do que a taxa de 8,8% ao mês de um empréstimo pessoal, por exemplo.

O pagamento funciona como em qualquer outro empréstimo: o valor é devolvido em parcelas mensais, dentro de um prazo pré-determinado e com o acréscimo de juros. Com o Loft Cred, esse prazo é de até 12 anos. No mercado em geral, pode chegar a vinte.

O dinheiro pode ser usado de qual forma?

Boas notícias: o uso do dinheiro é totalmente livre! 

O tomador pode fazer o que quiser com o valor emprestado. Não há amarras em relação a setores ou lojas, como acontece com outros créditos que envolvem bens imobiliários.  

Como o CGI funciona na prática

O Loft Cred está disponível para negociar por você (seja cliente da Loft ou não) com os principais bancos e fintechs do país para encontrar as melhores condições.

É possível pedir entre R$ 30 mil e 60% do valor do imóvel, a taxas mensais de 0,89% + IPCA (10,7% + IPCA/ano). Em julho de 2020, o IPCA foi de 0,36%

O processo leva até 2 meses para ser concluído e o valor é transferido de uma única vez, garantindo liquidez rápida. Dependendo da quantia, há ainda a opção de começar a pagar só 6 meses depois, o que garante um semestre para colocar as contas em ordem.

Confira abaixo os 6 passos para conseguir CGI com o Loft Cred

  1. Cadastro online de dados 
  2. Recebimento da proposta e conversa com o Loft Cred
  3. Envio de documentação
  4. Análise de crédito
  5. Assinatura e registro na matrícula do imóvel
  6. Liberação do crédito

Quando vale a pena optar pelo CGI?

O CGI é uma modalidade de crédito interessante para uma série de ocasiões, visto que oferece liquidez imediata, baixas taxas de juros, prazo longo para pagamento e o uso do dinheiro é totalmente livre.

É uma boa alternativa para quem tem um imóvel à venda, mas precisa de recursos rapidamente. Assim, é possível vender a propriedade com calma, sem se desfazer dela às pressas e manter a busca pela melhor proposta.

Para quem já sabe que quer se mudar e encontrou o imóvel dos sonhos, o CGI permite adquiri-lo e ganhar tempo para encontrar um comprador para a própria residência. Inclusive, quem anuncia na plataforma Loft Market pode solicitar a chamada “antecipação de venda” para dar entrada na casa nova. 

Ainda falando de proprietários que querem vender seu bem: outra opção é usar o dinheiro do CGI para reformá-lo e, assim, valorizá-lo no mercado imobiliário. 

Outro cenário interessante é utilizar o CGI para quitar dívidas. Dessa forma, é possível se livrar das multas e juros enormes de cheques especiais e faturas de cartão de crédito e equilibrar as contas a juros mais baixos. 

O CGI também é usado por quem quer investir em seus próprios projetos, de viagens a empresas. Empreendedores, por exemplo, podem utilizá-lo em seu próprio negócio de forma estratégica.

Acima de tudo, o CGI pode evitar situações em que parece que é “tudo ou nada” e o proprietário vende seu imóvel apenas porque precisa daquele recurso imediatamente. Aproveite esse respiro!

Saiba mais sobre crédito com garantia de imóvel aqui!