emprestimo-com-garantia-de-imovel-mt

Como usar o dinheiro do empréstimo com garantia de imóvel?

5 MINUTOS DE LEITURA

Se você tem um imóvel quitado (ou quase!), vale conhecer o crédito de uso livre com as taxas mais em conta do mercado e suas oportunidades.

Um crédito de uso livre com as taxas de juros mais baixas do mercado, muito menores que o cheque especial e o cartão de crédito, e até 20 anos para pagar. É isso que o empréstimo com garantia de imóvel entrega!

O que é empréstimo com garantia de imóvel?

Também chamado de home equity ou crédito com garantia de imóvel, esse é um tipo de empréstimo de uso livre em que o tomador oferece seu imóvel (quitado ou pelo menos 70% quitado) como garantia em troca de até 60% do valor daquele bem. 

Ele é diferente da hipoteca, uma forma antiga de empréstimo que usa bens como garantia, de um jeito super importante: no empréstimo com garantia de imóvel, o tomador do empréstimo mantém a posse enquanto o credor mantém a propriedade, assim como acontece num financiamento imobiliário.

E justamente pela garantia ser tão valiosa, os credores se sentem mais seguros para oferecer taxas de juros bem mais baixas do que em outras modalidades de empréstimo de uso livre. Ah, e você pode ter até 20 anos para pagar!

Leia também: Você sabe o que é alienação fiduciária?

Qual a diferença para outras linhas de crédito? 

O financiamento imobiliário só pode ser usado para adquirir um imóvel, enquanto o empréstimo com garantia de imóvel é de uso livre.

Quanto aos outros tipos de crédito pessoal de uso livre, a grande diferença está na taxa de juros. Cheque especial, cartão de crédito e até mesmo crédito consignado são substancialmente mais caros do que com garantia de imóvel. 

Em outubro de 2020, ??a taxa média de crédito pessoal ficou em 6,38% ao mês e a do cheque especial, 7,96%. Já o empréstimo com garantia de imóvel gira em torno de 1,2% ao mês.

Taxas mais baixas + prazo longo: o empréstimo com garantia de imóvel pode ser ideal para você

Por ter um bem super valioso como garantia – o seu imóvel –, os credores sabem que estão mais seguros ao oferecer esse crédito. É por isso que as taxas são tão mais baixas que nos outros tipos de empréstimo de uso livre, como cheque especial e empréstimo pessoal. 

Além disso, o prazo também pode se estender por até 20 anos, dando amplo espaço para respirar e pagar esse empréstimo com calma, seja com parcelas decrescentes (na Tabela SAC) ou iguais (tabela Price).

Como usar o crédito do empréstimo com garantia de imóvel?

O empréstimo com garantia de imóvel é de uso totalmente livre, ou seja, você pode usar o dinheiro da forma que quiser quando ele cair na sua conta (de uma só vez, aliás). 

Pagando dívidas mais caras

Devido às suas principais características (crédito de até 60% do valor do imóvel, prazo de até 20 anos para pagar, as taxas mais baixas entre os empréstimos de uso livre), esse crédito pode ser utilizado para pagar outras dívidas bem mais caras, como cheque especial e dívida de cartão de crédito.

Reformando a casa

Caso você queira dar aquele up no seu apê, ele também pode ser direcionado para reformas que vão valorizar a casa. 

“Antecipando” a venda do apê

E falando em casa mais valorizada… Mesmo se você estiver com seu apê à venda, você pode buscar um empréstimo com garantia de imóvel e assim “antecipar” parte do pagamento. Essa é uma saída interessante especialmente para quem precisa de liquidez rápida, mas não quer fazer uma venda às pressas e sair prejudicado. Aí, uma vez que tenha encontrado um bom comprador, é só usar parte do valor da venda para quitar esse empréstimo que você fez e pronto: tudo certo!

Investindo no seu negócio

Outro motivo comum para contratar um empréstimo com garantia de imóvel é investir no próprio negócio, seja para empreender pela primeira vez ou aprimorando a empresa que você já tem. 

Quer saber mais? Vem falar com os especialistas em crédito com garantia de imóvel da Loft!

A Loft oferece uma assessoria 100% digital e 100% gratuita e conta com expertise em produtos financeiros que envolvem imóveis, incluindo o empréstimo com garantia de imóvel.

Funciona assim: qualquer pessoa (não precisa ser cliente da Loft) pode fazer um cadastro online solicitando à assessoria uma primeira conversa. Caso faça sentido para o cliente, a Loft vai seguir em frente com a documentação e negociar as melhores propostas diretamente com os principais bancos e fintechs do país.

Depois, todas as propostas chegam para o cliente analisar com calma. Se ele decidir pela contratação do empréstimo, a assessoria da Loft dá suporte até o final do processo, que ainda inclui a análise de crédito, a assinatura do contrato e o registro em cartório. Depois é só tirar seus planos do papel!

Gostou? Então vem saber mais e solicitar uma proposta no site da Loft!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter