Como fazer um bom negócio na hora da compra de um apartamento?

cropped-bom-negocio-apartamento-novo-loft.jpg
Tempo de leitura: 3 minutos

Na hora da compra de um item tão importante são necessários alguns cuidados para evitar que apareçam problemas futuros.

Artigo produzido pelos parceiros da ImóvelWeb para ambiente da Loft, julho de 2019

O imóvel próprio é uma grande conquista na vida de uma pessoa, mas essa conquista pode trazer alguns problemas, e para evitá-los, é preciso estar atento a alguns desafios que podem surgir Pensando em colaborar com esse importante momento, o Imovelweb reuniu dicas chaves para você! Confira:

1. Acompanhe as notícias do mercado

Na compra de um apartamento, sempre avalie as informações mais importantes do mercado imobiliário no momento atual. Esteja sempre atento para o surgimento de novas oportunidades em razão das muitas  variações que ocorrem do dia pra noite. Alguns desses índices podem ser de grande ajuda na hora entender como o mercado funciona.

É bom ficar de olho nos seguintes índices:

  • INCC (Índice Nacional da Construção Civil);
  • IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado);
  • ICC (Índice de Confiança do Consumidor, calculado pela FGV através do Instituto Brasileiro de Economia);
  • Taxa de Juros SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

Fazendo uma breve análise de como estão os índices agora, podemos observar que a taxa SELIC (taxa básica de juros) iniciou 2018 em um índice abaixo de 7%, chegando a 6,50% no final do mesmo ano e com previsões de chegar, ao final de 2019, com valor abaixo do patamar atual.

No começo de 2019, após 4 quedas seguidas o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) cresceu 1,9 em junho ficando 88,5 pontos.

2. Defina o tipo de imóvel desejado e suas PRETENSÕES de gastos

Após fazer todas as pesquisas sobre o cenário atual do mercado imobiliário, o próximo passo é definir qual tipo de apartamento que você está em busca. Defina as preferências da sua família, colocando as principais exigências e critérios na hora de avaliar o imóvel. O bairro adequado, como é a vizinhança,se há serviços próximos, etc.

Com as buscas iniciadas, o próximo passo é estudar a quantia que você poderá gastar. Normalmente quanto menor for o financiamento, melhor. Sabemos que nem sempre é possível optar por fazer uma compra à vista. Se você escolheu financiar o imóvel, é importante conhecer o seu limite financeiro e fazer simulações de empréstimo em alguns bancos antes de iniciar sua busca.

O próximo passo é verificar quais são as documentações básicas que irá precisar para o financiamento. Embora cada agente financeiro tenha sua política própria de avaliação de crédito, trouxemos as principais providências solicitadas pelos bancos para financiamento imobiliário:

  • Certidão de casamento (se casado) ou nascimento;
  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço atual;
  • Recibo da declaração do Imposto de Renda;
  • Três últimos comprovantes de renda;
  • Caso esteja utilizando seu FGTS, tenha o extrato do mesmo, a autorização para saque, carta do empregador e também a carteira profissional.

3. Pesquise as ofertas, avalie as empresas e visite os empreendimentos

Feitas as buscas e avaliados os procedimentos anteriores, chega a hora de fazer a pesquisar as ofertas existentes no mercado.

O principal ambiente para pesquisa é a internet. Mais de 90% de todas as pesquisas de imóveis no Brasil já é feita através de canais online. O Imovelweb é uma opção completa que pode auxiliar na hora da busca, pesquise e veja quais são os empreendimentos disponíveis e depois conheça pessoalmente os imóveis, priorizando aqueles que melhor se encaixam no seu perfil.

Algumas das principais dicas a se seguir nessa etapa são:

  • Pesquise localização e informações sobre o bairro, acessibilidade, segurança e aspectos relacionados ao bem-estar;
  • Pesquise sobre as variações do valor de metro quadrado de outros imóveis nessa região e principalmente, pesquise as razões que levam a essas variações. As principais variações de preço geralmente estão relacionadas à localização e à qualidade construtiva, além de aspectos relacionados ao conceito e à solidez da construtora, além do valor agregado que um imóvel oferece em relação ao outro;
  • Não deixe de visitar o local da obra e/ou os apartamentos modelo decorados em suas centrais de vendas.

4. Decidido a comprar um apartamento? Se prepare para o processo de negociação e conclusão do negócio

Você já realizou muitas pesquisas e agora é a hora de consolidar sua decisão de compra. Tire todas as suas dúvidas com o corretor, gerente ou mesmo o proprietário vendedor e fique atento à tudo que soe como uma facilitação além do comum. Lembre-se: o preço nem sempre é o fator decisivo para fechamento de um bom negócio.

No processo de compra, a burocracia é um desafio. Por isso, separamos as documentações que serão exigidas de você, na hora de finalizar a compra:

  • Cópias do RG, CPF, certidão de estado civil, escritura pública de pacto antenupcial e comprovantes de renda atualizados;
  • Certidão de quitação de tributos federais (se for comerciante);
  • Certidões negativas (Justiça Federal; ações cíveis; executivos fiscais; protesto de títulos; débitos CND/INSS; interdição, tutela e curatela; dívida ativa da União se for comerciante).

Com boas pesquisas e avaliação, realizar o sonho do imóvel próprio pode ser mais fácil do que parece!

Artigo produzido pela parceira ImovelWeb para o blog da Loft