Afinal, vale a pena comprar apartamento mobiliado?

Compartilhar a notícia

14 de julho de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 20 de junho de 2023 4 min de leitura
comprar-apartamento-mobiliado-vale-a-pena

Confira 3 vantagens e 3 desvantagens para quem escolhe um apartamento mobiliado para comprar.

Ao comprar um apartamento totalmente vazio, cabe ao novo proprietário preenchê-lo com a mobília básica e todos os detalhes de decoração, da pintura aos quadros na parede. Para muita gente, essa é uma das partes mais gostosas da casa nova – mas também gasta bastante tempo e dinheiro.

Para uma outra parcela da população que prefere a praticidade, existem os apartamentos mobiliados para comprar, que são especialmente atraentes tanto para quem compra imóveis para alugá-los quanto para quem não se importa tanto com o décor.

Em resumo: como sempre, a escolha do apartamento correto depende do perfil e do momento de vida do comprador. Confira abaixo algumas vantagens e desvantagens de comprar apartamento mobiliado!

Vantagens do apartamento mobiliado para comprar

Economia de tempo

Um apartamento mobiliado que já traz o básico – como sofá, armários planejados (que podem ser peças muito caras de fazer), mesa e cama – é uma ajuda para quem quer se instalar rapidamente e não tem muito tempo (ou mesmo paciência) para mobiliá-lo adequadamente. 

Até porque mobiliar um apartamento exige medidas, pesquisa e, não raro, um período de espera até a entrega. Ou seja, para quem quer começar a usar aquele espaço, ter a mobília instalada pode ser uma mão na roda.

Anúncios

Atração para locatários temporários

Caso você planeje adquirir um imóvel como forma de investimento e para obter renda de aluguel, um apartamento mobiliado para comprar é atraente no mercado para locatários que vão passar pouco tempo nele, como algumas semanas ou alguns meses. 

Pense em estudantes, gente que viaja bastante a trabalho ou profissionais com rotinas apressadíssimas, como médicos residentes: existem muitos deles nas cidades!

Preço de aluguel mais alto

Comprar um apartamento mobiliado custa um pouco mais caro (cerca de 15%), mas esse mesmo valor pode ser incluído no aluguel. Ou seja, depois de quitado o imóvel, é mais dinheiro mensal.

Desvantagens do apartamento mobiliado para comprar

… Esse mesmo preço mais alto

Como dito no item anterior, um apartamento mobiliado para comprar costuma ser um pouco mais caro que um apartamento vazio. Caso o proprietário não pretenda alugá-lo ou tenha um orçamento que permita a substituição dos móveis por outros, esse percentual a mais pode não valer a pena.

Estado dos móveis

Corre-se o risco de comprar uma mobília que precisa de ajustes ou reformas. Nesse caso, é importante fazer uma vistoria adequada antes de assinar o contrato de compra e venda. Assim, é possível negociar o preço apontando esses problemas.

Menos espaço para decorar por conta própria

Um apartamento mobiliado para comprar significa abrir a porta de casa e encontrar menos maneiras de expor sua própria personalidade, já que será necessário conviver com as peças que já existem por lá. 

Vale lembrar que é sempre possível investir em customizações do tipo DIY, então depende da criatividade de cada um.

Apartamento mobiliado para comprar: cuidados no momento da aquisição e do aluguel

Como foi falado antes, o momento da vistoria de um apartamento mobiliado precisa incluir também a vistoria da mobília que está sendo adquirida.

Na hora de avaliar, peça ao atual proprietário para criar uma lista de todos os móveis que serão vendidos junto com o espaço e vá checando o estado de cada um. 

Essa etapa pode informar a transação imobiliária visto que, munido dessa informação, o comprador pode negociar para baixo o valor total da compra caso encontre itens que não estejam em boas condições. Alternativamente, ele pode solicitar que reparos sejam feitos antes da sua mudança.

Para quem vai alugar o apartamento e obter essa renda passiva, essa mesma lista é importante. Assim, é possível colocar no contrato de aluguel as cláusulas sobre ressarcimento em caso de danos à mobília e também esclarecer as responsabilidades de cada uma das partes para sua manutenção.

Leia também: Dicas para decorar o primeiro apartamento

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.