comprar-casa-ou-carro

Qual é o melhor investimento: comprar um carro ou uma casa?

6 MINUTOS DE LEITURA

Assim que consegue juntar mais dinheiro, muita gente se pega pensando o que vale mais a pena: comprar um carro ou uma casa? Dependendo do que você estiver buscando para a sua vida, dá para fazer um planejamento daquilo que é mais importante hoje mesmo.

Neste texto, a gente te ajuda a ver o que vale a pena priorizar: é melhor comprar uma casa ou um carro? O que rende mais como investimento? Conheça as vantagens e as desvantagens de cada escolha – e também se vale a pena financiar. 

O que comprar primeiro: carro ou casa?

Está juntando dinheiro e fazendo seus planos de vida? Você já deve ter parado para pensar sobre o que vale a pena usar seus recursos. Afinal, o que comprar primeiro: carro ou casa? 

A primeira questão que você deve considerar é: você está buscando um investimento? Tendo uma ideia mais clara, você pode começar a traçar planos para o que comprar primeiro, um carro ou uma casa.

Se você quer um carro apenas pela conveniência, você está de olho em algo que na verdade é um gasto. Neste caso, uma dica é: bote na ponta do lápis o quanto custaria manter um carro e compare com o quanto custaria, por exemplo, usar táxis, carros de aplicativo e eventualmente alugar um carro em uma locadora para viagens. 

Por outro lado, se você pretende usar um carro como meio de trabalho, você tem em mãos uma opção de investimento, já que você passará a ganhar dinheiro com o que investiu.

E se você pensa em comprar uma casa, você garante já um imóvel próprio, que pertence a você e onde você já pode morar sem nunca mais pagar aluguel. Por outro lado, para comprar o imóvel, você terá que planejar muito. Afinal, custa bem mais que um carro, então vale ter muito mais cuidado para escolher uma boa opção de imóvel, pensando também no longo prazo. 

Vale se fazer algumas perguntas se você estiver pensando em comprar uma casa:

  • Dá para morar com a família no futuro? 
  • Consigo financiar com o que tenho hoje? 
  • E se quiser revender?

Casa ou carro: vantagens e desvantagens ao investir

Se seu foco é investir, dê prioridade ao que você quer alcançar: um retorno para agora ou para a vida? Curto, médio ou longo prazo? Para isso, a gente não tem dúvida que comprar uma casa é um investimento para a vida toda, que sempre te dará retorno.

A tendência de um carro é de se depreciar – ou seja, perder valor com o tempo. Já um imóvel comprado com bom planejamento tende a ganhar valor com o tempo. Também pense que, se seu objetivo é usar seu bem por muito tempo, um carro precisará de mais manutenção com o tempo e piora em desempenho, enquanto um imóvel pode ser sempre renovado e durar gerações.

Vamos conferir algumas vantagens e desvantagens de cada opção:

O financiamento de uma casa e o de um carro

Não importa a situação: se você for comprar um imóvel ou um carro, financiar é sempre uma possibilidade para que você invista mesmo sem ter o valor à vista. Hoje em dia, o financiamento de uma casa e de um carro já é bastante acessível porque a oferta de crédito é bem grande.

A principal diferença está nas modalidades: enquanto no financiamento imobiliário há uma série de regras muito cuidadosas reguladas pelo Banco Central, o financiamento de veículos é mais flexível e acontece principalmente por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio. Aqui você tira suas dúvidas sobre o financiamento imobiliário.

Ah: é possível fazer financiamento de casa e carro ao mesmo tempo, se você precisar e se sua renda comportar as parcelas com segurança. Mas planeje-se. Nada de dar um passo maior que a perna e comprar casa e carro sem ter as finanças em dia!

Tenho uma casa financiada. Posso financiar um carro?” A Exame explica em detalhes.

Vale a pena financiar um apartamento ou uma casa?

Se você está de olho na casa ou no apartamento próprio, certamente vale a pena financiar – principalmente se você não tiver o dinheiro à vista.

O financiamento é a forma mais popular de comprar imóveis no Brasil. E com as menores taxas de juros na história, em 2020 o valor dos financiamentos imobiliários no país chegou a um recorde histórico: R$ 123,9 bilhões, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

O financiamento pode fazer sua escolha mais fácil porque você pode dar a entrada (começando em aproximadamente 20%) e ir pagando aos poucos sem comprometer sua renda. Tudo isso já garantindo o seu imóvel sem estresse. Se estiver em dúvida de se vale a pena financiar seu apartamento ou casa, siga estes cinco passos:

  • Avalie a rentabilidade das suas reservas financeiras
  • Tente descontos na compra à vista
  • Leve em consideração o tempo necessário para a mudança
  • Veja se “ficar no meio do caminho”, financiando um valor menor, é a melhor decisão
  • Verifique se pode usar o FGTS para financiar

Optou por financiar um imóvel próprio? 

É uma ótima escolha! Com isso, você pode garantir a casa própria e não ter mais que pagar aluguel. Além de tudo, garantiu um investimento para a vida toda.

Aqui na Loft, a gente te ajuda com o que precisar para financiar a casa própria. Nós cuidamos gratuitamente de todo seu processo de financiamento, negociando com os principais bancos as melhores taxas disponíveis para o seu perfil. Afinal, ninguém merece ficar atolado em burocracia, não? 

De olho no lugar perfeito para tirar do papel os planos do imóvel próprio? Descubra o apê ideal para o atual momento da sua vida com a Loft!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter