Veja como consultar as parcelas do seu financiamento imobiliário

Compartilhar a notícia

Consultar as parcelas de um financiamento de imóvel é um gesto importante para manter um controle financeiro sobre a operação. Afinal, ter esse conhecimento ajuda você a planejar suas finanças pessoais ou até mesmo projetar uma quitação antecipada.

23 de fevereiro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 25 de agosto de 2023 7 min de leitura
consultar-parcelas-financiamento-bancos

Você pode também levar em conta as parcelas que deve pagar para uma eventual oferta de portabilidade – quando você migra a sua dívida para um outro banco com redução de juros da operação.

Se você ainda tem alguma dúvida ou dificuldade sobre como consultar as parcelas do seu financiamento de imóvel, neste texto vamos ensinar como obter essa informação junto aos principais bancos do Brasil. 

Como funcionam as parcelas de um financiamento? 

Quando você contrata um financiamento imobiliário junto ao banco, precisa pagar de volta esse valor à instituição, diluído em parcelas. No entanto, além do valor originalmente emprestado, você terá que pagar juros da operação e taxas adicionais (administrativas e seguros obrigatórios). 

É provável também que seu contrato inclua algum índice de correção monetária, como TR (Taxa Referencial) ou IPCA. Isso faz com que o valor devido não se desvalorize ao longo do prazo de pagamento, que pode durar décadas. 

A sua dívida em determinado momento do financiamento é chamada de saldo devedor. A cada parcela, um pedaço do saldo devedor é amortizado (pago com a prestação). Assim, o valor da sua dívida diminui com o tempo, até ser zerado. 

Mas além dessa amortização, uma parcela mensal é composta por:

  • Juros: esse percentual definido em contrato incide sobre o saldo devedor em aberto naquele mês
  • Taxas administrativas: relativas aos serviços prestados pelo banco credor
  • Seguros obrigatórios: de Morte ou Invalidez Permanente (MIP) e de Dano Físico ao Imóvel (DFI) 

Por isso, o saldo devedor em aberto não é sinônimo de soma das parcelas a serem pagas. Como vimos, várias taxas e alíquotas também fazem parte de cada prestação. Com o passar dos anos, essas taxas acabam pesando também no valor final final que você pagará ao banco. 

Por que consultar parcelas de um financiamento?

Verificar o andamento da sua operação de crédito é algo fundamental para seu planejamento financeiro. Pode ser, por exemplo, que sua dívida seja paga segundo o Sistema de Amortização Constante (SAC), em que o valor cai conforme evolui o prazo de pagamento. Nesse caso, a progressão de pagamentos vai diminuir o comprometimento da sua renda, abrindo espaço para que você planeje outras compras ou movimentos no futuro. 

Por outro lado, é possível que você esteja pensando em reduzir as parcelas do seu financiamento e queira consultá-las. Isso é possível, principalmente se você recorrer à portabilidade. Trata-se da mudança da sua dívida (já ativa) para um novo banco, que normalmente oferece menores taxas de juros que a instituição original. 

A portabilidade é uma estratégia interessante, principalmente diante da baixa recente das taxas de juros para financiamentos. A sua instituição bancária credora não pode se negar à transferência do seu financiamento. O máximo que pode fazer é uma contraproposta que “cubra” a oferta de outro banco – o que também beneficia o cliente. 

Dá pra ver essa tendência pelos dados do Banco Central: em outubro de 2020, o número de pedidos de portabilidade para financiamentos habitacionais do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) chegou a 6.647. No mesmo mês de 2019, esse número era de apenas 1.760. 

Para fazer a portabilidade, é preciso ter o crédito aprovado pelo novo banco credor, que se encarrega da transferência da sua dívida. No entanto, ter uma assessoria de crédito torna essa mudança mais simples, rápida e segura. 

A assessoria de crédito da Loft pode ajudá-lo com a portabilidade de forma gratuita e sem que você precise sair de casa. Veja o que nosso time de especialistas pode fazer por você aqui

Anúncios

Como consultar parcelas pagas do financiamento no Santander?

Para consultar parcelas já pagas do financiamento no Santander, é preciso acessar o Portal do Cliente. Nessa área exclusiva, também é possível emitir boletos, visualizar o saldo da dívida, baixar comprovantes para a declaração do Imposto de Renda e antecipar prestações da dívida imobiliária. 

O vídeo abaixo dá mais instruções sobre como acessar essa área restrita. É preciso entrar no site, informar o seu CPF e entrar com nome de usuário e senha. Se for seu primeiro acesso, pode fazer seu cadastro na hora.

Uma vez logado, você poderá ver, no painel principal, o status do seu financiamento, o saldo devedor, quantas parcelas já foram pagas e quantas ainda devem ser quitadas, bem como eventuais valores em atraso. Há uma área lateral onde você pode pagar uma ou mais parcelas e gerar boletos. 

O Santander não só permite a consulta de quantas parcelas foram pagas no financiamento como também disponibiliza relatórios completos sobre o andamento da operação para download. Para quem pretende fazer a portabilidade, há um relatório específico para esse fim. 

Como consultar parcelas do financiamento no Itaú?

No Itaú, você também pode consultar parcelas do financiamento e fazer amortizações de algumas delas por meio de um portal para clientes. É preciso informar seu CPF e senha de acesso. Segundo o Itaú, no portal é possível consultar informações do contrato e acompanhar o status do financiamento de imóvel.

Como consultar o saldo devedor do financiamento habitacional da Caixa?

É possível consultar o saldo devedor de um financiamento habitacional da Caixa por meio do internet banking ou então pelo App Caixa Habitação. Pelo aplicativo para smartphones, é possível acompanhar o andamento da dívida e fazer uma série de solicitações ao banco.

É preciso acessar o aplicativo com um login da Caixa, que pode ser criado na hora. Algumas das funcionalidades do app, segundo a Caixa, são:

  • Acesso ao contrato de financiamento
  • Simulações de financiamentos
  • Envio de pedido de financiamento à Caixa, com envio de documentação
  • Mudanças nas datas de vencimento
  • Consulta do saldo devedor 
  • Emissão de boleto para quitação antecipada do financiamento
  • Simulações de amortização e emissão de boletos para adiantar o pagamento de parte dos débitos
  • Acesso a prestações em aberto
  • Atualização dos dados junto à Caixa
  • Simulações de uso do FGTS
Veja como funciona o aplicativo Caixa Habitação

Como consultar seu financiamento imobiliário no Bradesco?

Os clientes do Bradesco podem consultar e solicitar um financiamento imobiliário online, pelo internet banking ou pelo aplicativo do Bradesco. O banco explica, em seus canais digitais, que a simulação e proposta de crédito pode ser feita inteiramente pela internet. 

O banco também disponibiliza o Fone Fácil para eventuais dúvidas: 

  • Capitais e regiões metropolitanas – 4002 0022 
  • Outras regiões – 0800 570 0022

Como consultar o saldo devedor de empréstimo consignado no Banco do Brasil?

Para consultar o saldo devedor do seu empréstimo consignado feito no Banco do Brasil, os clientes podem ligar para os telefones 4004 0001 ou 0800 729 0001, que são da central de atendimento do Banco do Brasil. 

Você também consegue encontrar informações relativas à  dívida em aberto no internet banking e no aplicativo BB, acessando as áreas dedicadas a empréstimos e financiamentos . 

Quer portabilidade? Conte com a assessoria de crédito daLoft

Se você quer consultar sua dívida imobiliária em aberto para tentar diminuir a taxa de juros, saiba que isso é possível. Migrando sua dívida para outro banco através da portabilidade, você pode baratear seu financiamento de imóvel e até quitá-lo mais rápido. 

Essa mudança se torna mais fácil quando você tem a orientação de especialistas com experiência no mercado. Por isso, a Loft te ajuda de forma gratuita e inteiramente digital a aproveitar ao máximo esse recurso. E o melhor: sem sair de casa. 

Negociamos com os principais bancos do país de forma ágil e segura, e garantimos a melhor proposta de crédito para que você continue a financiar com mais vantagens. Ao longo do processo, nosso time estará disponível para tirar todas as suas dúvidas. 

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.