Como funciona a emissão, assinatura e registro de contratos com a Loft Cred

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18 de maio de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 30 de agosto de 2023 8 min de leitura
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Uma das horas mais aguardadas de um financiamento imobiliário é ela: assinatura do contrato com o banco. Isso significa que a instituição se compromete de vez a emprestar o dinheiro que você precisa para tornar viável a compra do imóvel. Mas você sabia que esse não é o último trâmite de um financiamento imobiliário? Para que o vendedor seja pago, é preciso ainda cumprir mais algumas etapas. 

Neste artigo, vamos explicar em detalhes como funciona a emissão, assinatura e registro de um contrato de financiamento. Vamos mostrar como todos esses processos podem ser mais fáceis se você contar com uma assessoria de crédito como a Loft Cred

Quando é feita a emissão do contrato de financiamento?


A emissão do contrato de financiamento com o banco é uma das últimas etapas da operação de crédito, mas não é a última. Depois de firmar o documento, junto com o comprador e com o banco credor, você ainda vai precisar:

  • Pagar o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (o ITBI)
  • Levar o contrato ao Cartório de Registro de Imóveis onde o apartamento tem sua matrícula
  • Pagar as despesas cartoriais
  • Efetuar o registro da operação na matrícula do imóvel
  • Levar o contrato e o documento de matrícula do imóvel atualizada de volta ao banco, para que o crédito seja liberado

Por outro lado, ao assinar o contrato, você já passou (e foi bem sucedido) pelas seguintes etapas:

  • Análise de crédito (primeira etapa, na qual o banco avalia se você tem renda suficiente e um bom histórico de pagamentos para confiar em você)
  • Avaliação do imóvel (feita por uma empresa de engenharia, que emite um laudo com o valor do imóvel e outros aspectos técnicos sobre o apartamento)
  • Análise jurídica (verificação de documentos e formulários enviados ao banco)

Quanto tempo leva até a assinatura do contrato de financiamento?

De acordo com Rafael Godoi, especialista em crédito imobiliário da Loft Cred, em um processo de negociação com o banco sem pendências a resolver, a assinatura do contrato demora mais ou menos 30 dias desde o primeiro contato com a instituição. É claro que esse tempo pode variar de acordo com o perfil do cliente e com eventuais questões que surjam durante o processo.

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Como funciona a assinatura do contrato com a Loft Cred?

Com a Loft Cred, a assinatura do contrato é mais fácil: você pode fazê-la sem sair de casa. O contrato é enviado até você, através de um portador. A exceção vai para o banco Bradesco, que segundo Rafael Godoi, exige a presença do cliente na agência para assinatura. De qualquer forma, esse agendamento também é feito pela nossa equipe. 

“O portador retira o contrato no jurídico e envia para a imobiliária ou pra casa do comprador, ou do vendedor. Para onde eles escolherem assinar. No caso do Bradesco, a Loft Cred organiza a assinatura na agência onde o comprador tem a conta”, explica Rafael.

Depois disso, a Loft Cred recolhe as vias do contrato, a procuração do banco e a via do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que você já terá pago. Nosso time é quem emite a guia de pagamento desse imposto para você.  

Toda essa documentação será levada ao Cartório de Registro de Imóveis competente. Assim, a transação e a alienação fiduciária (propriedade do banco sobre o imóvel) serão registradas na matrícula do imóvel. Esse procedimento abre caminho para que o banco finalmente libere o dinheiro do financiamento na conta do vendedor. 

Quais são os cuidados necessários na hora de assinar o contrato de financiamento?

Rafael Godoi, do time da Loft Cred, aponta os principais cuidados na hora de assinar seu contrato. Segundo ele, é preciso ficar atento principalmente às informações pessoais que o banco coloca no documento. Geralmente, o contrato tem 30 páginas – a maioria falando de cláusulas gerais do serviço que a instituição financeira vai prestar. É ao quadro-resumo, de mais ou menos duas páginas, que você tem que dedicar sua atenção. 

“Como é um contrato de adesão, a maioria das cláusulas fala realmente do que você está aderindo no financiamento imobiliário. É preciso prestar atenção se os dados de quem está vendendo e comprando estão corretos e se os valores estão corretos, uma vez que você registra o contrato como se fosse uma escritura pública. Aí você não vai mais mudar os valores que estão aí”, explica. 

Segundo Rafael, se um dado menor estiver errado, é possível até fazer uma correção do contrato sem estorná-lo, mas isso pode atrasar o processo de financiamento. “O cartório vai devolver dizendo que seu nome está errado, por exemplo. Aí a gente faz uma uma pequena correção através de um ‘em tempo’, ou de um instrumento de aditivo”, destaca. 

Ao financiar com a Loft Cred, você conta com especialistas na hora de tirar qualquer dúvida sobre qualquer cláusula do contrato. Se aparecer um erro nos papéis, você pode ficar tranquilo: é a nossa equipe que solicita qualquer correção ao banco

O que é o registro do contrato e para que serve?

O registro do contrato é uma parte essencial do financiamento de imóvel: sem ele, a compra do imóvel não será válida e a propriedade do imóvel não será transmitida. Para que ele seja feito, é preciso comparecer ao Cartório de Registro de Imóveis responsável pela área onde está localizado o imóvel – onde ele tem sua matrícula registrada.

Com o comprovante de pagamento do ITBI e o contrato assinado, o cartório vai atualizar as informações na matrícula do apartamento. Lá, passará a constar que a propriedade não é mais do vendedor, e estará alienada ao banco que concedeu o financiamento. Essa alienação só será retirada quando você zerar o saldo devedor do imóvel. 

Esse serviço cartorial tem custos, que variam de acordo com a sua localização. Especialistas recomendam que você guarde 5% do valor total do imóvel para a soma do ITBI e das despesas cartoriais. Alguns bancos também aceitam incluir esse valor no crédito aprovado. 

Uma vez feito o registro, é preciso enviar de volta ao banco a via do contrato registrado e a matrícula do imóvel atualizada. Assim, ele poderá liberar o dinheiro ao vendedor e concluir o processo. 

Para a compra de imóvel financiado, você não precisa fazer uma escritura pública. O contrato de financiamento já cumpre essa função, e só precisa ser registrado no cartório competente. 

É possível financiar um imóvel sem registro? Veja explicação no vídeo 

Como tornar mais fácil o registro do contrato de financiamento com a Loft Cred

A Loft Cred é uma assessoria de crédito imobiliário que cuida de todo o seu processo de financiamento junto ao banco – do início ao fim. Isso inclui a emissão, assinatura e registro de contrato no cartório. Nossos profissionais acompanham essas etapas e garantem que a operação de crédito seja menos burocrática e mais tranquila para você. Nosso time:

  • Organiza a assinatura do contrato na agência bancária ou envia o documento para que você assine em casa
  • Emite a guia do ITBI junto à prefeitura da sua cidade 
  • Registra o contrato de financiamento no Cartório de Registro de Imóveis competente
  • Devolve o documento registrado ao banco
  • Aguarda a liberação dos recursos pelo banco

Caso algum problema ou pendência surja no final desse caminho, nossa equipe estará disponível e mobilizada para resolvê-los. A assistência da Loft Cred é gratuita para os clientes e garante orientação especializada desde a análise de crédito. Ao financiar direto com os bancos, você não terá esse suporte, que deixa toda a operação mais segura e rápida.  

Conheça todos os benefícios de financiar com o apoio da Loft Cred

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